NodeMCU + Tasmota + Sensores

Boas :slight_smile:
Flashei tasmota em varias nodeMCU, as quais terão sensores diferentes de umas para as outras. Tenho algumas dúvidas quanto à melhor forma de integrar no HA.
Primeiro, activei o discovery no mqtt, fiz SetOption9 1. e os sensores começaram a aparecer no HA. Até aqui tudo bem. Num dos nodes tenho 2 reed e um pir, os quais configurei como switch, e defini um relay para cada um dele em pins k nao ia usar. Aparecem me os 3 como switchs… e reportam bem o estado, eu abro uma porta ele fica on, fecho fica off…tudo ok, quanto ao pir deteta movimento fica on, deixa de detetar fica off… tudo bem…
O que acontece é que eu queria que os reed em vez de me aparecerem no HA como swtchs, me aparecem como portas e nao como switch(ficando assim a reportar como aberto e fechado e nao ter controlo manual), e o pir aparecesse como movimento… é possivel?
Outra questão: noutra node tenho um sensor mq-2 adicionado no A0, e noo tasmota mostra me os valores, o problema é que o discovery nao me adiciona ao HA. terei de o adicionar manualmente? se sim, precisava de alguma ajuda…

Idealmente, para o que queres, deves adicionar todos manualmente…

consegues ajudar-me com isso? precisava percebr como adicionar os pir, reed e mq-2… o dht22 e os switchs penso k consigo chegar lá…

Os switches deverá ser algo assim:

# Example configuration.yaml entry
switch:
  - platform: mqtt
    name: "Sonoff power"
    state_topic: "tele/sonoff/STATE"
    value_template: "{{ value_json.POWER }}"
    command_topic: "cmnd/sonoff/POWER"
    availability_topic: "tele/sonoff/LWT"
    qos: 1
    payload_on: "ON"
    payload_off: "OFF"
    payload_available: "Online"
    payload_not_available: "Offline"
    retain: false

Uma questão quanto a isso, eu usei o switch1 , switch2, switch3 e switch4… o power1 corresponde a switch1 o power2 corresponde ao switch2 e assim consecutivamente?

para o DHT será algo assim:

# Example configuration.yaml entry
sensor:
  - platform: mqtt
    name: "Tele Temperature"
    state_topic: "tele/sonoff/SENSOR"
    value_template: "{{ value_json['DHT22'].Temperature }}"
    unit_of_measurement: "°C"
    availability_topic: "tele/sonoff/LWT"
    payload_available: "Online"
    payload_not_available: "Offline"
  - platform: mqtt
    name: "Tele Humidity"
    state_topic: "tele/sonoff/SENSOR"
    value_template: "{{ value_json['DHT22'].Humidity }}"
    unit_of_measurement: "%"
    availability_topic: "tele/sonoff/LWT"
    payload_available: "Online"
    payload_not_available: "Offline"

Fazeres com que os reeds apareçam como portas tens de fazer deles sensores binários com o device class de door.

1 Curtiu

Está errado… Os switches são assim:

switch:
  - platform: mqtt
    name: "Sonoff power"
    state_topic: "stat/sonoff/POWER1"
    command_topic: "cmnd/sonoff/POWER1"
    availability_topic: "tele/sonoff/LWT"
    qos: 1
    payload_on: "ON"
    payload_off: "OFF"
    payload_available: "Online"
    payload_not_available: "Offline"
    retain: false

O power1 corresponde a switch1 o power2 corresponde ao switch2 e assim consecutivamente…

para os Reed sera:

binary_sensor:
 - platform: mqtt
   name: "Reed da janela 1"
   state_topic: "stat/sonoff/POWER2"
   payload_on: "ON"
   payload_off: "OFF"
   availability_topic: "tele/sonoff/LWT"
   payload_available: "online"
   payload_not_available: "offline"
   qos: 0
   device_class: opening
1 Curtiu

nice… obrigadão. Então para os PIR deduzo que seja igual ao reed mas device_class diferente. certo?
Sendo que para reeds de portas posso usar “door”, os reed de janelas “Window”, e pir “motion”.
E para o MQ-2? sabes?

Sim, isso mesmo. Os PIR podem usar occupancy ou motion conforme o que fizer mais sentido no teu caso.

neste caso seria o motion. mas os links ajudaram bastante, obrigado. Agora so falta mesmo perceber como adicionar o mq-2.

1 Curtiu

Coloca aqui um log da consola do tasmota…

Agora nao consigo… ao fim da tarde ja coloco

Peço desculpa pela demora, como pediste que colasse o log, ao ve-lo percebi como fazer :slight_smile: E já tenho tudo a reportar.

Agora precisa tambem de uma ajuda na parte eletronica. Tenho tido problemas em ligar os reed… Ja testei varios GPIOS, mas servindo de exemplo, vamos considerar a D1 D2 e D3 com um reed em cada… e cada um deles ligado a 3v3.
Com este setup não funciona… se ligar uma resistencia de 1k entre cada pin(D1,D2,D3) e o GND , consigo que funcionem, ou pelo menos temporariamente… O que acontece é que primeiro o led azul da nodemcu ficar sempre ligado no maximo de intensidade… só nisso já se ve que algo está mal… Para alem disso, está constantemente a perder a comunicação, ou mesmo a reiniciar… Até que eventualmente acaba por ficar bloqueado e deixa de reportar…
Alquem me consegue ajudar com a parte eletronica? Seja com tasmota, com o codigo do bruh… acontece o mesmo… o problema está mesmo na ligaçao dos reed… talvez a resistencia tenha de ser de outra capacidade? E se sim, como saber ? Alguem me ajude por favor… :smiley:

Liga os Reed ao ground, não aos 3.3! :wink:
Não precisas de resistência nenhuma… Se os fios forem longos, aí sim, deves precisar de low pass filter - resistência e condensador… Procura na net…

Tambem tentei no grd mas nao actualiza o estado… uns deles tem fios de cerca de 3 metros, outros cerca de 5 metros…

Já agora, os reeds em questão, são os seguintes:
(Não sei se faz diferença ou não…)

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade