Mostrar o valor do consumo da casa em tempo real

Boa noite a todos.
Não encontrei no forum um topico semelhante, mas aqui vai a minha questão.

Tenho 2 Shelly’s Pro 3EM, um para medir a energia gerada nos painéis solares, e outro instalado no quadro principal da casa, para medir os consumos da casa.

Acontece que quando os painéis estão a produzir energia, o shelly pro 3EM instalado no quadro principal apresenta a energia total ativa e as 3 respectivas fases com valores negativos (indicação de que está a injetar a energia produzida pelos painéis na rede).

Depois do sol se por, e já não havendo produção de energia solar, o shelly já mostra o valor que a casa está a consumir.

O que pretendia, é saber qual a formula para calcular o consumo em tempo real da casa, quando existe produção solar.
Quero mostrar este valor num cartao sensor.

Tenho outros 2 medidores instalados pela EDP (o antigo Redy) que agora são o EDP Solar, eles mostram através da app o fluxo de energia, producao solar, mostra o consumo real da casa, e mostra tambem o excedente a ser injetado na rede.

instalei o “add-on” no Home Assistant , o Power Flow Card Plus, e depois de inserir os respectivos sensores, o fluxo de energia é mostrado o valor que a casa esta a consumir. Tal como me mostra o da EDP Solar.

Solar + Import - Export

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade