Não consigo aceder ao DuckDNS após alteração IP

Olá Malta!

Após reiniciar o router o IP do RPi4 foi alterado e portanto tive de usar um novo IP para aceder ao meu HA.
Acontece que deixei de aceder pelo DuckDNS. Fui ao site e tentei fazer update do IP, mas ele diz que é o mesmo. Desinstalei o Add-On e voltei a instalar colocando as mesmas configurações e continua a não dar.

Alguma dica?
Obg

A melhor dica que te posso dar é NUNCA depender do router do operador e NUNCA deixar o HA com DHCP. O Home Assistant é um servidor e como tal deve sempre ter um IP fixo.

Obrigado @j_assuncao pela resposta.
Ou seja, usar um 2º router, onde possa fixar o IP, é isso? (reparei que no da meo não se podem fixar IPs)

Quanto ao DuckDNS, não tens nenhuma dica?

Port forward, mudar o ip

2 Curtiram

Obrigado! Isso mesmo. Já me esquecia desse pequeno grande pormenor.
abc

Podes atribuir IP fixo ao HA em Configuration → Add-Ons, Backups and Supervisor → tab System.

Escolhe um IP fora da pool de DHCP.

1 Curtiu

Obrigado @Tiago_Dumont pela dica.
Desculpa a pergunta de leigo, mas a fixação de IP não é feita no router? Não é ele que comanda?
Quando dizes “fora da pool” é fora desta gama (vi no router MEO)?
image

Não. Em termos de IP, a única coisa que o router faz é atribuir um sempre que um equipamento sem IP fixo o solicita na rede; e neste caso, atribui o próximo livre na gama de DHCP. O que podes fazer em alguns routers é pedir para atribuir sempre o mesmo IP a determinado equipamento.

Sim, fora dessa gama. Atenção que o 192.168.1.254 deve ser o IP do próprio router (só vai até 254 se não mexeste na subnet mask) por isso escolhe um número abaixo do 192.168.1.64.

Convém ires anotando a que IP dás a quê para não correres o risco de dar o mesmo IP a dois equipamentos e depois andar à toa a ver quais estão livres.

Ok, vou experimentar isso então.
Posso fazer isso também para os vários equipamentos Shelly, p.e., certo?
Ou seja, a vantagem que muita gente vê em ter o seu próprio router além do da operadora, julgo que será mais do ponto de vista de poderem alternar de operadora sem terem de reconfigurar tudo, certo?

Sim, podes e deves fazer isso para todos os equipamentos em que dê jeito ter sempre o mesmo IP. Vai é anotando o que é que está com que endereço.

Ter um router externo à operadora dá-te essa vantagem mas sinceramente, para a rede doméstica comum, alterar as configurações por teres mudado de operadora é coisa para demorar 5min… É só atribuir o mesmo IP que o router antigo, mesma pool de DHCP, mesmo SSID, password e encriptação no WiFi e pouco mais.

1 Curtiu

Exacto, acho que estou mais nessa página.
Obrigado pelo feedback e vou testar!


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade