Montar primeiro modulo zigbee tuya - Ajuda instalação

Boas pessoal,

Comprei recentemente um hub zigbee tuya e um módulo zigbee para controlar interruptor duplo na cozinha.

Módulo Zigbee 2 Gang Smart Switch Zemismart ZE EU 02


Desmontei o interruptor da cozinha e encontrei:

  • 2 fios pretos e 1 fio castanho ligados ao interruptor
  • Dentro da caixa vi o azul do neutro que deduzo vai às lampadas e um amarelo/verde

Gostava de saber o que devo ligar ao módulo e o que devo ligar ao interruptor, e se (espero que não) será preciso algo mais.

Obrigado.

Não entendi bem a tua questão, compraste hm hub zigbee tuya, e um módulo zigbee? que módulo compraste?

Comprei:

1 hub gateway zigbee tuya Zemismart
1 modulo zigbee 2 Gang para controlar um interruptor duplo (cozinha).

Desmontei o interruptor da cozinha, e vi que tinha 2 fios pretos e 1 castanho ligados ao interruptor.
Lá dentro vi que tem também um fio azul (neutro) e um amarelo/castanho, que devem estar ligados diretamente lampada.

Agora quero colocar este módulo dentro do interruptor.
O esquema deste módulo aparenta ser:

  • No borne “N” deve ligar o NEUTRO
  • No borne “L” deve ligar a FASE
  • Nos bornes “L1 e L2” deve ligar os RETORNOS
  • E nos bornes K, deve ligar os cabos que vão para o interruptor.

Tenho em conta este “cenário” que recomendam para colocar isto a funcionar?

Antes de começares nas ligações, já conseguiste por esse módulo no Home Assistant? Usaste o localtuya?

Primeira vez que estou a tentar brincar com o ecosistema Tuya.

Para já só configurei o gateway, que não tem ainda qualquer dispositivo associado claro.
Este módulo para controlar as luzes da cozinha ainda não instalei.

Pelo que estou a ver, precisarei fazer uma ponte para o fio neutro que vai lâmpada e depois fazer 2 pontes ao interruptor em si. Não sei se estou a ver bem a coisa, mas no meu caso para não ter que andar com invenções acho que terei que ir para interruptores zigbee sem neutro.

Que vos parece?

Obrigado.

@colemauro , podes associar esse módulo que mostraste ao gateway que compraste.
Mas no Home Assistant, terás que usar a integração da tuya, ou o localtuya…
Caso queiras usar apenas a app, da tuya este fórum não é o espaço certo para tirares as tuas dúvidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade