Nível Botijas 50Kg

Boa tarde

Alguem já fez algum projecto que gosta-se de partilhar para monitorizar o nível de botijas de 50kg

Estava a pensar monitorizar por peso ou pressão de saída.

Obrigado

Olá Daniel, esse projecto que tencionas fazer é para funcionar com ligação ao HA?
Há quem tenha já feito algo com umas células que podes comprar no aliexpress,ebay etc…
Algo tipo isto

Boa tarde Rodolfo

Obrigado pelo feedback.
Sim é para integrar no HA, mas como tens gás deveríamos respeitar as certificações Atex e neste caso teria de ser Ex Ia zona 1 o que para células de carga ou transmissor de pressão fica mais caro e teriamos de por também barreira Atex. Por isso gostaria de saber se alguém se lembrou de outras soluções.

Que me lembre é a primeira vez que esse tema é abordado aqui no fórum. Vamos esperar que algum utilizador possa dar algum input sobre o assunto, sinceramente eu não te poderei ajudar neste sentido.

Aqui está um tema que parece ser interessante. Um gajo anda sempre com medo que o has acabe e assim já sabia mais ou menos quando ele estava para acabar. Pelo peso da garrafa parece ser uma. Solução interessante.

Boa tarde Bruno

Sim pelas células de carga é uma solução fácil, mas eu venho da área da instrumentação industrial e já vi muitos acidentes por falta de material que seja Atex. Imagina que tens uma fuga e gás e por alguma razão tens um problema eléctrico e tens um ponto de ignição… Vai fazer PUMMM…
Para garantir que isso não aconteca terias de usar material com certificação Atex e barreiras.

Gostava de ouvir a opinião sobre outras possíveis soluções.

Obrigado

1 Curtiu

Não haverá um género de uma válvula que faça a contagem do gás ao sair? Mas lá está. Tem de ter sempre corrente…

Para isso existem caudalimetro volumétricos e coriolis mas o preço é exorbitante :grimacing:. Mas era mesmo top se fossem preços convidativos. Que eu conheça é para cima dos 1000.00€ versão Atex.

Se andas na área industrial e isso que queres é para ser usado em área industrial, então sabes que não há volta a dar à certificação ATEX.

Caso seja para utilização doméstica dá preferência a células de carga de baixa voltagem. O perigo existe sempre mas podes por exemplo criar uma balança e colocá-la dentro de uma “camisa” estanque. Já vi algo do género que foi colocado dentro de um de água quente e depois vulcanizado para selar a electrónica lá dentro.

È para implementar em casa :slight_smile:

Então não tenhas problemas com isso e procura umas células de carga de 3v3.

@Daniel Chegaste a dar continuidade a este projecto?

Vou implementar algo do género para pesar uma garrafa de 45Kg utilizando 4 sensores de 50Kg e um HX711 ligado a um nodemcu com tasmota para integrar no HA.

O pack de sensores e conversor é o deste link.

A ver se lá para as férias de natal já tenho o material para testar.

Podes partilhar o solução que encontraste? :wink:

Com interesse neste projecto. Queria algo igual ou idêntico… Para saber quando o gás estava para acabar…

Boas

Estou a dar, mandei vir o HX711 e ESP-01S, as células de carga já tenho. Depois digo como correu. Vai dando notícias do teu.

As garrafas de gás, em uso normal, são intrinsecamente seguras e não precisas cumprir nenhuma “norma” ATEX. Os proprios acessorios das garrafas de gás só tem de cumprir norma ATEX se estiverem montados na garrafa na sua fase de enchimento.
Para um uso domestico o mais corrente é usar-se o peso da garrafa e estimar o seu conteudo com base na variação desse peso, compensando com as diferenças de temperatura se a amplitude desta for grande…
Para medições mais precisas a conversa é totalmente diferente…


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade