Nova construção: controlo de luzes

Estou a construir uma casa e estou em dúvida se faço controlo de luzes com um switch de parede digital ou mantenho os switches convencionais e coloco um shelly/sonoff mini na caixa.

Opiniões?

Muito embora as soluções wi-fi funcionem em 99% dos casos, vá-se lá saber porquê alguns dispositivos ficam offline aleatoriamente e por curtos períodos. Uma solução baseada em KNX seria mais robusta, penso eu, embora não tenha experiência em usar KNX.

Não tenho dúvida disso mas pelo preço é uma solução que está fora do de hipótese.

É um bocado ao gosto de cada um, não é?

Eu quando fizer casa vou optar por switches convencionais com Shelly ou equivalente na caixa, pelas seguintes razões:

  • posso fazer a instalação convencional e acrescentar mais tarde (quando estás a construir e os custos começam a acumular, vais procurar sítios para os cortar… :sweat_smile:)
  • não gosto de switches digitais/touch, são mais difíceis de usar sem olhar (sei que existem switches inteligentes com interação tradicional, mas:)
  • tenho mais opções de switches para combinar com a casa.
  • se optar por não instalar logo na construção: ao utilizar a casa tenho mais informação para decidir que espaços beneficiariam de autorização nas luzes e que espaços não precisam.

Se seguires por este caminho, recomendo que tentes instalar caixas de tomadas fundas (61/64mm) para garantir que tens espaço para tudo.

Parecem-me bons argumentos! Acho que vou apostar nos inwall.

Há uma terceira opção. Pedir ao electricista para passar os cabos directos para o quadro ao invés de uma instalação tradicional. Assim podes manter todos os shelly junto do quadro eléctrico e se houver stress é mais fácil de trocar. Ainda que os Shelly sejam pequenos, andar a organizar/ligar cabos na caixa da parede é sempre uma seca :wink:

Eu, foi o que fiz na remodelação. Exigi caixas fundas em todos os pontos, desde tomadas a interruptores, para o que o futuro ditar…

Já fui colocando em alguns estores módulos wifi e funciona bem!

A opção de centralizar tudo no quadro (nem que fosse um novo só para isso) é boa, ficaria tudo arrumado e podiam-se usar módulos de relays com mais saídas, mas eu nunca abdicaria do comum interruptor, pelo que esta solução obrigava a meter tudo com comutadores ou inversores de escada e passar mais cabos e não seria solução para os estores elétricos ou tomadas individuais…

1 Curtiu

Eu também optei pelos shelly e as caixas fundas. Mesmo que falhe o wifi, tenho sempre o comando manual. Ainda não consegui justificar a diferença de preço para o knx. Não acho que acrescente muito mais ao que é possível fazer com shelly. Para ter os shelly a funcionar como deve ser, tem que se ter uma rede wifi como deve ser. De resto, barato, simples e poderoso.

1 Curtiu

Mas para isso tens de ter um espaço vazia no quadro bem grande caso queiras colocar lá os Shelly para controlar interruptores e tomadas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade