Perguntas Básicas

Boa noite.
Há uns dias falaram-me do Home Assistant, e desde então tenho andado a aprender. Já instalei o HA (VirtualBox em W10). Instalei também os “básicos”: InfluxDB, Grafana, DuckDNS, HACS, SSH, e mais uma ou duas coisitas. Estou ainda a tentar perceber bem todos os conceitos: Integrações, Dispositivos, Entidades, Automações, Cenários, Scripts, …
Tenho instalado X10 (neste momento só os estores, desisti dos interruptores) há cerca de 15 ou 16 anos, quando “era o que havia”. Só depois apareceu o Z-Wave. Também já vi que a integração do X10 não é simples e além disso o interface X10 que tenho não é compatível, portanto já decidi que para estores vou simplesmente trocar os interruptores e colocar interruptores inteligentes.
Chegou a hora de começar a mexer a sério no HA. Mas antes de começar a comprar material desenfreadamente, gostava de tirar algumas dúvidas muito básicas.

#1
Quando instalo um módulo num interruptor, posso ligar/desligar no HA. E pelo que percebi também posso ligar/desligar no próprio interruptor. Mas quando o faço no interruptor, o HA é informado do estado? Ou seja, sabe se está ligado ou desligado?

#2
Comutação de escada. Penso que terá de ser um módulo diferente do interruptor simples. Basta ter um módulo para controlar os três interruptores? O HA sabe sempre o estado, mesmo que seja mudado nos interruptores?

#3
Lâmpadas inteligentes. Independentemente dos comandos que der à lâmpada, se desligar o interruptor dessa lâmpada deixo de lhe fornecer energia, logo nunca irá acender. Só quando o interruptor estiver ligado é que a poderei acender. Acho que é assim, confirmam?

#4
Estores. Os módulos de estores permitem subir/descer só parte do estore? Ou dar ordem de subir durante x segundos e depois parar? Mais uma vez, o HA sabe sempre o estado, mesmo que seja mudado nos interruptores?

#5
Marcas de material. Já vi algumas marcas (Shelly, Sonoff) e/ou protocolos (Tuya, SmartLife).
Também já vi que marcas brancas (no Ali Express, por exemplo) são muito mais baratas. Fazem o mesmo? O que tenho de ter em atenção ao comprar marca branca?
Já me falaram que desde que funcione com Tuya, funciona com HA.
Alguns dispositivos devem ser de determinada marca para funcionarem melhor ou para terem mais opções de controlo?

Agradeço desde já a ajuda que me possam dar.

Boas,

Vou te responder tendo em quanto o que possuo, apesar de haver membros com muita mais experiência que te poderão dar mais ajuda.

Neste momento uso Equipamentos WIFI (Shelly) e Equipamentos Zigbee (Xiaomi, Ikea, Lidl).

#1
Sim, essa informação pode ser visualizada no HA. No caso de interruptores uso shelly.

#2
Basta um módulo. Caso queiras saber o consumo dessa zona o Shelly 1PM por exemplo. Deverá ser instalado no interruptor onde chega a fase. Depois com a configuração certa do lado do Shelly, tanto funciona fisicamente como pela app e/ou HA.

#3
Sim. Se a lâmpada estiver num candeeiro por exemplo. E se desligares o interruptor, a lampâda fica sem comunicação.

#4
Permitem fazeres como pretenderes. Eu tenho alguns meus a abrir com o nascer do sol a 100%, outros com o nascer do sol a 50%, outro numa hora definida. Tudo depende do que pretendas. Usando os Shelly 2.5. O HA sabe sempre o estado.

#5
As marcas, que para já te posso dar a opinião são as que mencionei no inicio e a minha opinião.
SHELLY - Equipamentos muito fiáveis.
XIAOMI - Apenas uso os sensores de portas/garagem + sensor de movimento + botão (Estes funcionam muito bem e já estão online à cerca de 2 anos com a mesma bateria.
LIDL - Experimentei um sensor de movimento (Numa hora de testes viu o meu movimento uma vez. não gostei. :)) O Sensor de porta - Muito grande comparado com o da Xiaomi. Lampada - Estou a usar, e funciona como repetidor de sinal zigbee.
IKEA - Alguns problemas ao integrar no inicio, mas neste momento uso mais os botões deles, e funcionam muito bem

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade