Concordo com a cobertura, se calhar até com um bom AP colocado aí num sítio estratégico, consegues a cobertura que pretendes. É difícil fazer previsões, é sempre tudo muito caso a caso.
Quanto a custo vs benefício, em particular comparando com o Ubiquiti, houve um factor decisivo que me levou a optar pela solução TP Link, que foi a informação que encontrei online a indicar que os AP’s normais deles (Ubiquiti) são para tecto, e não funcionam bem em parede (embora já tenham 1 modelo de parede), e os da TP Link indicam que são parede ou tecto.
Por causa essencialmente deste factor, acabei por optar pela TP Link. Mas, fazendo as contas para as minhas necessidades, a solução da Ubiquiti ia ficar mais cara também em preços “normais” (Dream Machine Pro + Switch PoE + AP’s). E acabei por ter sorte, que consegui apanhar umas promos da TP Link em praticamente todo o material.
Se seguires pela solução Omada, não podes usar o Archer AX50. A Omada é uma espécie de eco-sistema da TP Link, não dá para todo o equipamento. Vai à página espreitar primeiro, tens mesmo de comprar o material que pertence ao eco-sistema. Comparando o Omada com os Deco x20 (gama consumo), em termos de configuração, não tem nada a ver. Com os Archer, já não sei dizer, não conheço. Nota relevante: embora suportem Mesh, nunca usei (nem para testar). Tenho a infraestrutura toda ligada por cabo Cat6/Cat6a ou Cat7.
Olhando para o teu caso, assim por alto, diria que terias que (na gama Omada) comprar:
- Router ER7206 ou eventualmente o ER605 (não me perguntes as diferenças reais, só comparando)
- Switch (se não tens muitos requisitos, espreita o SG2008P, com 8 portas totais sendo 4 PoE+)
- Controlador OC200 (aqui na realidade podes aproveitar e instalar o software Omada SDN em algo que tenhas em casa, não precisas de comprar especificamente este equipamento)
- AP (diria que os 620HD são suficientes, supostamente suportam centenas de clientes)
No que falaste sobre saturação de rede, não sei se te referes a rede WiFi ou ethernet.
Se for WiFi, vai depender também em parte dos teus vizinhos (para mim na moradia é mais pacífico). Acabei por andar a configurar os AP’s para não fazerem overlap entre eles (ou a fazerem, ser o mínimo possível); no teu caso, até 3, consegues sempre bandas non-overlapped (1, 6 e 11) na gama 2.4 Ghz; na gama 5 Ghz ainda é mais pacífico, que o alcance é bem menor.
No entanto, o que noto é que quanto mais SSID’s, mais congestionamento existe (o que faz algum sentido). Por isso actualmente tenho 3, e provavelmente o Guest é para ligar apenas on-demand.
Em equipamentos que suportem 5 Ghz, conseguia ter resultados no speedtest de 500 Down/100 Up, que era a minha velocidade contratada), isto em qualquer AP. Agora com 1Gb Down/200 Up, consigo 600-700 Down e 200 Up, mas suspeito que a limitação já venha de fora (ainda não me dei ao trabalho de testar a sério).
Faz as contas, espreita as lojas do costume, podes ter sorte