O meu projecto HA

Boas pessoal,

Sou novo aqui no fórum, mas venho aqui começar a partilhar a ideia de projecto para a reabilitação da minha casa que espero que comece nos próximos tempos as obras.

O objectivo é poder partilhar com vocês as minhas ideias é receber críticas e ideias de melhoria.

Começando por apresentar a moradia. Trata-se de uma habitação com cerca de ± 250m2 de área útil, dividida em 2 pisos, mais um anexo que será a garagem.

Sistemas a implementar:

  • Controlo de iluminação
    • Controlo integral da iluminação interior por divisão, mantendo o sistema normal de interruptores;
    • Controlo por horário e ou luz solar, da iluminação exterior (jardim)
  • Controlo estores eléctricos / brisas solar
    • Automatizar abertura e fecho / rotação das brisas por hora e ou temperatura exterior vs. interior;
  • Aquecimento/Arrefecimento (Controlo temperatura)
    • Controlo de temperatura por divisão do piso radiante tanto para aquecimento como para arrefecimento, de acordo com a temperatura exterior;
  • CCTV (camaras e vídeo porteiro)
    • Alarme (sensores de portas e janelas, e sensores de movimento)
  • Comando portões e porta
    • Controlo abertura e fecho de 2 portões seccionados, 1 portão de 2 folhas e porta (acesso visitas) de entrada na propriedade;
  • Sistema de rega
  • IPTV
    • Partilha de canais pelas 2 salas, cozinha e quartos;

Como nada disto funciona sem uma boa cobertura de rede em toda a casa, e pelo que tenho lido, vou optar pelo sistema da Ubiquiti Unifi, que consigo resolver o sistema de rede e cctv de uma forma mais simples, e mantendo tudo na mesma plataforma.

Não sei se sabem mas a Ubiquite, disponibiliza uma plataforma para se poder fazer um estudo do sistema de rede e cctv, determinando logo os equipamentos necessários para a nossa rede funcionar, bem como metros de cabo necessários para montar o sistema todo.

Fiz um estudo de acordo com as minhas necessidades, implementado as tomadas de rede, as camaras, os AP´s (AC PRO 1750 MBPS) de acordo com a melhor cobertura possível, e é gerado uma desenho como o que partilho aqui com vocês.
Rede Piso 0

Rede Piso 1

Cobertura angular CCTV
Ligações nível Piso 0

Ligações nível Piso 1

Deixo vos aqui um esquema dos equipamentos de vou utilizar neste sistema de rede e CCTV:

Armário Rack
O armário rack vai ficar localizado num armário despenseiro na cozinha (para já, parece ser a melhor opção que temos) e pelos equipamentos que necessito uma rack de 19” de 12U com profundidade de 450mm chega perfeitamente.

Gateway
Vou optar por utilizar o UDM Pro, porque me permite ter um disco 3.5" HDD para fazer a gravação das imagens das camaras de pelo menos até 16T (acho mais que suficiente), de acordo com a informação que recolhi., e assim para já não preciso de investir numa NAS externa.

Pach Painel
Patch panel vou optar por um de 24 portas para o rack de 19” e altura 1U. É suficiente, tenho uma utilização de 21 portas, e o UDM, também me permite ligar mais algumas coisas caso seja necessário.
Vou utiliza-lo para ligar todos os cabos de rede que vão para as divisões da casa com tomadas de rede, camaras e os 2 acess point que vou ter no tecto da casa (um por piso para já).

Switch
Em relação ao switch estou na duvida entre o USW 24 PoE ou o USW Pro 24 PoE. A duvida aqui prende-se pela utilização futura da UPS na Unifi, ou não, uma que que o USW 24 Poe não é suportado pelo ups da Unifi, mas também não sei ainda se posso utilizar a UPS da Unifi para ligar o mini pc. Neste ponto tenho de fazer contas custo/beneficio/simplicidade do sistema, para fazer a escolha acertada.

Prateleiras
Vou colocar 2 prateleiras com profundidade de 350mm, com altura de 1U cada, para colocar o mini pc, e outros equipamentos necessários.

Régua de tomadas
Não há muito por onde escolher. Vou optar por uma régua de 8 tomadas com interruptor, para ligar todos os equipamentos.

Mini PC
O mini pc que tenho em vista para instalar proxmox e correr VMs para o hass.io, e outros serviços que venha a necessitar é Intel NUC NUC8i3BEH com as seguintes características:

  • Processador: Intel® Core™ i3-8109U Dual-Core, 3.00 GHz com Turbo até 3.60 GHz, 4 MB Cache
  • Memória RAM:
    • Kingston KCP424SD8/16 SO-DIMM DDR4 2400MHz PC4-19200 16GB CL17
    • Suporta até 32GB
  • Gráficos: Intel® Iris® Plus Graphics 655
  • Armazenamento:
    • Disco Kingston A400 SSD 480GB
    • 1 x Slot M.2 22x42/80 (key M)
    • 1 x Slot HDD/SSD 2.5"
  • Interface:
    • 4 x USB 3.1 Gen2
    • 1 x HDMI 2.0a
    • 1 x USB-C (DP1.2)
    • Leitor de cartões de memória
    • Jack 3.5mm
  • Comunicações:
    • Intel® Wireless-AC 9560 + Bluetooth 5.0
    • Intel® Ethernet Connection I219-V
  • Alimentação: Adaptador AC
  • Dimensões: 117 x 112 x 51mm

Espero não ter criado um 1º posto muito extenso e que possa ter o vosso feedback em relação ao que me proponho.
O próximo passo, que vou começar a analisar é os dispostos que serão necessários para implementar o sistema que pretendo.

3 Curtiram

Bem-vindo à comunidade!

E como tencionas fazer isso? Com shellies?

não sei a opinião de outros, mas a minha é utilizar switch PoE só para o necessário. Por exemplo, se precisas de alimentar 4 camaras + 3 APs, um switch PoE de 8 ou 16 portas. E depois 1 switch normal para o resto da cablagem.

vejo um contra nisto, mas não havendo espaço noutro sitio nada a fazer.
Mais tarde podes querer meter um PC ou NAS, e pode fazer algum ruído das ventoinhas. Aliás, um switch PoE faz algum barulho, analisa bem

Obrigado pelas perguntas @ricreis394 .

Relativamente as luzes, pretendo controlar com shelly’s, ou sonoff atrás dos interruptores. (tenho de continuar a minha pesquisa neste mundo do HA para ver o que posso fazer, e o que pretendo fazer.

Em relação em utilizar 2 switch (um poe 8 portas + um normal de 16 ou 24 portas), em termos de custo, a diferença não é assim tanto. Um switch Poe 8 + um normal de 24, da Unifi ficaria em sensivelmente em 293€ e o switch que tenho escolhido fica-me em 308€ e não fico limitado futuramente em termos de portas POE.

Quanto à localização do sistema, a ideia passa por ser na cozinha ou na lavandaria divisão ao lado da cozinha. Em termos de espaço não estrei assim tão limitado porque a rack será instalada, tanto numa ou na outra divisão num armário com 2.40m de altura. Poderei futuramente trocar a rack por uma maior.
Posso também ainda optar por meter tudo no sotão, mas ainda não está decidido, se vai ficar acessível ou não.

Olá @IvoG,

Também sou novo aqui no fórum, e estava a ver alguns projetos aqui e deparei-me com o teu.
O que tu queres implementar, é exatamente tudo o que eu quero implementar. Eu vou começar a construir uma casa e já começei a pesquisar sobre isto. Já tinha chegado a conclusão que queria um sistema de rede e cctv da Ubiquiti, não sabia que disponibilizavam a plataforma para fazer o estudo.

Em relação ao sistema de smartHome, também já andei a pesquisar e gostava de ter o Home Assistant, mas já procuraste alguma empresa que implemente domótica para saber de valores?
Tenho visto bastantes comentários, e uns dizem que o melhor é a domótica com KNX, outros dizem que não.

Obrigado por partilhares o teu projeto.

Boas

Tenho um cliente que tem um orçamento de 20k € para um sistema de knx para toda a casa, e nem é uma casa muito grande. Acho que knx ainda é demasiado caro, prefiro usar o home assistant. Mas para quem não queira ter o trabalho do HA o knx pode ser uma boa solução.

Boas @Joao_Simoes,

Isso é mesmo muito caro. Eu quero aprender a trabalhar com o HA, por isso, acho que será mesmo a melhor opção :slight_smile:
Mas mesmo assim acho que vou pedir orçamento nem que seja apenas para luzes e estores, e depois é possivel conectar com o HA na mesma certo?

Obrigado

Bom dia @Alexandre_Barreto

Vou optar com fazer uma instalação eléctrica normal de casa sem domótica, mas ter o cuidado de deixar já as coisas pensadas para ir implementado aos poucos. Como é tudo novidade e a experiencia é pouca, não é fácil, mas quero ser eu a fazer as coisas.

2 Curtiram

@IvoG eu também quero fazer eu as coisas. A minha casa ainda está no inicio do desenho, então tenho “tempo” para pensar bem em tudo. Mas quero saber todas as possibilidades que existem, para saber o que preciso para o que eu pretendo.

Deixa já caixas fundas em tudo e deixa tubos de reserva para os tetos tanto de eletricidade como ited. E mete também um bastidor em vez de ati

Ivo,
Parabéns pelo projecto. Estou a concluir a minha moradia e vou fazer algo muito parecido com o que descreves.
Ainda estou a estudar muita coisa, nomeadamente a componente da automação, mas o objectivo final é o que descreves.
Posso-te perguntar o porquê de usares a solução de CCTV da Unifi?
Do que vi, os valores têm preços bastante superiores acima de outras soluções “normais” no mercado CCTV (Hikvision, Dahua, Reolink, etc.) e penso que não têm a variedade de soluções de outros fabricantes.
A vantagem que vejo é a integração com a gestão Unifi, mas têm a desvantagem de ficar um bocado aquém na variedade e no preço.
Quais as principais vantagens que viste nesta marca, no que toca ao CCTV?

As vantagens são essas mesmas que mencionaste, ficar integrado no sistema unifi. Mesmo na variedade de câmaras é muito reduzido.

Boa tarde @AntonioCosta , o porque de escolher o sistema de CCTV da Unifi é mesmo pela integração no sistema da Unifi.
Se fizeres contas aos equipamentos de outras marcas com as mesmas características, se calhar vais ver que não ficam assim mais baratos.

Por exemplo um sistema da Dahua de um NVR + 5 camaras IP ficam sempre em 1100€
O sistema da Unifi vai me ficar em 1200/1300€ já incluindo o gateway que faz NVR.

Entretanto para me começar a entreter e a criar alguma coisa comprei para:

Análise consumo de energia
1x Wibeee Home (https://wibeee.com/wibeee-home/#productos)

Iluminação exterior - Jardim
1x SONOFF 4CHR3/PROR3 (https://sonoff.tech/product/wifi-diy-smart-switches/4chr3-4chpror3)

Estores Eléctricos
1x LORATAP SC500W-V2 (https://www.loratap.com/products/sc500w-v2)

Iluminação interior
1x SONOFF MINIR2 (https://sonoff.tech/product/wifi-diy-smart-switches/sonoff-minir2)

Sensores zigbee para portas, temperatura e movimento
1x SONOFF ZBBridge (https://sonoff.tech/product/smart-home-security/zbbridge)

1x SONOFF SNZB-04 (https://sonoff.tech/product/smart-home-security/snzb-04)

1x SONOFF SNZB-03 (https://sonoff.tech/product/smart-home-security/snzb-03)

1x SONOFF SNZB-02 (https://sonoff.tech/product/smart-home-security/snzb-02)

Portão garagem
1x WOFEA garage door (Wofea wifi interruptor inteligente garagem abridor de porta controlador trabalho com alexa echo google casa smartlife/tuya controle app nenhum hub exigir|Controle remoto p/ portão| - AliExpress)

Outros - ainda sem função especifica
1x SONOFF TH16 (https://sonoff.tech/product/wifi-diy-smart-switches/th10-th16)

1x SONOFF S20 (https://sonoff.tech/product/wifi-smart-plugs/s20)

Entretanto para flashar, tasmotizar e experimentar comprei:

1x CC Debugger ZIGBEE emulator CC2531 (Cc depurador zigbee emulador cc2531 cc2540 sniffer placa sem fio bluetooth 4.0 dongle captura usb programador downloader cabo|Circuitos integrados| - AliExpress)

1x Wireless Zigbee CC2531 (Wireless Zigbee CC2531 CC2540 Sniffer Bare Board Packet Protocol Analyzer Module USB Interface Dongle Capture Packet Module|Integrated Circuits| - AliExpress)

1x ESP8266 (https://mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=1667_2604_2607&products_id=096-7810)

1x FT232RL FTDI (https://mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=1667_2604_2607&products_id=096-6949)
61FzcNp6CyL.AC_SX466

1 Curtiu

Pelos vistos vais ter ampla diversão nos próximos tempos. Também reformulei a minha casa, muitas das opções foram as mesmas que as tuas, porém fiz algumas diferentes:

  1. Contratei o sistema de alarme a uma empresa especializada porque valorizo o serviço de vigilância que fazem, bem como poderem detectar interferências e/ou cortes nas comunicações. Os equipamentos são desta marca, podem ser vendidos pela Prosegur com o serviço incluído, ou ligados ao HA
  2. O sistema de alarme tem câmaras que fazem gravação on-demand, ou quando é detectado movimento. Tenho acesso por TM ou PC, local ou remoto. Ou seja, não investi em CCTV, pelo menos por agora. Deixei as tubagens e cablagens prontas e se algum dia me voltar a passar pela cabeça ter CCTV é só comprar as câmaras e o NVR
  3. Optei por um RPi4 com OpenWrt em vez do router da Ubiquiti. Complica um pouco o setup inicial, mas é daquelas coisas que não se está sempre a alterar. E assim tenho uma VPN privada com WireGuard para aceder à casa remotamente
  4. Sendo um cliente Vodafone achei interessante usar a app da Vodafone para android TV. Assim, na sala tenho a box da Vodafone, e noutras divisões com TV tenho Xiaomi’s, o que também dá para os putos terem HBO e alguns joguinhos. Embora tenha instalado cablagem coaxial para TV em toda a casa acabei por só a usar na cozinha
  5. O AP do R/C fica num lado da casa e o do 1º piso no lado oposto. O que me falha um pouco é que faço frequentes chamadas com WhatsApp e quando estou em movimento o TM não passa rapidamente de um AP para outro, o que faz com a que a comunicação tenha falhas. Não sei se é defeito dos AP’s Ubiquiti ou se é alguma incompatibilidade do TM com o “roaming” entre AP’s. Se estiver parado tudo bem. Não uso mesh (os APs estão cablados) e os TM’s estão parametrizados para usar 2,4GHz dado que com 5GHz o WhatsApp só se aguenta nas proximidades dos APs
  6. Em vez de Sonoff S20 uso TP-LInk. Parece-me mais robusto, sobretudo se se ligarem equipamentos de 2000W (a TP-Link tem modelos adaptados para esse caso)
  7. Portão garagem: não tenho experiência com dispositivos Tuya, pelo que optei por este relé alimentado pelo circuito de comando do motor com este regulador de tensão. Cabe na caixa do motor. Depois é só ter um (ou mais) botões (os do Ikea servem se houver zigbee por perto). Com um 2º relé pode-se impedir o portão de trabalhar (útil quando o alarme está ligado ou a tranca manual está posta). Obs: o circuito de comando do meu portão é este

Com o router da Ubiquiti também tens VPN e muitas outras coisas por hardware que o Rpi faz apenas por software.

Neste ponto há várias questões sendo que uma é que essas falhas na ligação podem ter a ver com o canal em que os APs estão e não com o sinal. Outra é que mesmo estando ligados por cabo os APs da Ubiquiti funcionam sempre em MESH, a única diferença é que não estás a ocupar parte da largura de banda do APs com a comunicação entre eles.

São duas boas soluções. Depende do que se valorize mais. Em casa, que só depende de mim e nunca há mais de dois clientes remotos, optei por OpenWrt. No trabalho, que amanhã pode lá estar outro e tem mais clientes remotos, donde a encriptação por HW tem o seu peso, optei pelo Ubiquiti.

Obrigado, vou investigar se é essa a causa.

1 Curtiu

Acho que estás a confundir coisas. O KNX é um sistema de comunicação, podendo o mesmo ser utilizado com um interface para ligar a diversos sistemas de integração, analíticos,… . Não é por si só uma solução fechada ou limitada.

Temos muitos membros da comunidade com KNX ligados ao HA, de forma idêntica ao zigbee, wifi,…

@Alexandre_Barreto , @IvoG
Em relação a preços, vai depender naturalmente da empresa que faz o serviço e equipamentos utilizados. Contudo, uma solução knx não fica tão cara como muitos vendem.

Na minha opinião pessoal, para nova construção ou grande reabilitação, será a solução ideal. Mesmo considerando a diferença de preços para equipamentos por rádio.

1 Curtiu

@Luis_Andrade qual a vantagem de ter um sistema KNX?

Podes consultar aqui no fórum na categoria de knx. Ou, caso pretendas, ir ao nosso canal do discord onde até fazemos apresentações em direto (por norma ao final do dia pelas 22h) por vídeo e colocar as dúvidas diretamente a quem estiver online. As últimas semanas temos tipo presenças quase diárias.

Para resolver o problema tive que desmarcar o “Fast Roaming” e fixar o canal em todos os AP’s (estava em auto). Obrigado por me teres posto na pista.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade