Boas.
Este é a minha primeira publicação pelo que agradeço alguma paciência. Vou tentar cumprir as regras.
Instalei o HA na ultima semana. Na semana anterior estive a fazer uns testes de configuração e cheguei à conclusão que a configuração mais simples é a que tenho atualmente:
QNAP NAS TS-251A com 4 GB RAM (já estão a caminho mais 4 GB)
Ubunto server (ultima versão) em virtualização + Hassio + Node-Red (MQTT server ainda por configurar).
Na semana passada tentei testar o HA em Countainer no NAS, mas a integração dos restantes serviços não me pareceu simples (Node-RED, MQTT server, etc). Segui as recomendações do fórum e estou a utilizar o Hassio.
Os meus conhecimentos em programação são muito limitados.
Agora ao que interessa:
Apenas estou com um equipamento ligado: TP-LINK HS110 ( Wi-Fi Smart Plug with Energy Monitoring). Tenho um Shelly 2.5 para instalar nos estores, mas o tempo não dá para tudo.
Tinha configurada uma automação para quando o TP-LINK ligava o HA envia uma mensagem para o Telegram com o seguinte código:
- id: '1579626290199'
alias: Notificar que Resistência está Ligada
description: 'Descrição: Notificar que Resistência está Ligada'
trigger:
- entity_id: switch.resistencia
from: 'off'
platform: state
to: 'on'
condition: []
action:
- data:
message: '{{ now().strftime(''%Y-%m-%d %H:%M'') }} A Resistência está Ligada'
service: notify.teste
- id: '1579647410598'
alias: Notificar que Resistência está Desligada
description: Notificar que Resistência está Desligada
trigger:
- entity_id: switch.resistencia
from: 'on'
platform: state
to: 'off'
condition: []
action:
- data:
message: '{{ now().strftime(''%Y-%m-%d %H:%M'') }} A Resistência está Desligada'
service: notify.teste`Texto pré-formatado`
No entanto, estive a ler e ver uns videos para começar a utilizar o Node-Red. Já consegui fazer um fluxo em que o sistema me avisa se o TP-LINK liga e desliga (envia mensagem para o telegram). No entanto não consigo colocar no texto da mensagem para o telegram a data e hora atual.
Código da função que gera a mensagem para enviar:
msg.payload = { type: 'message', chatId: 1XXXXXXXXXX }
msg.payload.content = 'A Resistência está Desligada'
return msg;
Questões:
1 - Acham que utilizar o ubuntu em virtualização é a melhor hipótese?
2 - Têm alguma sugestão para o envio da data e hora atual na mensagem do telegram?
Muito Obrigado.
Lopitos