Monitorizar consumo acumulado num Shelly Plug S

Olá a todos,

Ora, tenho um Shelly Plug S ligado a um frigorífico e outro a uma arca congeladora onde tenho uma automatização para cada um que tem o objectivo me alertar caso o equipamento deixe de consumir eletricidade por mais de x horas, o que significaria que pode estar avariado. (Já aconteceu no passado e daí ter tomado esta iniciativa) .

No entanto, agora pretendia também saber o consumo mensal de cada equipamento e consequentemente o custo. O custo é fácil porque é trabalhar sobre a variável disponibilizada do consumo, mas a contabilização do consumo não sei onde o vou buscar.

Eu tenho instalado um Shelly EM, um Shelly PM e um Shelly 2.5 e esses dão uns parametros diferentes que consigo associar a um utility_meter, mas não existe isso no Shelly Plug S.

Há alguma maneira de conseguir isso?

Obrigado desde já.

Tb tenho Plug S e uso o energy do HA, dá valores, day, week, month, year.

Olá PDM,

Como é que fizeste a configuração? Qual foi o parâmetro que usas-te?

Obrigado.

Plug S com integração shelly
Configuration > Energy > Individual devices > add device

Olá PDM,

Obrigado pela mensagem. Infelizmente o Plug S com a versão de firmware mais recente não é compatível com a integração oficial da Shelly, daí a minha questão sobre alternativas.

A resposta que recebo quando tento inserir o device é:
“The device is using an unsupported firmware version.”

Obrigado.

EDIT: Adicionei a minha configuração

O que tenho atualmente é uma configuração via MQTT, como abaixo.

- platform: mqtt
  name: "Consumo instantaneo frigorifico (W)"
  state_topic: "shellies/shellyplug-s-EA9F29/relay/0/power"
  qos: 2
  unit_of_measurement: "W"
  value_template: "{{ (value | float ) | round(2) }}"  
  icon: mdi:gauge

Segundo a documentação oficial (https://shelly-api-docs.shelly.cloud/gen1/#shelly-plug-plugs-mqtt) apenas é possível encontrar o valor de consumo instantaneo (power) e o valor Watt-minute (energy). O valor de consumo acumulado (total) como existe nos shelly EM, 2.5 e PM não existe para o Plug S.

Bom, acho que é possível que tenha encontrado uma solução usando o valor instantaneo de consumo.

https://www.home-assistant.io/integrations/integration/

Existe sempre a opção de usar uma versão anterior que seja compatível.

No entanto, não constato que haja uma versão máxima suportada pela integração oficial. Existe sim uma versão mínima que é a 20200812. Que firmware corre esse Plug S?

A versão de firmware na tomada é esta:
image
A tomadas está a funcionar no energy.
na webUi da tomada só vejo pot. instantanea , mas no HA tem entidade sensor.device_xx_energy

Obrigado pelo feedback, mas fazer um downgrade não me parece que seja uma solução lógica, já que a integração é que deve andar a par com as mais recentes releases dos firmware da Shelly e não o contrário.

Em relação ao firmware que está atualmente a correr é a 20190516-073020/master@ea1b23db, ou seja, estou agora a aperceber-me que em comparação com o PDM ele tem uma versão bem mais recente do que eu (>2 anos), no entanto, segundo a interface do shelly esta é a versão mais recente. Estranho! Mas ainda se torna mais estranho porque os dois shellies foram comprados em Dezembro passado.

Há alguma forma de forçar um upgrade?

Obrigado.

Pelo contrário. Se tens um HA de Dezembro de 2021, por exemplo, e a Shelly lança um firmware em Janeiro de 2022 que tu instalas de imediato mas que ainda não é suportado, não tens outra hipótese senão fazer um downgrade até que o novo HA seja lançado em Fevereiro que já suporte esse firmware. Isto é aplica-se a qualquer situação em que “a versão de firmware mais recente não é compatível com a integração oficial da Shelly” como afirmaste, o que de facto não se verifica.

A página que mencionei na publicação anterior mostra como se pode carregar qualquer firmware. Volto a frisar aqui:

http://archive.shelly-tools.de/

Também se pode utilizar os links directos da Shelly, esses não os tenho aqui à mão mas acho que é só abrir o http://x.x.x.x/ota no dispositivo.

Obrigado pela resposta Luis, vou tentar fazer o upgrade!

Luis, obrigado por esse feedback, de facto tive que forçar um update manual ao shelly e depois já deu.

Neste momento já consigo monitorizar o consumo acumulado :slight_smile:

Obrigado a todos.

2 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade