Olá boa tarde . Rega

Boas tenho o meu programador de rega que queimou. Gostaria de instalar um outro sistema, tipo com um shelly ou um SONOFF , alguém me pode dar uma ajuda . Obrigado a todos

Que tipo de solenoids tens (ou vais usar)? Eu tenho a rega toda com ESPhome e reles duplos e estou super satisfeito

Não tenho nada ainda , apenas as Electro válvulas que estão boas ainda , gostaria de saber o que comprar para ficar a controlar a rega por Wi-Fi . Obrigado

para te ajudarmos teres de confirmar nas electrovalvulas a tensão de funcionamento das mesmas.

1 Curtiu

São válvulas de 24 v

Olá, tenho um sonoff 4ch pro com tasmota e depois utilizo um scheduler no HA para fazer os agendamentos. Tenho 3 sectores por isso o sonoff no meu caso funciona bem (3 dos 4 canais utilizados).

podes usar o sonoff 4ch pro que aceita tanto 230V input como 24VDC input e tem 4 saídas de reles. este será o mais barato e funcional de todos. no entanto isto são aparelhos para uso interior. se usares em zonas com muita humidade podes ter a mesma sorte que o aparelho anterior.
a mauser costuma ter bons preços sonoff

confirma se também não precisas da fonte de alimentação.

Eu uso isto com ESPhome

Módulo de relé wifi esp8266 esp-01, 5v, 12v, 1, 2, 4 vias

Comprei a versão 12V pois os meus solenoids são latching 9V (basta um impulso para ligar e inverter a polaridade para desligar) e que reaproveitei de programadores avariados. Um aspecto importante é a alimentação, pois os solenoides quando lhes dás alimentação fazem um “curto-circuito” temporario que faz com que a fonte de alimentação vá abaixo da voltagem e caso a mesma seja partilhada com a electronica vai provocar um reboot. Eu resolvi com uma resistencia para provocar um queda de tensão e um condensador 4700uF. Tambem acrescentei uns diodos por causa da corrente inversa e ficou assim:

e no HA:

o teu problema de “curto-circuito” não é um curto circuito mas sim falta de potencia na fonte, ou uma fonte de alimentação defeituosa. se usares uma fonte de alimentação melhor isso não vai acontecer tenho a certeza. Se continuar tens um problema no teu circuito eléctrico, nada do que referes é normal. a tua fonte de alimentação é o powerbank?

fizeste bem em usar Diodos de Flyback as bobines das electrovalvulas quando ligam e desligam geram picos de tensão que vão provocar arco eléctrico nos contactos dos reles e com o tempo gera carvão nos contactos e mais tarde problemas.

o teu controlo de rega no home assistant está muito bom!.

Tenho fontes de 12V / 1,5 A por solenoide e como experimentei até 12V/3A tendo o mesmo resultado optei por colocar um condensador. Isto é uma coisa de poucos milissegundos até a bobine magnetizar. Não há defeito nas fontes nem nos solenóides.
O powerbank/ups que vês na foto está na unidade de teste do “laboratório”.
Os diodos foram precisamente colocados para esse efeito e como são tão baratos achei que valia a pena.

então mas as tuas electrovalvulas não são de 9v?

São, por isso tem uma resistência em série (6,8ohm) para que a voltagem seja inferior pois 3V caem na resistência.

Eu tinha um Sonoff 4CH Pro com ESPHome para controlar 4 válvulas mas entretanto passaram a ser 5 por isso substituí o Sonoff por este KinCony: 60.12€ 18% de desconto|Kincony A8 Inteligente Módulo De Automação Residencial Controlador Wi Fi Ethernet Relé Esp32 Rf Remoto Dimmer Switch Mqtt Tcp Web Http Tasmota - Módulos De Automação - AliExpress que tem várias vantagens:

  • 8 relés
  • ESP32 em vez de ESP8266
  • Ethernet

O meu script ESPHome não depende do HA para regar mas interage com ele pois tem em conta um conjunto de sensores de humidade que são usados para fazer bypass aos sectores que não precisem de ser regados. Se houver interesse eu partilho.

Boas Nuno, seria otimo, pois estou neste momento a pensar integrar esse modulo no HA, para minha rega com 7 setores. Obrigado e se puderes partilhar seria otimo. :muscle:

Eu usei uma solução mais DIY com um ESP32 e uma placa de 8 relays.

Ficou mais em conta e funciona bem…

Montei inicialmente com um D1Mini e usei um shiftregister (74HC595) para controlar os 8 relays, mas tive algumas falhas, ora ligava uma relay sem eu fazer nada, fazia power cycles em todos os relays ao mandar ligar um, …
Acabei por comprar um ESP32 com GPIOs suficientes cada relay (e restantes sensores) e assim nunca mais falhou e sei sempre o estado dos relays.

Menos de 15€ já dá para comprar o ESP32, a placa de 8 relays e ainda um sensor de temperatura e humidade no Aliexpress.

1 Curtiu

Olá António,

Eu uso includes por isso são vários ficheiros e aqui não dá para fazer upload de ficheiros zip. Envia-me o teu email por mensagem privada e envio-te tudo.

Abraço


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade