Montagem Meross MSS810 com esquema esquisit

Olá a todos.

Sou completamente novo nisto e comecei com uns interruptores Meross MSS810 para automatizar uns interruptores em casa.

O problema é que a minha configuração em casa me parece diferente de tudo o que vejo por aí.

Basicamente é como na foto. Tenho 3 fios castanhos e um preto que não está “livre”. Suponho que o preto seja o neutro mas ainda assim tenho 3 fios o que não me parece comum. Alguém consegue explicar e ajudar-me a configurar com o MSS810.

Obrigado a todos pela ajuda desde já.

primeiro se o preto for o neutro está ai algo de muito errado!
segundo o aparelho que queres aplicar ai precisa de neutro e pelo aspecto não o pareces ter ai (a não ser que seja o preto o que está errado e contra as regras).
terceiro isso parece ser um interruptor comutador escada (sem certeza), logo complica ligeiramente a instalação.

o ideal é chamar um electricista que saiba o que está a fazer e que corrija a situação e te dê uma solução caso não seja possível aplicar o aparelho nessa caixa.

O preto parece ser o que liga à lâmpada.

Depende como está o outro interruptor.

Isso está ligado em escada.

Geralmente o neutro só está na lâmpada.

Seriam precisos mais detalhes para ajudar… O preto, tal como já foi dito, não será o Neutro.

É um interruptor simples ou é um dos comutadores de escada?
O cabo etiquetado como “Live” tem sempre corrente?

Eu diria que tens isto:

E queres isto:

Pelo que bastaria interromper o fio preto, para o ligares ao L1 o que vem de cima e ao S1 o que vem de baixo, ligar um fio desse “Live” ao comutador e ao L do Meross e passar um cabo azul junto com esse Live e preto, pois no local onde esse tubo vai dar, certamente tens lá o azul do Neutro.

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade