Boas pessoal,
Sou novo aqui no fórum, mas venho aqui começar a partilhar a ideia de projecto para a reabilitação da minha casa que espero que comece nos próximos tempos as obras.
O objectivo é poder partilhar com vocês as minhas ideias é receber críticas e ideias de melhoria.
Começando por apresentar a moradia. Trata-se de uma habitação com cerca de ± 250m2 de área útil, dividida em 2 pisos, mais um anexo que será a garagem.
Sistemas a implementar:
- Controlo de iluminação
- Controlo integral da iluminação interior por divisão, mantendo o sistema normal de interruptores;
- Controlo por horário e ou luz solar, da iluminação exterior (jardim)
- Controlo estores eléctricos / brisas solar
- Automatizar abertura e fecho / rotação das brisas por hora e ou temperatura exterior vs. interior;
- Aquecimento/Arrefecimento (Controlo temperatura)
- Controlo de temperatura por divisão do piso radiante tanto para aquecimento como para arrefecimento, de acordo com a temperatura exterior;
- CCTV (camaras e vídeo porteiro)
- Alarme (sensores de portas e janelas, e sensores de movimento)
- Comando portões e porta
- Controlo abertura e fecho de 2 portões seccionados, 1 portão de 2 folhas e porta (acesso visitas) de entrada na propriedade;
- Sistema de rega
- IPTV
- Partilha de canais pelas 2 salas, cozinha e quartos;
Como nada disto funciona sem uma boa cobertura de rede em toda a casa, e pelo que tenho lido, vou optar pelo sistema da Ubiquiti Unifi, que consigo resolver o sistema de rede e cctv de uma forma mais simples, e mantendo tudo na mesma plataforma.
Não sei se sabem mas a Ubiquite, disponibiliza uma plataforma para se poder fazer um estudo do sistema de rede e cctv, determinando logo os equipamentos necessários para a nossa rede funcionar, bem como metros de cabo necessários para montar o sistema todo.
Fiz um estudo de acordo com as minhas necessidades, implementado as tomadas de rede, as camaras, os AP´s (AC PRO 1750 MBPS) de acordo com a melhor cobertura possível, e é gerado uma desenho como o que partilho aqui com vocês.
Rede Piso 0
Rede Piso 1
Cobertura angular CCTV
Ligações nível Piso 0
Ligações nível Piso 1
Deixo vos aqui um esquema dos equipamentos de vou utilizar neste sistema de rede e CCTV:
Armário Rack
O armário rack vai ficar localizado num armário despenseiro na cozinha (para já, parece ser a melhor opção que temos) e pelos equipamentos que necessito uma rack de 19” de 12U com profundidade de 450mm chega perfeitamente.
Gateway
Vou optar por utilizar o UDM Pro, porque me permite ter um disco 3.5" HDD para fazer a gravação das imagens das camaras de pelo menos até 16T (acho mais que suficiente), de acordo com a informação que recolhi., e assim para já não preciso de investir numa NAS externa.
Pach Painel
Patch panel vou optar por um de 24 portas para o rack de 19” e altura 1U. É suficiente, tenho uma utilização de 21 portas, e o UDM, também me permite ligar mais algumas coisas caso seja necessário.
Vou utiliza-lo para ligar todos os cabos de rede que vão para as divisões da casa com tomadas de rede, camaras e os 2 acess point que vou ter no tecto da casa (um por piso para já).
Switch
Em relação ao switch estou na duvida entre o USW 24 PoE ou o USW Pro 24 PoE. A duvida aqui prende-se pela utilização futura da UPS na Unifi, ou não, uma que que o USW 24 Poe não é suportado pelo ups da Unifi, mas também não sei ainda se posso utilizar a UPS da Unifi para ligar o mini pc. Neste ponto tenho de fazer contas custo/beneficio/simplicidade do sistema, para fazer a escolha acertada.
Prateleiras
Vou colocar 2 prateleiras com profundidade de 350mm, com altura de 1U cada, para colocar o mini pc, e outros equipamentos necessários.
Régua de tomadas
Não há muito por onde escolher. Vou optar por uma régua de 8 tomadas com interruptor, para ligar todos os equipamentos.
Mini PC
O mini pc que tenho em vista para instalar proxmox e correr VMs para o hass.io, e outros serviços que venha a necessitar é Intel NUC NUC8i3BEH com as seguintes características:
- Processador: Intel® Core™ i3-8109U Dual-Core, 3.00 GHz com Turbo até 3.60 GHz, 4 MB Cache
-
Memória RAM:
- Kingston KCP424SD8/16 SO-DIMM DDR4 2400MHz PC4-19200 16GB CL17
- Suporta até 32GB
- Gráficos: Intel® Iris® Plus Graphics 655
-
Armazenamento:
- Disco Kingston A400 SSD 480GB
- 1 x Slot M.2 22x42/80 (key M)
- 1 x Slot HDD/SSD 2.5"
-
Interface:
- 4 x USB 3.1 Gen2
- 1 x HDMI 2.0a
- 1 x USB-C (DP1.2)
- Leitor de cartões de memória
- Jack 3.5mm
-
Comunicações:
- Intel® Wireless-AC 9560 + Bluetooth 5.0
- Intel® Ethernet Connection I219-V
- Alimentação: Adaptador AC
- Dimensões: 117 x 112 x 51mm
Espero não ter criado um 1º posto muito extenso e que possa ter o vosso feedback em relação ao que me proponho.
O próximo passo, que vou começar a analisar é os dispostos que serão necessários para implementar o sistema que pretendo.