Partilha de flows

Boas a todos. Aqui ficam alguns flows que eu uso. Estes flows foram falados na live de 24 de março.

Para os aficionados de F1:

https://github.com/marcokreeft87/formulaone-card → Instalar com o HACS

Flow do estores usando botão original e shellys 2.5 atrás do botão:

https://pastebin.com/raw/KdifpKYy

4 Curtiram

Flow de luzes no corredor. Lampadas zigbee e shelly 2.5 no interruptor. Este flow gere a intensidade das lampadas mediante a hora do dia.

https://pastebin.com/raw/nQ5uMYnL

EDIT: o shelly está configurado como “detached switch mode”

Olá Hugo, antes de mais agradecer a tua disponibilidade por teres participado no evento.
Excelente partilha. * * * * *

1 Curtiu

Versão mais limpa do flow do corredor. As pequenas diferenças entre o corredor centro e o corredor porta são devido à diferença de sensores. No corredor porta uso um fibaro FGMS001 e no corredor centro um aqara.

https://pastebin.com/raw/KYMvmJux <— Corredor Versão 2

Este flow regula 6 lampadas zigbee com intencidades diferentes de acordo com a hora do dia. O node MNV é para ativar um Modo Noite Visitas que faz com as lampadas tenham uma intensidade superior quando há gente em casa à noite.

Partilho também um pequeno flow para enviar a temperatura de qualquer sensor para uma tv e um smartphone. Este flow usa uma forma de não estar sempre a comunicar a temperatura. Apenas comunica quando a temperatura varia ± 2 graus da última vez que foi validado o output.

https://pastebin.com/raw/4wKybTuj <---- Aviso temp tv e smartphone

Aproveito para explicar que este flow dos Estores usa os botões normais de estore (com encravamento mecânico) e o node blind control. Com este flow, consegue-se que o estore funcione tanto manualmente com o botão como com o node. Existem também um node(override estores) que tem como função permitir a anulação do automatismo com um botão input no HA e um outro para fazer reset aos nodes blind control de cada estore; serve para, por exemplo, se for usado um botão na parede para controlar os estores ou o HA, uma vez que isto provoca um override no node, repor o cálculo de posição que é feito pelo node blind control.

A grande dificuldade que tive foi que não queria usar o modo “Detached switch” dos shellys. Apesar de ser a maneira mais fácil, tem o problema de que se o WIFI falhar, não há forma de utilizar os estores.

Isto levou a meses de testes (sou maçarico em node red e HA) e de achar que por muitas vezes tudo estava bem, apenas para falhar qualquer coisa uns dias mais tarde. Com esta versão, parece que deve ser desta que consegui que tudo trabalhe junto e como é suposto. A ver vamos.

O node cron-plus e workday no início servem para injetar nos nodes se é dia de semana ou fim de semana ou feriado para que os estores reajam de acordo com a programação se necessário.

2 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade