Montar rede em casa

Bom dia,

Precisava de uma ajuda para montar uma rede em casa.
O principal dilema é equipamentos ubiquiti vs tp-link, custo/beneficio.
Será que me compensa investir numa rede com hardware da ubiquiti ou para o que vou fazer serve os decos e swith tp-link ?

O uso vai ser o seguinte:
Em apartamento
Ter os seguintes equipamentos ligados por cabo a um switch:
-um pc fixo
-box/tv android
-servidor com proxmox a correr home assistant e futuramente dentro do proxmox uma cloud
-possivelmente um NVR com 2 câmaras
-2/3 Aps ligados por cabo ou em mesh, 1 em cada ponta da casa para não falhar sinal Wifi
-dispositivos de casa inteligente wireless, cerca de 25
-cerca de 5 telemóveis ligados à rede wireless a fazer o uso normal, redes sociais ou youtube.

A minha única condição é que dê para criar Vlans para poder separar os acessos à rede.
Não preciso de ter uma rede interna extremamente rápida, algo usual.

Muito obrigado

Boas,

Dou-te o meu feedback usando TP Link, da gama Omada (parece-me ser o mais comparável a Ubiquiti).

A minha casa é uma moradia de 3 andares, com cerca de 60 metros quadrados por piso. Experimentei várias soluções de Mesh normal (TP Link x20, Asus XT8, Netgear RBK53, Netgear 754), e havia sempre qualquer coisa que faltava.
A solução que tenho actualmente é composta por um router, um controlador, 2 switches e 5 APs. Tenho cobertura total na casa, incluindo no espaço exterior.
Tenho cerca de 50 devices nas redes WiFi sempre ligados, mais uns de ligação ocasional.
Podes definir VLANS, tens servidor de VPN, e cada vez mais opções de suporte a IPTV.

Grosso modo, estou satisfeito, embora não tenha ficado barato. Qualquer coisa, apita, posso tentar dar-te feedback mais específico.

1 Curtiu

Boas Sandro,
como tens o router ligado ao modem/router da operadora?
Tens o modem/router da operadora em bridge ou consegues ligar diretamente o ONT (no meu caso tenho atualmente ONT separado ligado diretamente a um router Asus) ao router

Thanks

Sou cliente Vodafone, pelo que a opção de bridge não é disponibilizada (aparentemente pode sê-lo para clientes empresariais, com custo adicional).
Assim sendo, tenho:

  • Modem/Router/ONT Vodafone
    — vBox 4K Vodafone
    — TP Link ER7605 (porta WAN)
    ---- TV
    ---- RaspPi
    ---- Switch TL-SG2210MP (8 portas 1 Gibabit PoE+)
    ------ NAS 1
    ------ NAS 2
    ------ OC200 (Controlador TP Link Omada)
    ------ TV
    ------ AP EAP610
    ------ Switch TL-SG2210MP (8 portas 1 Gibabit PoE+)
    -------- AP EAP620HD
    -------- AP EAP620HD
    -------- AP EAP620HD
    -------- AP EAP620HD
    -------- VideoPorteiro Exterior
    -------- VideoPorteiro Interior

3 Redes WiFi em VLAN’s distintas (Principal, IoT, Guest)
Cerca de 50 devices no total, sendo que há alguns picos de devices que não estão always on.

Em termos de tipologia física, ter o Router ligado ao ONT ou em bridge não traria diferenças; apenas teria algo diferente na tipologia lógica da rede.

1 Curtiu

Boas,

Desde já, obrigado pela ajuda.
Pelo que me apercebo tens uma necessidade maior de cobertura de rede. O meu apartamento tem cerca de 140 m2, ou seja acho que com 2 ou 3 Ap’s safo o problema a 100% mas aqui a minha duvida nem será a cobertura de rede porque isso com mais 1 ou menos 1 AP resolvo o stress. A minha duvida é a nível de “saturação” da rede. Será que se usar as gamas normais vou notar a rede muito mais lenta ?

A grande questão aqui é mesmo o investimento vs beneficio. Dei uma vista de olhos rápido pelos switch e routers da gama omada e os preços são similares aos ubiquiti. A minha grande duvida é mesmo se eu precisarei de algo tão bom/caro para o que pretendo fazer. Já reparei que o valor dos Ap’s é similar entre ambas as marcas, a isso não vou ter como fugir.

Agora a duvida recai entre router e switch. Por exemplo eu com o archer ax50 (não falando do wifi porque isso é para desactivar e levar um switch com Ap’s) o que conseguiria fazer menos que tu com um TP Link ER7605 ?

Obrigado

Concordo com a cobertura, se calhar até com um bom AP colocado aí num sítio estratégico, consegues a cobertura que pretendes. É difícil fazer previsões, é sempre tudo muito caso a caso.
Quanto a custo vs benefício, em particular comparando com o Ubiquiti, houve um factor decisivo que me levou a optar pela solução TP Link, que foi a informação que encontrei online a indicar que os AP’s normais deles (Ubiquiti) são para tecto, e não funcionam bem em parede (embora já tenham 1 modelo de parede), e os da TP Link indicam que são parede ou tecto.
Por causa essencialmente deste factor, acabei por optar pela TP Link. Mas, fazendo as contas para as minhas necessidades, a solução da Ubiquiti ia ficar mais cara também em preços “normais” (Dream Machine Pro + Switch PoE + AP’s). E acabei por ter sorte, que consegui apanhar umas promos da TP Link em praticamente todo o material.

Se seguires pela solução Omada, não podes usar o Archer AX50. A Omada é uma espécie de eco-sistema da TP Link, não dá para todo o equipamento. Vai à página espreitar primeiro, tens mesmo de comprar o material que pertence ao eco-sistema. Comparando o Omada com os Deco x20 (gama consumo), em termos de configuração, não tem nada a ver. Com os Archer, já não sei dizer, não conheço. Nota relevante: embora suportem Mesh, nunca usei (nem para testar). Tenho a infraestrutura toda ligada por cabo Cat6/Cat6a ou Cat7.

Olhando para o teu caso, assim por alto, diria que terias que (na gama Omada) comprar:

  • Router ER7206 ou eventualmente o ER605 (não me perguntes as diferenças reais, só comparando)
  • Switch (se não tens muitos requisitos, espreita o SG2008P, com 8 portas totais sendo 4 PoE+)
  • Controlador OC200 (aqui na realidade podes aproveitar e instalar o software Omada SDN em algo que tenhas em casa, não precisas de comprar especificamente este equipamento)
  • AP (diria que os 620HD são suficientes, supostamente suportam centenas de clientes)

No que falaste sobre saturação de rede, não sei se te referes a rede WiFi ou ethernet.
Se for WiFi, vai depender também em parte dos teus vizinhos (para mim na moradia é mais pacífico). Acabei por andar a configurar os AP’s para não fazerem overlap entre eles (ou a fazerem, ser o mínimo possível); no teu caso, até 3, consegues sempre bandas non-overlapped (1, 6 e 11) na gama 2.4 Ghz; na gama 5 Ghz ainda é mais pacífico, que o alcance é bem menor.
No entanto, o que noto é que quanto mais SSID’s, mais congestionamento existe (o que faz algum sentido). Por isso actualmente tenho 3, e provavelmente o Guest é para ligar apenas on-demand.
Em equipamentos que suportem 5 Ghz, conseguia ter resultados no speedtest de 500 Down/100 Up, que era a minha velocidade contratada), isto em qualquer AP. Agora com 1Gb Down/200 Up, consigo 600-700 Down e 200 Up, mas suspeito que a limitação já venha de fora (ainda não me dei ao trabalho de testar a sério).

Faz as contas, espreita as lojas do costume, podes ter sorte :slight_smile:

Obrigado mais uma vês Sandro, já me desde aí umas boas dicas.
Vou estudar o assunto e começar a por mãos à obra e ver se apanho umas promos eheh

TL-R605 + TL-SG2008 + EAP620HD

Parece-me a escolha mais acertada preço/qualidade
Se conseguir por o Omada SDN em proxmox era o ideal eheh

Atenção aí ao TL-SG2008!
Confirma que estás a comprar a versão que tem portas PoE, caso contrário, o AP vai precisar de um injector de PoE a meio.
Investiga se dá em proxmox ou não o controlador, e também as limitações do TL-ER605 vs o TL-ER7206 (em especial para o que tu pretendes).

Umas notas adicionais:

  • O Omada tem as suas falhas, mas vão saindo updates com alguma regularidade. Nem sempre trazem o que toda a gente quer, mas isso é normal
  • No limite, podes controlar tudo de forma independente, não precisas do SDN como controlador central. Embora percas a centralização do controlo e gestão, ganhas nalgumas features que só estão disponíveis sem ser na gestão centralizada (em particular, algumas características das VPNs só consegues mexer se o Router estiver a ser gerido independentemente; é possível que haja outras também).
  • Uma vez que vais experimentar, pode não ser parvo tentares comprar numa loja que te permita devolver ao fim de 30 dias, mesmo tendo sido utilizado. No caso de gostares e encontrares mais barato, podes sempre devolver; se não servir os teus propósitos, também podes devolver.

Fica aqui a minha deixa …

Router mikrotik e APs ubiquiti…

:muscle:

1 Curtiu

Sim, já reparei que tem de ser a versão com PoE
Mesmo que não dê com proxmox depois mais tarde compro controlador
Entre TL-ER605 vs o TL-ER7206 vejo 100€ no preço entre cada um eheheheh, por alto já andei a ver e penso que a versão mais barata me serve mas ainda vou estudar o assunto. A ideia é ter isto pronto em finais de Agosto, ainda tenho tempo.

A nível de ficar bem servido, tenho a certeza que ficarei bem servido pois apenas será para um uso “simples” domestico que a única exigência é mesmo a opção das vLan de resto basicamente é aguentar com alguns dispositivos em cima. Acredito que as opções que me deste irão fazer bem o seu trabalho.

Vou andar em cima desse material a ver se baixam preços eheh

Muito obrigado pela ajuda

Força nisso.
Não te sei mesmo comparar prós e contras entre uma versão e outra.

Presumo que também não vás precisar de dezenas de VLANs :slight_smile:

Viva,
Eu tive alguns problemas no passado e recorri a diversas tecnologias, repetidores, powerlines e actualmente tenho um sistema Mesh M4 da TPlink e tem funcionado bem. Numa moradias com 3 pisos, consigo ter wifi em todos os lugares com velocidades de upload de 30-150Mbs… O que é relativamente dificil é de prever o comportamento, uma vez que o wifi varia muito com a configuração da casa, esbarra sobretudo em espelhos com aramdura em ferro, paredes de sustentação, aquarios, etc… Existe um estudo que explica isso muito bem…

Alternativamente podes pesquisar por Jason Cole ou o software dele WIFI solver…

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade