Node-Red - Falha ao arrancar como serviço

Boas malta,

Queria pedir a vossa ajuda para o seguinte, tenho o nod-red instalado e a arrancar com o comando node-red mas ao configurar o arranque como serviço, ao fazer o sudo systemctl start node-red.service o serviço não arranca.

Alguma ajuda ou dica de como resolver?

Vê aqui: https://nodered.org/docs/getting-started/raspberrypi#running-as-a-service

E aqui: https://nodered.org/docs/getting-started/raspberrypi#autostart-on-boot

Não te esqueças do reload para reconhecer o novo serviço

Consegui resolver com esta solução

1 Curtiu

Sei que não é exactamente esse o tema do tópico, mas há alguma razão para não usares hassio, com todas as vantagens de facilidade de configuração e manutenção que traz?

Boas, não há razão nenhuma em especial… já utilizo o HA a bastante tempo, e comecei a utilizar o nod-red apenas por curiosidade e para explorar mais uma coisa… talvez um dia migre tudo para o HA

Não percebeste o meu comentário… Também uso node red, mas como addon no hassio… É muito mais fácil de configurar. Daí a minha pergunta de porquê não usares hassio, respectivos addons e facilidade de gestão e configuração acrescidos…

ah ok, desculpa… esse addon funciona para quem utiliza o HA em Virtual Environment?

Não, apenas quem tem hassio… Mas afinal porque é que alguém há de ter o HA em venv?! Sinceramente não percebo… Isso está, claramente, ultrapassado pelo hassio… A menos que seja por uma questão de desafio e “gosto” por uma implementação mais “básica” e trabalhosa… Se tens reservas quanto ao hypervisor do hassio, instala numa VM…

Na altura que implementei o HA segui vários tutoriais e a instalação era feita em Venv… dai a opção… por outro lado tenho na mesma máquina a correr um servidor VPN e uma vez implementado ainda não fiz alteração porque não calhou… até agora tem servido perfeitamente… mas vou estudar essa opção.

O melhor conselho que te posso dar é: muda para raspassio ou ubuntassio (nomes atribuídos por nós - encontras informação aqui no fórum). Assim ficas com as vantagens do hassio aliadas às vantagens de teres controlo do SO de base… :wink:

Uma principais vantagens do Hassio e derivados (Raspassio e Ubuntassio) além da utilização de addons são os backups com um só clique que fazem backup não só ao Hassio como também a todos os addons e respectivas configurações e dados (o backup pede ser controlado por um Addon ou por uma automação). O restore também é feito com um só clique.

Ok, Obrigado pelas dicas


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade