Node-Red para Principiantes - Parte 1, Integração com o Home Assistant

Neste tutorial vamos apenas falar da integração do Node-Red (NR) com o Home Assistant (HA) e não da instalação do NR. Para isso existe já no fórum um tutorial sobre a instalação em Hassio e um tópico sobre a instalação em Raspbian.

Antes de continuar gostaria de dar o devido crédito ao @dedynobre por já andar a falar aqui no fórum sobre NR desde Junho de 2018 e ao @tmarquespt por me ter dado o empurrão final para começar a utilizar o NR.

O que é o Node-Red

O Node-Red foi criado por Nick O’Leary e Dave Conway-Jones do Serviço de Tecnologias Emergentes da IBM em 2013. É uma ferramenta open-source de programação visual por fluxos, criada em Node.JS e cujo editor é acedido directamente pelo browser.

Tem como principais características o seguinte:

  • Basta o browser para lhe aceder, não sendo necessário instalar mais software,
  • É possivél efectuar programações mais complexas em JavaScript,
  • Os elementos da programação podem ser reutilizados,
  • As flows criadas são guardadas como JSON,
  • As flows podem ser copiadas na totalidade ou parcialmente para outro computador,
  • Possibilidade de utilizar o protocolo MQTT com TLS para comunicação com outros sistemas.

Se quiserem saber mais sobre o Node-Red podem fazê-lo na página oficial em https://nodered.org/

A integração com o Home Assistant

A instalação da integração com o HA depende do sistema base instalado. Se utilizarem o Hassio, o addon do Frenk já tem a integração pré-instalada. Se utilizarem outro sistema têm de instalar a palette node-red-contrib-home-assistant. Para instalarem a palette clicam no icone de menu no canto superior direito menu e depois seleccionam a opção manage_palette. Irá então aparecer uma janela onde clicam no separador Install install , escrevem node-red-contrib-home-assistant e clicam no respectivo botão de instalar.

select

Após a instalação irá aparecer do lado esquerdo da interface do NR o seguite conjunto de nodes.

ha_nodes

E é só o que precisam de fazer, não é necessário reiniciar nada!

Se quiserem saber mais sobre esta palette de integração com o HA podem fazê-lo na página oficial em https://flows.nodered.org/node/node-red-contrib-home-assistant

Vantagens da solução Home Assistant + Node-Red

Existem diversas vantagem na integração do NR com HA. Uma delas, senão mesmo a maior de todas, é o facto de depois de criarem um flow ou fazerem alterações aos nodes não precisam de reiniciar o HA, basta clicarem no botão Capture e ao fim de uns segundos está tudo a funcionar!

1 Curtiu

Muito bom @j_assuncao, obrigado por nos relacionar no seu post.

Como tinha dito é muito top a integração dos dois e no momento minhas automações estão todas no NR.

Estava pensando em fazer os dashboard com o NR mas por fim optei por manter no HA.

Ora essa, acho que foste o primeiro a falar sobre o NR aqui no fórum por isso mereces a referência.

Caso queiras escrever uns tutoriais aqui para o fórum entra em contacto comigo por MP. Toda a ajuda é bem vinda!

Em relação ao dashboard também pensei no NR mas com o Lovelace fica muito simples fazer no HA.

Um abraço!

Opa,

Vou escrever sim. Ja tenho muita integração feita com o NR e HA.

3 Curtiram

A post was split to a new topic: Erro ao instalar palett do HA

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade