Vale a pena colocar painéis solares edp?quantos anos de vida teem? Alguém tem?coloquem aqui os pontos positivos e negativos.
Obrigado
A EDP não fabrica painéis, aplica de várias marcas e pelo que vi por alguns amigos, até soluções e marcas distintas.
O tempo de vida útil de um painel fotovoltaico penso que seja à volta de 25 anos. Nos inversores costuma ser menos. Eu tenho uma solução da Enphase e painéis JA Solar 370W com garantia de 25 anos (eu tudo).
Quanto se vale ou não a pena, eu penso que sim, nem que seja só um para o consumo residual constante da casa. Mas é preciso fazer contas, analisar consumos para saber o que mais compensa. Não vale a pena colocar muitos se for para “oferecer” a energia à rede ou mesmo vender e demorar muito até chegar ao break even do investimento.
Eu tenho 4 painéis, com microinversores de 290W cada e chega bem para o padrão de consumo. Ofereci desde a instalação 27% à rede e mesmo assim só consigui 18% de auto-suficiência. Para ser mais eficiente e auto-suficiente, necessitaria de ter bateria e mais painéis, mas isso já implica um investimento avultado com um retorno só a longo prazo. Somente o farei se conseguir garantir algum apoio do fundoambiental, tal como aconteceu com os painéis.
Eu tenho os painéis desde Julho de 2022 e pelas minhas contas, no final do verão deverei atingir o break even, isto é, poupado o valor que investi. Depois sim, é só poupar enquanto eles durarem.
Resumo HomeAssistant 2025:
Resumo Enphase desde a instalação:
Como assunto para um outro tópico, seria bom trocarmos ideias de como maximizar o uso eficiente da energia dos painéis, em que é que o HomeAssistant pode ajudar, dicas, …
a edp não vende ou instala painéis, é meramente mais uma burocracia monetária na longa lista… se procurares no grupo do Facebook (Autoconsumo fotovoltaico) verás que ninguém te recomenda a comprar paineis fotovoltaicos com a edp(ou outro comercializador de energia ) devido aos vários problemas que eles criam ou ignoram… ficarás mais bem servido com as empresas que realmente aplicam os painéis fotovoltaicos.
eu tenho 10kWp de paineis mais 15kW de baterias, instalei á pouco tempo e ainda é dificil perceber o retorno do investimento. no entanto acredito pelas minhas contas (site onde fiz as contas ) que o retorno será para mim inferior a 10 anos que será inferior ás garantias das baterias paneis entre outros…atenção que eu não tive apoios do estado para a compra do meu sistema logo isto pode ser diferente para ti caso tenhas apoios do fundo ambiental, a única coisa que tive foi o IVA a 6% que terminou no mês passado ou vai terminar (algo do género). Se tiveres ajuda do estado com algum apoio podes poupar muito dinheiro. procura no site do fundo ambiental ou informa-te.
com o sistema que tenho posso dizer que produzo aproximadamente 65kW diários neste momento, sim estou a produzir mais do que consumo no verão, mas é de propósito(garantia para que no inverno/chuva consiga carregar a bateria a 100% todos os dias pelo menos) o excedente neste momento está a começar a ser vendido á MEO Energia por 0,06€kWh sem iva, para amortizar no retorno.
as vantagens de uma casa 100% eléctrica com paineis fotovoltaicos é que toda a energia pode ser usada na casa, seja para climatizar como para cozinhar como para lavar, isto torna o sistema muito versátil e facil de aproveitar a energia, é facil programar determinadas maquinas para trabalhar durante horário solar de forma a poder usufruir da energia solar… um dos aparelhos que mais consome energia é o de AQS, necessitas sempre de 5kW de energia no mínimo (dependendo da quantidade de agua ou do sistema usado para aquecer) para ter agua quente, 5kW todos os dias durante 30 dias dá 150kWh á 0.14€ tens um gasto de 21€ isto sem os impostos e sem o custo da potencia disponível.
outra vantagem que tens é que o sistema pode ser facilmente “convertido” em backup caso a instalação seja preparada para isso, um inversor hibrido começa a ser o standard em varias instalações e permite facilmente ligar em caso de falha de energia mesmo não tendo baterias(a huawei permite isto e outras marcas tambem)…quem percebia do assunto na altura do apagão teve energia em casa sem problemas durante o dia.
outra vantagem, isto é uma instalação sem manutenção quando bem instalada, não existe muita coisa para limpar e a maioria dos equipamentos tem uma boa durabilidade, os meus pais tem um sistema fotovoltaico 3kW á mais de 15 anos e ainda em funcionamento, as perdas de eficiência foram ligeiras para o sistema em questão e para a idade do mesmo, nunca foram limpos, a chuva tratou sempre de tudo.
a grande desvantagem, se não tiveres forma de usar a energia que produzes não poupas nada… isto requer mudança de hábitos de consumo e alguma programação de tarefas para horário solar, se achas que não consegues fazer isso, terás de pensar bem sobre o teu investimento. cada kW que consomes é uns centimos que reduzes na factura e que amortizas no investimento.
isto está depende do sol, logo em dias de chuva ou céu nublado vais ver a produção cair drasticamente, se tiveres sombras a mesma coisa.
requer um bom instalador e um cuidado ao fazer as coisas, existe muitas empresas boas, como más a fazer os trabalhos, vê no grupo do Facebook o que recomendam para a tua zona.
o custo inicial pode ser elevado… não compres painéis com empréstimos! tens o dinheiro guardado trata-o como investimento mas não faças empréstimos para paineis.
existe malta que acredita que pode baixar a potencia contratada com os paineis, isto é um erro caso não tenhas baterias. a potencia contratada está calculada de acordo com os teus hábitos de consumo e simultaneidades. durante o dia tens mais potencia disponível (potencia solar + potencia da rede) mas durante a noite voltas ao normal. se reduzires a potencia, durante a noite podes ter o contador a disparar constantemente por excesso de potencia.
para ter backup de energia com ou sem baterias é necessario algumas alterações no quadro eléctrico que podem implicar mais obras e custos elevados.
Ola Andre. Tudo depende. Eu comprei uma casa que tinha paineis da EDP. Noa tenho razao de queixa do suporte aos mesmos embora nao seja cliente da EDP. O atendimento da EDP comercial foi ate agora 5 estrelas. Precisei deles porque o sistema tinha instalado uns medidores que para ver producao/consumo precisava de estar ligado a app da EDP.
Na minha experiencia os paineis se bem usados sao uma vantagem. Eu tenho um motor eletrico para a piscinaque programo para funcionar no pico de producao e assim sai-me a custo 0 quando tenho sol. O que descobri com o passar do tempo porque de dia quase nao estamos em casa era que a maioria da producao ia para a rede…e o pouco que pagam nao justifica o trabalho de vender, pelo menos no meu caso onde tenho 6 paineis e gero cerca de 2000W. Na verdade quase 80% da producao era “deitada fora”.
Tendo isso em conta investi numa bateria e ai sim comecei a notar mudancas. O meu pico de consumo, e’ como seria de esperar pela hora de jantar, e entre a placa para cozinhar e as luzes, era onde m meu consumo disparava…algo que agora a bateria cobre e com o home assistant ate me permite ativar alguns aparelhos em horario estrategico (come carregar o carro uns 5% a baixa voltagem durante 1h or 2 quando a casa nao precisa de eletricidade). Ora qual e o problema com a EDP…quando eu meti o sistema de bateria, nao o meti com eles (estava a procura dum modelo da Enphase que eles nao tem) pelo que tive de instalar algumas coisas adicionais o que poderia ter feito se tivesse feito o sistema de raiz. Na minha humilde opiniao veja o que precisa e va metendo ao longo do tempo. alguns paineis com micro inversores por exemplo farao diferenca vs um inversor porque quando nao tem sol num painel e so tem um inversor, todo o sistema reduz para o produzido pelo painel que tem menos sol…os micro inversores tiram portanto mais partido dos paineis…e sao importantes considerando que quando aumentar numero de paineis ou meter uma bateria tera de ter em conta a compatibilidade. Ha pelo youtube algumas dicas em que sistemas meter…a minha recomendacao e que os paineis SO, nao fazem muito embora os precos hoje em dia seja bastante aceitaveis…eu pensaria na opcao da bateria pra complementar…mas isso tb acarreta custos consideraveis ao sistema…
tenho de discordar de ti, o que não falta no grupo é malta que pagou por um sistema fotovoltaico á EDP e no final o que teve foi problemas, as reclamações não mentem! no final de contas, quem faz mais barato é que aplica! não é a edp que os aplica por isso WIN WIN para eles.
ainda bem que tiveste sorte com eles! és o primeiro que vejo a falar bem.
Confesso que basicamente so tive de fazer com eles a transferencia de propriedade dos Paineis e pedir acesso a App. mas concordo contigo. Alias a EDP deu-me um orcamento para a bateria e eu acabei por procurar noutro lado onde era mais barata e tinha o que eu realmente queria