Monitorizar UPS

Boas

Comprei esta Smart UPS Eurotech, que está a funcionar eletricamente, e já testei o software de monitorização para windows que acompanhava o produto. O software comunica com a UPS via USB (referencia-se como MEC0003) e recolhe um conjunto alargado de informações.

Não me interessa ter o computador windows sempre ligado à UPS e pretendia fazer essa monitorização via HA, tendo já testado o APCUPSD sensor (configuração por defeito) sem sucesso e o NUT sensor não me parece permitir ligação via USB.

Alguma sugestão de como monitorizar a alimentação elétrica e efectuar o shutdown controlado da rede via HA?

Obrigado

Eu estou a usar o APCUPSD e está a funcionar bem com as configurações por defeito.

Anota%C3%A7%C3%A3o%202020-01-26%20154252

Dá uma vista de olhos nestes artigos, pode ser que te ajudem (nunca testei o addon).

Obrigado @j_assuncao

Tentei explorar e fazer algumas manipulações de configuração mas sem resultado.

Aparece-me
Jan 26 16:32:25 a722577e-apcupsd syslog.info syslogd started: BusyBox v1.30.1 Jan 26 16:32:35 a722577e-apcupsd daemon.info apcupsd[6]: NIS server startup succeeded Jan 26 16:33:35 a722577e-apcupsd daemon.warn apcupsd[6]: Communications with UPS lost.

A tua UPS é APC?

Sim, é APC mas sei que funciona com muitas outras marcas. Que sistema estás a usar? HassOS, Proxmox, Qnap?

Estou a usar Proxmox com Ubuntu.

Eu estou a usar também Proxmox com uma VM de Ubuntu com o HA e como te disse sem problemas nenhuns. Como estás a passar a porta USB para dentro da VM?

Está passada mas não tenho como testar que a porta está vísivel de dentro da VM
Já tentei instalar o APCUPSd também no PC ligado directamente à UPS e também não consigo ligar :frowning:

Olá a todos. Apesar de já ir tarde para ajudar o @jgracio, consegui ligar uma Eurotech 1000VA ao Home Assistant bem sucedidamente. Documentei a aventura aqui: https://github.com/balves42/docker-tools
Com alguma sorte, esta solução poderá chegar a alguém interessado que encontre este tópico :grinning:

Fiz este para um da marca SMS - https://github.com/dmslabsbr/smsUps - pode ser que ajude alguém.

Obrigado @balves42. Já não me serve a mim mas servirá a outros.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade