O objetivo deste tópico é acompanhar-me durante esta odisseia que será configurar a minha casa inteligente. Sou um bocado nabo nestas questões de linha de comandos, dockers e containers, VMs e NUCs. Mas penso que serei capaz de aprender, com menor ou maior facilidade, a programar isto tudo, provavelmente com muita dificuldade e com a vossa ajuda que agradeço antecipadamente.
Neste momento tenho algum material já disponível que fui adquirindo a pensar em mais tarde passar para HA, e que foi sendo usado para outras guerras e uma casa inteligente montada em cima de SmartLife, Google Home e Alexa e que está uma valente salganhada.
Material já existente e que já comprei a pensar em HA:
NUC Intel N6000 (MSI) com 8gb RAM e SSD 500GB
2X SONOFF Universal Zigbee 3.0 USB Dongle Plus
Fire HD 10 para usar como dashboard
Estava a pensar em fazer isto passo a passo porque efetivamente já tenho muita coisa configurada noutros lados , então como primeiro passo pretendo instalar e configurar o HA no NUC e configurar o escritório.
Projeto Tarefa 1
Instalar HA no NUC
Configurar Escritório
1 Amazon Echo 4
1 Lampada WiFi ANTEC e 3 Tomadas Wifi (que controlam variadas luzes)
1 Comando de 4 Botões Zigbee
1 Tomada Zigbee (mede consumo de PC e serve de repetidor para os botões zigbee)
1 Tomada WIFI (aquecedor)
1 Tomada WIFI (manta elétrica)
Automações
Através da Alexa - (Ligar e Desligar PC e Luzes, e o PC através do Wake-On-Lan por voz)
Através da SmartLife - (Ligar e desligar luzes e aquecedor com o botão zigbee)
Através da SmartLife - Desligar aquecedor passado 8 horas de estar ligado
Através da SmartLife - Desligar manta após 8 horas ligada
Através da SmartLife - Ligar candeeiro que está por cima de uma planta das 2h as 6 da manha
Dúvidas:
- A minha melhor opção seria instalar Debin 11 em Proxmox e correr lá o HASSIO?
- Estão a ver alguma coisa que faça atualmente (no escritório) que não dê para fazer com o HA?
- Posso no mesmo NUC ter o meu sistema de downloads com sonarr / radarr / etc? ou ficaria muito pesado?