Monitorização de 2 grandes eletrodomésticos

Boas.

Para contextualizar, tenho dois eletrodomésticos no sotão e precisava de os monitorizar.
Tenho um repetidor nesta divisão, e um quadro elétrico dedicado, por isso a integração com qualquer sensor ou aparelho com o home assistant não é um problema.

  1. O primeiro é uma arca frigorifica.
    Preciso só de controlar se ela está a trabalhar, para não correr o risco de haver alguma falha de energia e de a arca descongelar os alimentos.

Estou a pensar colocar um shelly plus 1pm.
Assim monitorizo o consumo elétrico (que não é pouco) e se o dispositivo ficar offline é porque há uma falha de energia.
O que acham?

  1. O segundo é uma máquina de secar roupa.
    Estou a pensar colocar um sensor de vibração.
    Assim consigo saber quando não houver vibração que o aparelho terminou a secagem.
    O que acham?

Estou aberto a qualquer sugestão que achem melhor.

shelly 3 EM fica um pouco mais caro mas permite monitorizar até 3 linhas de potencia. usavas duas pinças para o que querias e ainda ficavas com outra para mais tarde usar num outro equipamento.
na questão de ficar sem energia por causa da arca, só vais saber disso se tiveres o teu servidor/home assistant e router/switch/ap ligado a uma UPS, porque quando ficares sem energia o home assistant também vai estar desligado e só vais descobrir quando chegares a casa. isto se as comunicações na rua não forem a baixo.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade