Node-RED - Como funciona? Saiba aqui!

1

Agora que você já instalou o Node-RED no seu Home Assistant, vamos auxiliar a entender como essa ferramenta funciona.

A funcionalidade do Node-RED é visual por fluxos (como um fluxograma), criada em Node.JS e cujo editor é acessado diretamente pelo browser (navegador), ou seja, você não precisa instalar nenhum editor.

A ferramenta permite programação mais complexas com JavaScript, mas também serve para qualquer pessoa que nunca programou, basta seguir a documentação e tutoriais.

Após a instalação, ao acessar a ferramenta você terá os seguintes componentes na tela.

  • Lado esquerdo: Paleta com todos os Nodes (Nós) instalados.
  • Centro: Ambiente de desenvolvimento. Onde ficam os Flows criados com suas automações baseado em nós.
  • Lado direito: Você tem um conjunto de informações, área de ajuda, área de debug, configurações de layout.

Nodes

Os nodes existem de vários tipos (inputs, outputs, functions, stores, social, entre outros…). Um tipo é o “home assistant” que já vem instalado esses “nós” com a instalação do Add-on no Hassio. Existem apenas esses nós instalados? Não, você pode instalar vários nós que a comunidade cria, como uma forma de “plugins”. Existem diversos nós criados (mais de 3.000) para realizar integrações como por exemplo com facebook, slack, chatbots, dashboard, etc.) Mas vamos deixar esse assunto para um outro tutorial.

Caso você queira saber mais sobre a paleta de Nodes que existem você pode acessar o endereço https://flows.nodered.org/?num_pages=1.

Cada tipo de node tem suas funcionalidades exclusivas como verificar status, iniciar através de um evento, capturar informações, criar condições, etc. E para cada Node tem uma descrição com as informações de como funcionam. Para visualizar a descrição basta clicar no node no lado esquerdo ou até mesmo se estiver dentro do flow e visualizar a informação no lado esquerdo.

Para conhecer cada node deixe o mouse por uns instantes em cima do node, irá abrir uma tela de pop up com a descrição do node e para entender melhor é só clicar no ícone de Ajuda que no lado direito a área de Ajuda será aberta com todas as informações sobre aquele node e como configura-lo.

Flows

É o seu ambiente de desenvolvimento, onde você cria suas automações. Você pode criar vários flows, desabilitar, renomear, criar descrições, apagar, e inclusive criar subflows, etc.

Utilização

Para iniciar a criar suas automações, basta arrastar seus nodes da paleta de nodes e iniciar o seu desenvolvimento.

Os nodes são interligados para que possa realizar a comunicação com o outro e você tratar/gerenciar essa informação como achar melhor. Clique no quadradinho, segure e solte no quadradinho do outro node para os conectar.

7

Uma vantagem de utilizar o Node-RED é que você pode debugar através do node “debug”. Isso agiliza muito no desenvolvimento de uma automação. As informação são vistas na área de debug no lado direito.

8

Outra grande vantagem é o botão deploy. Toda modificação que você realiza dentro dos seus flows, para poder salvar/testar, você precisa apertar o botão deploy que fica no canto direito na parte de cima da ferramenta.

A partir disso, você já pode testar sua automação, sem mesmo reiniciar o HA, basta clicar no deploy e já estará funcionando.

Capture

Bom é isso. Vamos ao tutorial mostrando como criar a sua primeira automação.

Olá.

Quero começar a utilizar o Node-Red, mas estou a ter dificuldades logo na integração com o HAssistant…
Não consigo ver nenhum sensor disponível no HA.

Aguem me pode dar uma ajuda?

Obrigado

ficou resolvido…removi tudo e voltei a instalar…

:innocent:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade