Mqtt <-> Lora Gateway (Homeassistant)

Fica aqui uns videos dos testes de funcionamento de um Gateway MQTT<->Lora, que estou actualmente a desenvolver.

A gateway liga-se por Wifi a um Broker MQTT, e faz a “bridge” de mensagens MQTT entre o broker e os dispositivos da rede de sensores Lora.

Desta forma é possível enviar mensagens MQTT para cada device, tal como o device publicar mensagem MQTT para o broker, sendo a gateway transparente na rede.

Video 1: https://youtu.be/NYsO36SNZhg
Video 2: https://youtu.be/y7FuTc5PSeM

2 Curtiram

@Hugo_Martins excelente projecto, aqui no forúm ainda não existia nada relacionado com Lora em conjunto com o HA.
Pode-nos falar mais sobre o gateway? mostrar o seu interior, preço do gateway?

Olá.
A ideia deste projecto é aproveitar a distância de cobertura que a tecnologia de rádio Lora permite de até vários kms. O exemplo do vídeo 2 demostra um exemplo disso, no local onde o motor do portão se encontra não tenho cobertura Wi-Fi dessa forma, por exemplo um Sonoff não era uma solução viável. Além disso o baixo consumo do rádio permite a possibilidade de termos sensores no exterior alimentados com baterias a durar anos, jardim, terrenos agrícolas, veículos etc coisa que o Wi-Fi não permite, devido a baixa distância de cobertura e elevados consumo

O gateway ainda esta em desenvolvimento não se pode dizer que é um produto final. No entanto é sempre bom ver as opiniões e ideias que se possam adicionar.

Desde features ao gateway como até de novas aplicações de sensores ou actuadores que a tecnologia Lora faça diferença pela sua grande distância e baixo consumo.

2 Curtiram

@RodolfoVieira, finalmente tens mais pessoal interessado na tua “panca” do LoRa! :wink:
hehe! lol

Boas, neste caso não estamos a falar de Lorawan mas sim de um gateway dedicado mqtt para lora e vice versa. Que se adequa mais para pequenas aplicações domésticas e indústrias do que redes Lorawan.

1 Curtiu

@Hugo_Martins como perguntei anteriormente, podes adiantar mais sobre a placa e os seus componentes,custos caso a malta queira fazer igual?

Era top se podias partilhar, porque tenho interesse nisso.

Estive a uns 2 anos a fazer testes com o rfm69 a tentar implementar exactamente isso, depois abandonei falta de tempo e inspiração…
Os custos são certamente muito baixos ficando certamente abaixo dos 7€…

Era super interessante ver conhecer os detalhes do teu projeto…
Partilha isso com a Malta.

Algumas ideias:

Ainda não há novidades Hugo?

Este é um assunto importante,

Algumas idéias:

podemos aumentar o alcanse dos módulos com esp8266 utilizando por exemplo um amplificador de sinal de rf como o chip RFX2401C. Este chip pode fazer com que o alcanse do wifi se amplie bastante.

outra opção, seria adicinar modulos de por exemplo 433Mhz/315Mhz para acionar dispositivos a longa distância. estes módulos seriam controlados por um esp8266 por exemplo.
estas duas soluções exigem que façamos projetos de eletrônica. Aqui eu posso ajudar, pois tenho um laboratório de eletronica e posso desemvolver inclusive as pcb’s.

Mas no final das contas, acho que seria melhor utilizar o protocolo mqtt-sn.

andei estudando um pouco e este protocolo permitiria que um sonoff por exemplo, funcionar como uma ponte entre outro sonoff que não consiga se comunicar diretamente com o broker.

acho que deveríamos aumentar os esforços para implementar o mqtt-sn nas nossas aplicassões.

1 Curtiu

Excelente ideia…
Eu pretendo usar o que já foi desenvolvido em termos de software do Mysensors e criar hardware com atmega328 e o RFM69. Já criei um tópico sobre este assunto…

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.

Não há desenvolvimentos no LoRa ou LoRaWAN?
.

1 Curtiu

Bump

Acordar o tópico :sweat_smile:

Caminhos a seguir:

https://docs.openmqttgateway.com/

1 Curtiu

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade