Módulo HAN WIFI compacto

nevermind, já percebi, usas Q1, c3 e r8 para simular o tx_enable tal como o módulo usado nas outras implementações.

1 Curtiu

@nikito7 O tasmota parece nao gostar de script grandes, o truque que tenho usado é dar restart ao tasmota antes de passar um novo script e aceita sempre, mesmo sem desativar o anterior.

@gigaz é um max485 ou equivalente, com flow automático é o max13487.

1 Curtiu

pois, foi o que pensei
falem os 2 comigo quando tiverem stock baixo e antes de mandarem produzir mais :wink:

Existe um programazito.

Mas como só uso telemóvel, nunca usei.

1 Curtiu

Mais um lote acabado de chegar

3 Curtiram

Boa tarde, estou interessado mas não consigo enviar msg privada.

Olá, eu estaria interessado neste módulo mas gostaria de ajuda para o ligar junto ao quadro e não junto ao contador dado que onde está o contador não estou interessado em ter cobertura de WiFi.
Tenho cabo 5e, cabo de telefone e fixas rj12 para cravar, até tenho cabo de telefone (6 fios não entrelaçados) que arranquei da casa para substituir por Ethernet.
Acho que a minha dúvida será então mais na questão da alimentação do módulo a partir do quadro e qual o cabo mais indicado para usar na ligação do contador ao quadro.
Antes de mais o meu obrigado.

Olá, basta fazer uma extensão com cat5 ou superior e fichas rj12. Garantir que o par AB é interlaçado.

Cabo de telefone não recomendo para grandes distancias pois capta interferências.

Há também o risco de induzir interferências nos 5V do contador, pelo que alimentação local poderá ser a melhor solução se for realmente uma grande distancia.

Módulo comprado ao Chaveiro e já está a funcionar, usando o script abaixo.

À exceção de alguns restarts expontâneos, não tenho nada a apontar. Alguém sabe do que se possa tratar?

Outra pergunta, é possível fazer pedidos ao contador com periodos diferentes?
Exemplo: Pedir Potencia, Tensão, Corrente de 1 em 1 seg. Pedir Frequencia, Fator Potencia… etc de 1 em 1 minuto?

>D

>BS

smlj=0
tper=180

=>sensor53 r

>S

if upsecs>20
and upsecs<30
then
smlj=1
endif

>M 1

+1,3,m,1,9300,EB,1,50,0104006C,01040079,0104007A,0104007F,01040026,01040027,01040028,0104000B,01040084

1,=hVALORES TÉCNICOS
1,010404UUuuxxxx@i0:10,Tensão,V,Voltage_P1,17
1,010404xxxxUUuu@i0:10,Corrente,A,Current_P1,17
1,010408UUuuUUuuxxxxxxxxxxxx@i1:1,Potência ativa,W,Power_P1,16
1,010406xxxxxxxxUUuu@i2:1000,Fator de potência,pu,PFactor_P1,19
1,01040aUUuuxxxx@i3:10,Frequência,Hz,Frequency_P1,17
1,=h‍
1,=hTOTALIZADORES DE ENERGIA
1,010408UUuuUUuuxxxxxxxxxxxx@i4:1000,Tarifa 1 Vazio,kWh,Energy_P1_R1,17
1,010408UUuuUUuuxxxxxxxxxxxx@i5:1000,Tarifa 2 Ponta,kWh,Energy_P1_R2,17
1,010408UUuuUUuuxxxxxxxxxxxx@i6:1000,Tarifa 3 Cheia,kWh,Energy_P1_R3,17
1,=h‍
1,=hESTADOS
1,010406uuxxxxxxxx@i7:1,Tarifa atual,,Tariff_P1,16
1,010406uuxxxxxxxx@i8:1,DCP,,DCP_P1,16

Obrigado pelo feedback.

Os restarts tem alguma causa aparente como sinal wifi fraco? Qual é o contador?

Só dá para pedir a informação ao contador em intervalos regulares.
Desativando o Teleperiod é possivel fazer um script que envie programaticamente payloads diferentes para cada campo por mqtt, usando o comando Publish, usando uma variavel para contar o tempo dentro do bloco >S e alguns IFs.

É perder algum tempo e ver os exemplos no ‘Scripting Cookbook’:
https://tasmota.github.io/docs/Scripting-Language/

Obrigado pelas dicas… vou ler um pouco mais sobre os scripts.

Quantos aos restarts, já vou pelo menos no 74 connect count, no homeasistant consigo ver que houve restarts, e a razão é Software.

Alguma dica?

Anexo também o modelo do meu contador.

;#meter definition
>M 1
+1,3,m,1,9300,EB,1,4,r010400010001...

O mínimo delay recomendado é 10 (1s)
(Recomendação da e-redes)

Usar 9300 só é necessário em alguns casos.

O m mudou para mNx:

Geral mN1. Ziv e alguns landis mN2

+1,3,mN1,1,9600,EB,1,10,r010400010001...

Esse contador é dos melhor suportados, portanto será de excluir algum problema daí.
Uma conhecida causa para restarts é o sinal wifi estar fraco ou oscilar, ou algum outro problema de rede com os servidores ntp. ex: https://github.com/arendst/Tasmota/issues/16061
Qual é o nível de sinal do wifi ?

Para ajudar outros utilizadores com redes wifi em mesh, o tasmota não funciona bem em redes mesh.
Desconhece-se se terá a ver com configuração ou a forma como a mesh funciona em zonas de fraco sinal.

O melhor será usar sempre um SSID que não seja de mesh ou se os dispositivos wifi suportarem, criar uma rede ‘legacy’ para o modulo.

Tenho dezenas de equipamentos com Tasmota em casa com rede Unifi em mesh e não tenho problemas de perda de ligação com eles.

Normalmente o que dá problemas são as redes mistas 2.4/5GHz pois a grande maioria (para não dizer a totalidade) dos equipamentos de IoT (com firmware Tasmota - ESP8266 e ESP32) não suporta os 5GHz no wifi.

Uma das soluções poderá ser a criação de uma rede exclusiva para IoT apenas com 2.4GHz (até porque tem maior alcance e estabilidade) para evitar que os equipamentos quando perdem sinal ou o mesmo é fraco se “agarrem” ao 5GHz (no caso da rede ser mista 2.4/5GHz).

Outra solução poderá passar por utilizar as configurações do Tasmota para optimizar as ligações wifi. Por exemplo

  • WifiConfig 5 para impedir que o equipamento tente “saltar” para outro AP caso o definido desapareça ou fique com o sinal muito fraco
  • SetOption56 0 para impedir o scan automático por redes mais fortes
  • Ssid2 e Password2 para configurar uma rede de backup à qual o equipamento se pode ligar em caso de falha da rede principal. Pode também ser configurada uma terceira rede com Ssid3 e Password3.

Uma ultima solução poderá ser a utilização das proprias configurações dos router e APs. A Unifi por exemplo permite fixar um equipamento a um AP especifico. Isto evita que se um equipamento estiver numa zona em que tenha o mesmo nível de sinal de dois APs, este não ande a saltar de um para o outro.

4 Curtiram

Viva, primeiro post aqui. Comprei este dispositivo mas na altura não percebi que era preciso ter outro script para o contador, que é um kaifa ma109p, onde consigo obter um script para isto?

Viva, o script depende do contador, para o kaifa, o user @tigoncal talvez possa ajudar pois é o mesmo modelo dele. De qualquer forma, o script aqui Módulo HAN WIFI compacto - #42 por Ben deve funcionar.
Garantir que a linha de configuração começa assim:

+1,3,m,1,9600,EB,1,10, [...]

O erro de MQTT é porque não está configurado um servidor mqtt válido, deves colocar o endereço do home assistant, ou desativar no menu Configuration → Configure Other se não for usado.

Obrigado, já consegui colocar o script a funcionar.
Agora a minha duvida é na integração com o mqtt: já consegui que as mensagens sejam enviadas para o mqtt, do lado do home assistant instalei o add on Mosquitto Broker e a integração MQTT.
Preciso de criar entidades manualmente para de alguma forma lerem os valores que estao a ser enviados, ou há alguma automagia que me está a escapar?

Na Integração do MQTT deveria aparecer automaticamente. Caso não apareca, na consola do Tasmota escreve o comando SO19 1 seguido de SO19 0.

Comprei este módulo ao chaveiro através do olx e estou com alguma dificuldade em colocar em funcionamento. Para despistar que o sinal está bastante fraco quero passá-lo para dentro de casa (à partida a rede melhorará). Este cabo por exemplo funcionaria?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade