O meu projeto HA

O objetivo deste tópico é acompanhar-me durante esta odisseia que será configurar a minha casa inteligente. Sou um bocado nabo nestas questões de linha de comandos, dockers e containers, VMs e NUCs. Mas penso que serei capaz de aprender, com menor ou maior facilidade, a programar isto tudo, provavelmente com muita dificuldade e com a vossa ajuda que agradeço antecipadamente.

Neste momento tenho algum material já disponível que fui adquirindo a pensar em mais tarde passar para HA, e que foi sendo usado para outras guerras e uma casa inteligente montada em cima de SmartLife, Google Home e Alexa e que está uma valente salganhada.

Material já existente e que já comprei a pensar em HA:

NUC Intel N6000 (MSI) com 8gb RAM e SSD 500GB
2X SONOFF Universal Zigbee 3.0 USB Dongle Plus
Fire HD 10 para usar como dashboard

Estava a pensar em fazer isto passo a passo porque efetivamente já tenho muita coisa configurada noutros lados :hot_face:, então como primeiro passo pretendo instalar e configurar o HA no NUC e configurar o escritório.
Projeto Tarefa 1

Instalar HA no NUC

Configurar Escritório
1 Amazon Echo 4
1 Lampada WiFi ANTEC e 3 Tomadas Wifi (que controlam variadas luzes)
1 Comando de 4 Botões Zigbee
1 Tomada Zigbee (mede consumo de PC e serve de repetidor para os botões zigbee)
1 Tomada WIFI (aquecedor)
1 Tomada WIFI (manta elétrica)

Automações
Através da Alexa - (Ligar e Desligar PC e Luzes, e o PC através do Wake-On-Lan por voz)
Através da SmartLife - (Ligar e desligar luzes e aquecedor com o botão zigbee)
Através da SmartLife - Desligar aquecedor passado 8 horas de estar ligado
Através da SmartLife - Desligar manta após 8 horas ligada
Através da SmartLife - Ligar candeeiro que está por cima de uma planta das 2h as 6 da manha

Dúvidas:

1. A minha melhor opção seria instalar Debin 11 em Proxmox e correr lá o HASSIO?
  2. Estão a ver alguma coisa que faça atualmente (no escritório) que não dê para fazer com o HA?
  3. Posso no mesmo NUC ter o meu sistema de downloads com sonarr / radarr / etc? ou ficaria muito pesado?

HaOS VM

https://tteck.github.io/Proxmox/

1 Curtiu

Olá e benvindo.
Antes de começar a responder as tuas dúvidas , queria desde já alertar para teres total atenção nessa tomada que tens no aquecedor e nessa manta electrica… independenmente da potència dos equipamentos o risco de incendio existe, portanto tem muito cuidado e verifica outras soluções, lembrando que os azares nao acontecem só aos outros.

Respondendo:

1. Vou te responder baseado na pergunta numero 3, se queres usar containers media “RR” proxmox também dá mas mais user friendly tens unraid. Com a ressalva que é pago mas vitalicio e tens 2 meses para exprimentar se gostas, poderás instalar depois o HA em VM .

2. Depende… teremos que ver como integram essas tomadas, em principio se já as tens a funcionar com a smartlife poderão funcionar sem problemas mas é preciso testar.

3. Respondido no ponto 1.

A titulo de informação a comunidade tem também um discord onde poderás aparecer lá para falar com a malta, quando lá te apresentares colar o link desta publicação para te indentificarmos facilmente.
Boa sorte.

1 Curtiu

Obrigado a ambos pelas dicas :slight_smile:

Rodolfo:

Qual o problema do aquecedor e da manta? Eu sei que por eles mesmo, devido à sua natureza, são um risco de incêndio mas o uso das tomadas inteligentes neles aumentaria esse risco de que forma? Tomei cuidado para que tivessem uma boa folga de potencia para n estarem em esforço e uso-as de forma a diminuir o risco, daí caso me esqueça elas desligarem os equipamentos.

Muito se poderia dizer como aumentariam o risco, eu não sei que tomadas tens… e seja qual for pouco interessa.
Eu apenas te dei um alerta, cabo a ti decidir se queres realmente continuar a usar e se é algo que faz mesmo falta.
Tanto eu como a maioria das pessoas por aqui alertamos que todo o cuidado no uso de tomadas inteligentes em equipamentos de aquecimento é pouco.

Considera isso como um alerta. e não como uma obrigação…

A chamada de atenção do @RodolfoVieira foi muito bem feita pois o risco não é no aquecedor e na manta mas sim no equipamento onde estão ligados. Não esquecer que são equipamentos “made in china” e se lá estiver marcado 10A por segurança só se deverá usar até 6 a 8A. São cargas puramente resistivas e com grandes possibilidades de virem a criar problemas.

Basta pesquisares no Google para veres coisas assim.

Fica mais uma vez o alerta…

1 Curtiu

Em princípio vou instalar no Proxmox e ter algumas máquinas virtuais (pelo menos uma para Sonarr / Radarr / Deluge) e uma para HA.

Dúvidas:

Vi que existem dois tipos de instalação.

H1

Sem supervisor, com docker/containers em que basicamente instalamos o HA e depois temos de tratar da manutenção do programa e dos addons assim como do sistema operativo etc. A vantagem seria a flexibilidade de instalar addons nesta maquina virtual que não poderíamos fazer caso corresemos o HA SO? A desvantagem é o aumento da complexidade na mautenção e configuração do sistema, correto?

H2

HA SO com supervisor em que basicamente nesta máquina virtual teria de correr só o HA, mas tendo a vantagem de ter os addons integrados no programa, configurar backups etc. Posso sempre ter outra VM a correr outros addons que me aprazam, certo?

Estou inclinado para a H2, o que me dizem?

Quanto à questão das tomadas inteligentes e aquecedores.

Eu uso uma Blitzwolf de 16A num aquecedor a debitar 1000w, a potencia máxima da tomada teoricamente é 3680w e é uma marca com algum prestigio dentro das marcas chinesas que fabricam este tipo de coisas. De qualquer forma o uso que dou seria mais no sentido até de aumentar a segurança, tenho a tendência a deixar coisas ligadas quando me vou embora do escritório e por vezes não volto no dia seguinte sendo uma despesa enorme e até perigoso, com a tomada tenho uma automação que diz (se ligado, desligar passado 8 horas) e assim nunca fica mais do que as 8 horas ligado, mesmo nos dias que me esqueço de desligar. Acham portanto que ainda assim mais vale não ter ou o perigo seria mais estar subdimensionada a potência e estar ligada a essa tomada sem supervisão (não estando no escritório)?

P.S Agradeço imenso a chamada de atenção, gosto de estar informado e então em questões de segurança é um dever que temos para connosco e a família. As perguntas que fiz foi para perceber ainda mais de onde adviria o perigo e não para pôr em causa a chamada de atenção.

Olá respondendo as tuas questões.

H1,
A instalação sem supervisor basicamente é como falaste é uma instalação que requer mais algum trabalho extra nem é melhor nem é pior são preferencias, tem as suas vantagens e desvantagens… cabo ao perfil do utilizador decidir…

H2 Também estás certo basicamente é o que disseste. é a opcão que pessoalmente uso, mas como referi no ponto acima é uma questão de organização nem é pior nem é melhor.

Relativamente as tomadas para o fim que é, escusado será dizer que tenho que argumentar novamente sobre esse tema,
A tendencia de deixares coisas ligadas antes de te ires embora, não te garante que as coisas vão funcionar na tua ausencia, isto é que as mesmas se desliguem… é sempre um pau de dois bicos… ou por alguma razão não desliga… ou até por alguem razão até se volta a ligar por obra do diabo sem tu saberes…
(já me aconteceu)

Portanto, tendo o HA ao barulho podes o usar de forma mais inteligente e segura que é…
Quando abres a porta do escritorio, teres um alerta ,esse visual,auditivo, como o queiras ter para te relembrares que tens janelas para fechar, aquecedores para desligar etc etc pardais ao ninho…

Não está errado a tua linha de raciocionio… mas epá NUNCA descures a segurança especialmente com aquecedores… onde existe tanto mas tanto perigo, ainda para mais quando o espaço fica vazio…sem ninguém.
NUNCA mas NUNCA coloques inteligencia de qualquer produto acima das acoes que podes tu controlar e supervisionar. (quando estas podem provocar danos de uma dimensao gigantesca)

Para terminar, ainda em relação aos containers que queres usar o proxmox atende perfeitamente, mas se queres algo mais user friendly e caso nao conhecas da uma leitura sobre unraid.

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade