Opiniões acerca de sistema de automação para nova moradia

Olá amigos boa noite,
Sou um entusiasta e aficionado do mundo da electrónica e automação, seja pela minha área de formação, seja mesmo pela paixão :slight_smile:

Nesse sentido, há uns anos comprei aquelas pequenas boards Wifi do Arduino Wemos e sensores de temperatura+humidade e espalhei pela casa toda. Fiz o código do Arduino, montei um broker MQTT e depois integrei com a InfluxDB e o Grafana para poder visualizar graficamente as medições. Por fim, fiz uma app Android que me permite ver em tempo real as medições dos sensores pelo MQTT e dar alguns comandos, etc…

Tudo isto demorou alguns anos e ficou assente em Wifi. Mais tarde comecei a brincar com sensores Zigbee para perceber melhor as integrações e funcionamento e agora estou com um projecto de construção de uma moradia.

Tenho em marcha a aquisição de tudo o que sejam sensores para a casa, inclusivé os interruptores das luzes para que sejam Zigbee Tuya, no entanto comecei a vacilar sobre a melhor forma de integração e daí o meu pedido de ajuda.

A primeira ideia foi comprar aqueles ecrans de 10" para ter na entrada da casa e poder controlar tudo, sendo que esse ecran serviria de Gateway. Por questões de privacidade tenho estado a testar o local tuya para desactivar depois a integração de toda a rede de sensores com a Cloud. Esta parece a melhor opção mas depois fico com algumas limitações de facto no sistema, pelo que caso necessite de aceder remotamente posso usar a OpenVPN do Raspberry Pi e as integrações do Home Assistant para dar comandos.

Outra ideia que tenho estado a pesquisar é usar o Zigbee2MQTT, parece muito mais versável, mas não está claro que todos os sensores que tenho sejam compatíveis e implicaria um custo adicional já que irei manter à mesma o ecran de 10" na entrada da casa. De qualquer forma para esta solução, creio que conseguiria facilmente integrar com o Node-RED e por sua vez com o Telegram para dar comandos remotamente ou saber o estado da casa. Teria também a possibilidade da OpenVPN.

Posto isto, gostava de saber de opiniões vossas, de alguém que já tenha experienciado algo semelhante, ou tenha uma rede com alguma quantidade de sensores. Eu pelas minhas contas devo estar muito perto do limite, conto com cerca de 110 sensores no total.

Obrigado desde já.
Abraço

esta é só a minha opinião, de quem está a construir e também está no ramo da automação, electronica e robótica.

1. se estas a construir usa cabo, esquece wifi! cabo é o mais fiável que vais ter nos próximos anos. seja pela sua segurança ou pela fiabilidade. se não podes usar cabo, Zigbee ou Zwave é uma boa opção, no entanto matter parece ser o passo mais a frente para o futuro embora continue a preferir cabo. tens hub zigbee.

2. usa equipamentos locais! nada de clouds ou outros acessórios dependentes de subscrições ou licenças mensais. se tiveres que comprar algo, que seja vitalício e local.

3. embora o objectivo seja cabo e tudo local, existe sempre equipamentos que só funcionam por wifi e vai haver sempre de necessidade de conectar á tua casa remotamente, seja para receber notificações ou para controlar. eu aconselho VPN sempre. wireguard ou tailscale. eu uso wireguard. aconselho também a preparar uma boa network infraestrutura. um bom managed switch e router vai facilitar muito as permissões dos teus equipamentos na rede e bloquear a internet a todos os equipamentos que não queres ligados á internet(câmaras, IoT devices, entre outros) e criar Vlan de forma a proteger a tua infraestrutura IoT dos equipamentos “normais” ou dos convidados…

na minha humilde opinião e de quem já construiu varias maquinas na industria e já viu varias casas, KNX(cabo) para mim é a escolha ideal… ainda á pouco tempo estive numa casa que tem KNX á mais de 15 anos, e nestes anos todos teve um único participante avariado… acho que isto diz algo sobre KNX… eu próprio estou na fase de terminar a construção da minha moradia e vou instalar KNX… tenho partilhado algumas coisas com o pessoal do forum para duvidas ou questões… KNX com home assistant é uma combinação muito poderosa que te vai permitir controlar tudo o que queres e ampliar a casa no futuro com bastante fiabilidade.

1 Curtiu

Subscrevo o que disse o Duarte.
A minha com 15 anos e zero participantes avariados.

Ainda não percebi a diferença entre o KNX e passar cabo ethernet para tudo o que é ponto de sensores. Consegue-me explicar? O que consiste mesmo o KNX? Não é um protocolo especifico que depois tem sensores, reles e afins que só podem ser da marca?

Oi amigos,
Obrigado pelos vossos comentários e sugestões. De facto não conhecia o KNX, e verifico que é uma norma que já leva uns bons anos :slight_smile:
O único inconveniente que vejo à primeira vista é mesmo o custo de implementação, os equipamentos que vi tinham um valor bastante elevado :frowning:
De qualquer forma vou avaliar com mais calma essa possibilidade e ter em conta também as outras sugestões que na verdade já estavam em linha com o que tinha em mente para este projecto.
Muito obrigado mais uma vez :wink:
Abraço

1 Curtiu

existe uma grande diferença:

knx é um protocolo de comunicação parecido ao Canbus (usado nos carros), o objectivo é a comunicação entre equipamentos em pequenas quantidades de dados, não existe necessidade de teres disponível 1Gb para enviar de 1 em 1 segundo a informação de um sensor(8bit/s ou 16bit/s) ou vários sensores, estas a desperdiçar recursos, em contra partida podes ligar qualquer equipamento ao Bus sem ser necessário um switch ou router ou outro equipamento, o que torna tudo mais versátil, já que a rede Bus fornece comunicação e alimentação ao mesmo tempo.

Para fazeres a mesma coisa com ethernet tens de passar um cabo para cada sensor/equipamento, eu tenho 64 equipamentos ligados a um único Bus, para ethernet precisavas de dois switch com POE… no KNX 64 equipamentos no Bus consomem teoricamente (10mA por participante) 640mA x 24V +/- 16W de potencia… a eficiência é outra vantagem do KNX…
a facilidade de instalação, sendo tudo um único “cabo” e podendo ligar equipamentos a qualquer altura a esse cabo, não ficas preso a necessidade de passar mais cabos do switch para o local, simplesmente, desligas a rede cortas o cabo knx ligas o aparelho e voltas a ligar a alimentação e tens o equipamento a funcionar. Agora imagina ethernet a passar cabo independente para cada aparelho no tecto, imagina te daqui a um ano, queres aplicar outro sensor no tecto e tens de passar outro cabo ethernet da ATI para o sitio… muito mais difícil e complicado.

ethernet é feito para grandes quantidades de dados, 1Gb, 2,5Gb, 5Gb, 10Gb, transferencia de video, musica, ficheiros… o bus do KNX tem um máximo de 9600bit/s, mais do que suficiente para comunicação de sensores e actuadores… existe hotéis com knx a funcionar sem problemas, com 2 vezes ou 3 vezes mais equipamentos que eu…

no entanto pode ser necessário passar cabo ethernet para algumas coisas, mas isto são casos pontuais, como as consolas knx algumas requerem cabo knx e cabo ethernet, já que a consola consegue reproduzir videos e musicas e tem outro tipo de características que a torna diferente.

2 Curtiram

Muito obrigado pela explicação, então se percebi KNX é infraestrutura e comunicação, podendo depois ser tudo integrado em Home Assistant e usar os devices das marcas que quisermos, ou têm que ter especificada para serem ligados com o cabo da KNX?

tu é que vez! eu escolho sempre knx cabo, não precisas de fazer a domotica toda da casa de uma vez (é aqui que os custos aumentam), podes planear para ir fazendo no futuro… está é outra vantagem do knx, amanha queres aplicar mais um sensor ou actuador é só cortar o cabo e colocar um ligador e ligar o equipamento, esta versatilidade é uma grande vantagem para o futuro.

1 Curtiu

o KNX tambem certifica equipamentos, as 500 marcas que vendem knx tem equipamentos certificados por eles, isto significa que se comprares um equipamento knx, toda a informação de como o programar, o manual está sempre presente, alem da garantia de que estes equipamentos continua a funcionar após N actualizações do ETS, a retro compatibilidade é algo importante quando estamos a falar em redes com mais de 15 anos 20 anos 40 anos, nada me garante que daqui a 20 anos queira colocar mais um sensor XPTO na rede… no final este tem de funcionar e o ETS tem de conseguir programar o aparelho novo e os antigos.

sim depois podes interligar a rede knx ao home assistant e ligar outros equipamentos não knx usando o home assistant como gateway ou outros equipamentos, por exemplo o 1home tem um gateway para ligar knx para HomeKit, sonos, google, Alexa, faz o mesmo que o home assistant basicamente.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade