Node-Red - Telegram envio data e hora juntamente com a mensagem

Não estás a pôr mesmo o xxxxxxxxxx ou "xxxxxxxxxx" pois não?? Aí é suposto colocares o teu chatid (sem aspas)…

Boas.
Não, eu fiz um “substituir” no meu chatId antes de copiar para aqui o código. No lugar do “XXXXX” tenho o meu chatId.

Obrigado.
Lopitos

Não é isso que está no flow que meteste aqui…

Manda um screenshot da tua configuração do template node e do erro que aparece.

Vai dando feedback da performance dessa qnap com virtualização do HA. Poderá ser importante para outros membros da comunidade que pretendam fazer o mesmo ou adquirir uma igual.

Boas,

Segue o screenshot:
Erro + Flow completo:


Detalhe do Node template:

Obrigado. Lopitos

Eu tive que desativar alguns aplicativos básicos do NAS devido à falta de RAM para poder correr a VM sem problemas. No entanto, quando instalar os restantes 4GB de RAM vou dar feedback. Penso que o melhor é ser noutra publicação especifica para isso. Nestes últimos dias passei algum tempo a ler as Vossas experiências.

1 Curtiu

Está a utilizar o tipo de aspas erradas… Usa as aspas que ficam na tecla dois " e não uses as nem as . Nem sei onde foste buscar isso mas cheira-me a copy/paste…

Altera isso e dá feedback.

@lopitos Se estiveres a utilizar a palete no nodered node-red-contrib-telegrambot-home não precisas colocar isso tudo, podes fazer da seguinte forma…

No simpletime só lhe dás o nome que queres, depois no template colocas desta forma…

E no Notify node tens de ter o bot já configurado e adicionar o ChatID. Não precisas escrever nada na mensagem, escreves antes no template o que queres enviar.

Eu, para colocar a hora actual, vou buscar à msg original… É um dado que te é fornecido logo de inicio. Não se justifica complicar com nodes adicionais, acho eu…

Bingo.

Era esse o problema. Muito obrigado.
Já agora, @Maddoctor, como é que “chamas” a data e hora da mensagem original?

Para já está a funcionar perfeitamente com a primeira solução. Muito simples de implementar. O meu problema é ter muitos poucos conhecimentos em programação.

Abraço, e muito obrigado pela ajuda de todos.
Lopitos

Tens essa info em msg.data.new_state.last_changed, por exemplo… A partir daí podes extrair a parte que quiseres…

Aproveitando o mesmo topico e como também estou a iniciar no NodeRed, segui os mesmos passos mas nao me está a enviar notificação…

[{"id":"605f8883.932ed8","type":"tab","label":"TESTE1","disabled":false,"info":""},{"id":"45e94aa8.636c34","type":"trigger-state","z":"605f8883.932ed8","name":"Porta Principal","server":"8ad89b3d.5f0528","exposeToHomeAssistant":false,"haConfig":[{"property":"name","value":""},{"property":"icon","value":""}],"entityid":"sensor.interruptorsirene","entityidfiltertype":"exact","debugenabled":false,"constraints":[{"id":"0syzlbus2ri","targetType":"this_entity","targetValue":"","propertyType":"previous_state","propertyValue":"old_state.state","comparatorType":"is","comparatorValueDatatype":"str","comparatorValue":"off"},{"id":"bb5hc6xz6u8","targetType":"this_entity","targetValue":"","propertyType":"current_state","propertyValue":"new_state.state","comparatorType":"is","comparatorValueDatatype":"str","comparatorValue":"on"}],"constraintsmustmatch":"all","outputs":2,"customoutputs":[],"outputinitially":false,"state_type":"str","x":80,"y":100,"wires":[["953f222a.4aa4a"],[]]},{"id":"953f222a.4aa4a","type":"simpletime","z":"605f8883.932ed8","name":"","x":270,"y":200,"wires":[["78a8faf.b194404"]]},{"id":"78a8faf.b194404","type":"template","z":"605f8883.932ed8","name":"","field":"payload","fieldType":"msg","format":"handlebars","syntax":"mustache","template":"{ \"chatId\": CHATID, \"type\": \"message\" , \"content\": \"{{mydom}}/{{mymonth}}/{{myyear}} {{mytimes}} \\n Porta da Rua ABERTA - Receber imagem?\" }","output":"json","x":460,"y":140,"wires":[["c00515b.4e3c3e8","cd50fcbf.fcdfc"]]},{"id":"cd50fcbf.fcdfc","type":"debug","z":"605f8883.932ed8","name":"","active":true,"tosidebar":true,"console":false,"tostatus":false,"complete":"false","x":650,"y":200,"wires":[]},{"id":"82a0b405.9d3538","type":"template","z":"605f8883.932ed8","name":"","field":"payload","fieldType":"msg","format":"handlebars","syntax":"plain","template":"Dia {{mydom}}/{{mymonth}}/{{myyear}} ás {{mytimes}}\nPorta da Rua ABERTA","output":"json","x":460,"y":300,"wires":[[]]},{"id":"c00515b.4e3c3e8","type":"telegram sender","z":"605f8883.932ed8","name":"","bot":"add8f463.d3b338","x":660,"y":100,"wires":[[]]},{"id":"8ad89b3d.5f0528","type":"server","z":"","name":"Home Assistant"},{"id":"add8f463.d3b338","type":"telegram bot","z":"","botname":"telegram","usernames":"","chatids":"","baseapiurl":"","updatemode":"polling","pollinterval":"300","usesocks":false,"sockshost":"","socksport":"6667","socksusername":"anonymous","sockspassword":"","bothost":"","localbotport":"8443","publicbotport":"8443","privatekey":"","certificate":"","useselfsignedcertificate":false,"sslterminated":false,"verboselogging":false}]

https://gyazo.com/ad81418106843a7a5a466c59390da8f0

Testei o teu flow e substituí o seguinte:

  • Coloquei as configurações do meu Home assistant
  • Escolhi um switch que tenho para poder aplicar e testar a condição no node “Triguer State”
  • Substituí o CHATID pelo meu
  • Alterei a configuração no “sender” para o meu BOT.

Funcionou tudo perfeitamente.

Questão: o teu sensor está a passar bem de off para on? tenta colocar um debug adicional no node “Porta principal” - ajuda para confirmar que o estado do sensor mudou no Node-Red. Eu quando tenho duvidas meto um debug em tudo. :wink:
Já alguma vez conseguiste colocar o Node-Red a falar com o teu bot?

Aguardo noticias.

Sim ele passa bem de ON para OFF e vice versa (vejo essa transição a ser feita no NodeRed)…
Nunca consegui colocar o meu bot no Node-Red até porque eu iniciei-me há uns dias atrás, mas eu estava a usar as notificações tipo “Call Service” - Chamava o notify.telegram do HA e ainda escrevia a mensagem que queria nesse “Call Service”. Acho que foi por aí que o meu HA começou a dar o berro.

Tenho de desactivar o serviço Telegram todo no HA não tenho? E no NodeRed é que adiciono os chatID?
No “Sender” insiro só o “API” e o nome do meu “Bot” e no “Template” é que coloco o “ChatID”?

Corrige-me se estiver errado

Experimenta o seguinte video: https://www.youtube.com/watch?v=HsM4CbMGWmU.

Como já tens um BOT criado ignora a parte de o criares. Podes usar o mesmo.
Faz um flow simples como este apenas para testares. Foi assim que comecei. o teste do video serve para criares um flow que responde com o mesmo texto que envias no telegram no chat com o teu bot.

Relativamente a isto penso que seja como Índico:
Não necessitas de desativar no HA. Eu não o fiz.
No Node-Red tens que criar o perfil. Eu recomendo colocar o chatId porque pelo que eu testei e li, evita logo à cabeça que outros comecem a falar e mandar comandos ao teu bot que interfiram com os teus flows do Node-Red.
Relativamente a colocar o chatId no template eu também o faço.
Estou a responder no telemóvel, pelo que não é fácil.

Se o Telegram não for desactivado no HA vão começar a aparecer erros no log sobre o bot já estar a ser utilizado em duplicado.

@lopitos De facto estava mesmo tudo bem feito menos o “Trigger”! Tenho um switch que desse switch fiz um sensor e estava a utilizar esse sensor e nao o verdadeiro switch. Com esse switch ( ou outro) funcionou logo. De qq maneira nao percebo o porquê de com este sensor não funcionar. Eu conseguia ve-lo a passar de On para Off…
Mas está resolvido :wink:
Segue só o exemplo deste switch/sensor:

  - platform: template
    sensors:
#### Subtituir switch sirene por sensor
      interruptorsirene:
        friendly_name: 'Sensor Sirene'
        value_template: >
          {%- if is_state('switch.interruptor_sirene', 'on') -%}
            Ligado
          {%- elif is_state('switch.interruptor_sirene', 'off') -%}
            Desligado
          {%- endif -%}

@j_assuncao Deve ser por isso que o meu HA pifou. Vou ter em atenção a isso para tirar as duvidas.

O HA dá erros mas não impede o funcionamento do sistema, quanto muito enche-te o log com erros.

crias outro bot… pedes ao botfather
tenho assim sem qq problema…

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade