Pen Zigbee C2531 - Comunicação com os dispositivos de forma inconsistente

Bom dia Amigos,

Em primeiro lugar, desculpem se não estou a colocar a duvida no sitio correto.

Comecei recentemente no mundo da automatização e isto realmente é um mundo de possibilidades.

Atualmente tenho o Home Assistant num Raspberry PI, com as luzes de toda a casa na sua maioria com sonoff (mesmo em comutação) e persianas com shelly 2.5.

Atualmente através do vosso fórum que desconhecia até bem pouco tempo, felizmente o descobri, verifiquei que posso evoluir mais e comprei a PEN Sonoff ZigBee CC2531 em conjunto com dois sensores de movimento Aqara.

Coloquei a PEN CC2531 no Raspberry e no Home Assistant integrei a mesma com o Zigbee Home Automation, facilmente detetou os sensores de movimento, fiz as minhas automatizações básicas e tudo parecia funcionar direito.

Contudo no dia a seguir já não dava, lá forçava e voltava a dar e no dia a seguir já não dava novamente. Resolvi apagar esta integração e fui para o MQTT2Zigbee, o processo foi semelhante. 

Pensava que o firmware que vinha com a PEN fosse já preparado para trabalhar sem problemas com a grande maioria dos equipamentos Zigbee, mas pelo que li estou errado.

Neste sentido, venho pedir a vossa ajuda para ultrapassar esta situação que está a colocar-me os cabelos brancos 

Dá para fazer flash diretamente pela linha de comandos do raspberry ou tenho que ter um debugger?

Antecipadamente grato por toda e qualquer ajuda que possam dar.

Abraço,
Jorge Moreira

E compraste a pen zigbee já flashada? É que a pen precisa de ser flashada com um firmware próprio…

Boa Tarde Jorge,
Comprei lá fora e como veio assim ficou (funciona mas muita instabilidade como referi), mas pelo que li no fórum tem de ser flashada com firmware próprio e agora vieste reforçar essa ideia. Pensava que com o firmware que trazia de origem fosse o suficiente.

Não tenho debugger, mas pelo que fui lendo também dá para fazer pelo raspberry via raspbian (tenho que instalar noutro cartão).

Vi que utilizam grande maioria dos colegas usam o MQTT2Zigbee e não o Zigbee Home Integracion e acho que já percebi o porquê (o primeira tem mais possiblidade de interação que o segundo).

Qual o firmware indicado para esta pen zigbee é que existem outras versões e não quero fazer asneira. :slight_smile:

Grato pela rápida resposta e atenção.
Jorge Moreira

Na wiki do Z2M tens lá um link com o firmware a utilizar.

1 Curtiu

Boas comprei essa mesma pen (penso eu), no aliexpress, veio da sonoff e flashada. Tenho alguns aparelhos zigbee, e não tenho problemas. Tive um com o sensor de temperatura da xiaomi, mas tinha a ver com a distância e paredes.
A última vez que tive problemas, foi quando passei o HA para um pi 4, a fonte não era a adequada, quando meti uma melhor, deixei de ter problemas. Tenho sensores da xiaomi, tomada blitzwolf, senser de presença do lidl, tudo sem problemas.

Boa noite Pedro,

Também comprei no aliexpress, diretamente da Sonoff. A embalagem em que veio é a que anexo.

Como posso saber qual o firmware? Ainda não sei analisar bem os logs.

Então qual será o problema? um dos sensores está a uns 4 metros sem parede e o outro está a uns 9 metros (com uma porta pelo meio).

Obrigado uma vez mais.

Bom dia, sim, pelo aspecto é essa, no HA aparece “Legacy TI_CC = Texas Instruments Z-Stack ZNP protocol: CC253x, CC26x2, CC13x2 por ZHA”. Quando tinha o HA no virtual box, penso que os problemas que tive, tiveram a ver com a distância, com o raspberry pi, só tive problemas quando o carregador onde o tinha ligado não tinha 3.0A. Mais que isso não posso ajudar.

Bom dia,

Certo. Então sendo assim não necessito de flashar a pen, pois já tem o firmware indicado. Existe forma de ver qual o firwmare que está na pen? Pois pode necessitar de uma atualização.
Eu estou a correr o HA num raspberry 2 com alimentação de 2A.

A minha automação para ligar as luzes quando tivesse movimento fiz pelo proposto pelo HA, isto é, ficou da seguinte forma:

- id: '1606471874490'
  alias: Cozinha_Detecta movimento
  description: ''
  trigger:
  - type: motion
    platform: device
    device_id: 5a24de775200e915e9ed6d6b606729c1
    entity_id: binary_sensor.cozinha_aqara_body_motion_occupancy
    domain: binary_sensor
  condition:
  - type: is_motion
    condition: device
    device_id: 5a24de775200e915e9ed6d6b606729c1
    entity_id: binary_sensor.cozinha_aqara_body_motion_occupancy
    domain: binary_sensor
  action:
  - type: turn_on
    device_id: 5ab4672a26f758fd4bbbddae777ad575
    entity_id: switch.shelly_shsw_25_68c63afb906e_2
    domain: switch
  mode: single
- id: '1606471944398'
  alias: Cozinha_Nao detecta movimento
  description: ''
  trigger:
  - type: motion
    platform: device
    device_id: 5a24de775200e915e9ed6d6b606729c1
    entity_id: binary_sensor.cozinha_aqara_body_motion_occupancy
    domain: binary_sensor
    for:
      hours: 0
      minutes: 5
      seconds: 0
  condition:
  - type: is_no_motion
    condition: device
    device_id: 5a24de775200e915e9ed6d6b606729c1
    entity_id: binary_sensor.cozinha_aqara_body_motion_occupancy
    domain: binary_sensor
    for:
      hours: 0
      minutes: 5
      seconds: 0
  action:
  - type: turn_off
    device_id: 5ab4672a26f758fd4bbbddae777ad575
    entity_id: switch.shelly_shsw_25_68c63afb906e_2
    domain: switch
  - type: turn_off
    device_id: 5ab4672a26f758fd4bbbddae777ad575
    entity_id: switch.shelly_shsw_25_68c63afb906e_1
    domain: switch
  mode: single

Estou a fazer alguma coisa de errado na automação?

Desculpem estas perguntas todas.
Um bem haja.

Boa noite,
Mudei para outro carregador de 2A e aparentemente parece que o problema foi solucionado. Vou aguardar mais uns dias, se continuar estável, vou comprar um de 3A.

Obrigado a todos.
Abraço

1 Curtiu

Eu já tive a CC2531 a funcionar com Zigbee2MQTT num servidor HP c/ Ubuntu (docker HA + docker Mosquitto + docker Zigbee2MQTT), portanto não havia problemas de alimentação e, mesmo assim, de vez em quando lá tinha que levar um restart ao container do zigbee2mqtt (tipo uma vez por semana ou a cada duas semanas).
A coisa foi piorando com o aumento de dispositivos (20+). Entretanto comprei a CC2652RB, mudei o servidor para freebsd e tem estado bastante estável (c/ mais de 30 dispositivos zigbee).

A única coisa que não vai ser perfeita é que os sensores da xiaomi (aqara, etc) não são full compatible com zigbee, por isso, de vez em quando lá vão ficar “doidos”. Tenho alguns sensores de temperatura/humidade/pressão e volta e meia lá tenho de re-emparelhar um deles.

Eu tinha configurado alguns dispositivos xiaomi “Sensor Temperatura” , “Sensor de abertura”, “2 Switch” através da pen CC2531 a funcionar com Zigbee2MQTT

O que me aconteceu apesar de apresentar o switch as automações não consegui mais ligar o botão da aqara. Acabei por emparelhar com o gateway da xiaomi.

Alguém já teve este problema e de que forma conseguiu solucionar ?

Como tens várias “peças” é possível que estivesse falhar em um de vários sítios.

1- A primeira coisa que eu procuraria saber era se o dispositivo ainda estava emparelhado com a pen CC2531. Para isso podias ver os logs do Zigbee2MQTT enquanto “clicavas” no botão a ver se a instrução aparecia lá. Caso não aparecesse terias de voltar a emparelhar com a pen.
Há um projeto muito interessante chamado Zigbee2MqttAssistant que também permite ver uma série de informações sobre o Zigbee2MQTT, nomeadamente a última vez que o dispositivo esteve online.


Neste exemplo já estou a ver que este sensor já se “perdeu” e já vou ter que o voltar a emparelhar.

Permite também activar o modo de emparelhamento do Zigbee2MQTT sem teres de reiniciar.

2- Depois de garantir que o dispositivo estava no Zigbee2MQTT então era verificar que no MQTT a mensagem estava a ser entregue. Há vários programas para monitorar o servidor MQTT, mas acho que até pode ser feito no HA para quem tem o Mosquitto como plugin do HA (eu como tenho separado tenho mesmo de usar alguma coisa para me ligar diretamente ao MQTT).

3- Finalmente existe um “problemazito” na integração do MQTT com o HA no que toca aos nomes dos dispositivos. Se trocares o nome do dispositivo no Zigbee2MQTT ele não vai atualizar automaticamente no HA caso já tenha havia uma comunicação anterior. Nesses casos tens de remover o Device do HA e esperar que ele comunique novamente com o HA para que este o possar criar novamente com o novo nome.

1 Curtiu

Tenho alterado os nomes dos dispositivos no addon zigbee2mqtt, seleciono Update home assistant entity ID e o que tenho de fazer de seguida para a alteração fazer efeito é reiniciar o addon do zigbee2mqtt. Não é necessário remover o dispositivo e adicionar novamente.

Quanto ao addon zigbee2mqttassistant obrigado pela partilha :wink:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade