Olá amigos boa noite,
Sou um entusiasta e aficionado do mundo da electrónica e automação, seja pela minha área de formação, seja mesmo pela paixão
Nesse sentido, há uns anos comprei aquelas pequenas boards Wifi do Arduino Wemos e sensores de temperatura+humidade e espalhei pela casa toda. Fiz o código do Arduino, montei um broker MQTT e depois integrei com a InfluxDB e o Grafana para poder visualizar graficamente as medições. Por fim, fiz uma app Android que me permite ver em tempo real as medições dos sensores pelo MQTT e dar alguns comandos, etc…
Tudo isto demorou alguns anos e ficou assente em Wifi. Mais tarde comecei a brincar com sensores Zigbee para perceber melhor as integrações e funcionamento e agora estou com um projecto de construção de uma moradia.
Tenho em marcha a aquisição de tudo o que sejam sensores para a casa, inclusivé os interruptores das luzes para que sejam Zigbee Tuya, no entanto comecei a vacilar sobre a melhor forma de integração e daí o meu pedido de ajuda.
A primeira ideia foi comprar aqueles ecrans de 10" para ter na entrada da casa e poder controlar tudo, sendo que esse ecran serviria de Gateway. Por questões de privacidade tenho estado a testar o local tuya para desactivar depois a integração de toda a rede de sensores com a Cloud. Esta parece a melhor opção mas depois fico com algumas limitações de facto no sistema, pelo que caso necessite de aceder remotamente posso usar a OpenVPN do Raspberry Pi e as integrações do Home Assistant para dar comandos.
Outra ideia que tenho estado a pesquisar é usar o Zigbee2MQTT, parece muito mais versável, mas não está claro que todos os sensores que tenho sejam compatíveis e implicaria um custo adicional já que irei manter à mesma o ecran de 10" na entrada da casa. De qualquer forma para esta solução, creio que conseguiria facilmente integrar com o Node-RED e por sua vez com o Telegram para dar comandos remotamente ou saber o estado da casa. Teria também a possibilidade da OpenVPN.
Posto isto, gostava de saber de opiniões vossas, de alguém que já tenha experienciado algo semelhante, ou tenha uma rede com alguma quantidade de sensores. Eu pelas minhas contas devo estar muito perto do limite, conto com cerca de 110 sensores no total.
Obrigado desde já.
Abraço