O meu projecto HA



Partilho aqui o “projeto” dos AP’s na planta da casa. Não sei se isto é a melhor abordagem.
A casa é dividida em 3 andares e queria já deixar tudo preparado para colocar os APs

Alguém tem alguma sugestão de forma a melhorar o posicionamento?
Isto é tudo com os AP’s Lite wifi 6.

Existem inúmeros fatores (desde materiais utilizados na construção até a elementos de decoração) que podem influenciar a qualidade do sinal e não podem ser facilmente incluídos no desenho do projecto. O melhor resultado, por norma, será ter teres mais APs e “fracos” e não poucos e “potentes”. Contudo, muito poderia dizer e de pouca ajuda servir. O ideal é mesmo testar no local… dando sempre maior preferência ao espaço onde mais utilização vais dar, garantindo a melhor qualidade de ligação, em detrimento da distribuição geral do sinal.

Pois sendo assim mais vale comprar um switch 24 POE e fazer todas as ligações do ited (quartos, sala, escritório, garagem e jardim e assim posso ir experimentando os APs a ver se preciso de mais ou não.

Caso queira colocar algum acess point in wall, terei algum problema com a certificação do ited? Ou não é problema?

Para o AP só necessitas que a cablagem, tubagem, tomada,… esteja conforme a norma. Nenhuma atenção diferente de outra qualquer tomada de rede.

Eu acho que no momento da construção custa muito pouco meter um “aplique” com um tubo até o ponto onde ficará o switch (e possivelmente a chegada de Internet). Acho que deverias por “muitos pontos”… Assim podes depois colocar o AP e medir a cobertura dele; se necessitares de mais cobertura terás um outro ponto para pôr mais um sem ter de passar cabos à vista. Tal como mencionou o @Luis_Andrade, é preferível ter mais APs emitindo em baixa potência do que poucos com muita pois podes acabar por ter dois APs, que se vêm um ao outro, a trabalhar na mesma gama de frequências, o que é desastroso.

1 Curtiu

Vocês chegaram a investigar se estao a construir uma casa de raiz em não usar shelly para os estores e passar mesmo cabos de modo a ter menos wifi devices e ter simplesmente no quadro o controle para ligar ou desligar o estore fora do interruptor?

A nível do setup do bastidor, este exemplo como é remodelação e pela descrição do conteúdo do bastidor, este não tem as ligações de tv (coaxial) e fibra.

A nível do ITED num bastidor, alguém sabe quais são as racks necessárias de modo a não ter caixa ATI? É uma rack para distribuição do sinal coaxial e outra para fibra? Além de ter o patch panel mais switch…


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade