Módulo HAN WIFI compacto

Alguém tem os scripts para no contador abaixo conseguir ir buscar aos registos os valores do contador de Importação e Exportação de energia nos casos em que temos produção fotovoltaica? Neste momento só consigo ir buscar os valores da energia que consumo da rede… Não sei como ir buscar os valores da energia provenientes dos painéis solares que entrego na rede…

Este script faz isso no landis gyr:

https://raw.githubusercontent.com/chaveiro/HAN-WIFI-Module/main/tasmota%20scripts/script%20-%201phase%20.txt

1 Curtiu

Partilho um novo script genérico monofase que suporta o Kaifa:

Boas pessoal,
Estou com o mesmo problema.
Comprei o módulo HAN WiFi e instalei sem problemas no meu Landis/Gyr ZCXe110CRU0L3D2.03 S3

Mas tal como com o @goliath_2k tudo me aparece a zeros.

Ou eu sou nabo (bem possível) ou a porta HAN não está a passar os dados.

Meti o script debug que o @nikito7 postou acima, e quando corro sensor53 d1 dá isto:

18:33:37.765 CMD: sensor53 d1
18:33:37.772 MQT: stat/edpbox1/RESULT = {“Time”:“2023-03-20T18:33:37”,“SML”:{“CMD”:“dump: 1”}}
18:33:38.961 > 01 04 00 01 00 01 60 0a
18:33:41.970 > 01 04 00 01 00 01 60 0a
18:33:44.981 > 01 04 00 01 00 01 60 0a
18:33:47.967 > 01 04 00 01 00 01 60 0a
18:33:50.971 > 01 04 00 01 00 01 60 0a

Houve alguma solução encontrada?

Obrigado

Comprei o módulo HAN WiFi e instalei sem problemas no meu Landis/Gyr

Landis mN2.

Obrigado! Era isso mesmo. Fui a este tópico Integrar Contadores EDP com Tasmota (Parte 1/2) e usei o script ZIV com mN2 e já está a fornecer dados.

Tenho de investigar melhor qual o próximo passo para adicionar lovelace e gráficos bonitos para poder visualizar melhor. Sou um novato no HA mas já estou a ficar contagiado com a febre, he he he

1 Curtiu

Também comprei, estou a aguardar a chegada para começar a usar!

1 Curtiu

Posso fazer uma extensão de 1,5mts para usar em vez da pequena extensão que vem com o módulo?

Sim, não haverá problema com esse comprimento.

Tenho duvida, apesar de bem configurado não consigo ver no Home Assistant o modulo atraves de mqtt, mas atraves da integração Tasmota aparecem todos os valores como na imagem, já agora porque aparecem sem as medidas volts watts e current

É defeito do tasmota.

Usa o customize.yaml

Alguém que tenha modem GPRS consegue utilizar o módulo? Tenho um contador Kaifa, com o script a funcionar perfeitamente desde Set22, mas por uma anomalia qualquer na comunicação por PLC, a E-Redes instalou um modem GPRS externo ao contador e o chicote para a porta HAN sai agora do módem GPRS. A partir daí deixei de ter leituras, e na verdade o módulo HAN nem se quer é alimentado.

Não sei se estarei certo mas desconfio de limitação de alimentação deste modem GPRS, já que a EoT vende um módulo de adaptação para contadores com GPRS, mas é apenas palpite, já que a documentação da E-Redes diz que os modems GPRS alimentam a porta HAN (de saída) a 5VDC. Alguém sabe o que possa ser?

Edit: entretanto já vi o tópico do Nikito e já percebi que deve ser mesmo a estabilidade da alimentação, daí o módulo da EoT (que realmente parece pouco mais que 2 condensadores em paralelo) estabilizar a saída.

3000uF deve resolver.

O @chaveiro que crie um “cabo” novo.

Penso ser suficiente. Excepto Sagems.

Olá, a experiência que tive com um modulo GSM WithUs num Landis era precisamente o contrário, se não tiver condensador (nos 3.3V) funcionava.
Com um condensador mesmo de ‘baixo’ valor 100uF, logo ao ligar o modulo GSM corta os 5V devido ao pico.
Em que modulos esse condensador de 3000uF funciona?

Já agora aproveito para partilhar que tenho novamente o modulo em stock, depois de 2 meses.

Novo link do olx para encomendar aqui.

Quase tudo excepto Sagem.

Os Sagem tem fonte instável.

E 5V no A/B.

Supostamente o teu devia ser mais eficiente

Eficiente é capaz de ser, o que acontece é que por causa do pico do condensador a carregar quando se liga o modulo ao cabo HAN ele desliga a alimentação.

Se ligar algumas vezes seguidas o condensador carrega e já arranca, mas após uma falha de energia não vai ligar sozinho.

Alguma coisa que me esteja a escapar?

Apenas acho que o esp crasha.

  • Cap 560uF nos 3.3v
  • HT7333-A regulador
  • Cap 1000uF nos 5V + electrólico de 2000uF
    • ou só um de 3000uF

(pode haver maneiras melhores)

Li algures que com picos funciona melhor vários condensadores que só um.

3000uF vs 1000uF x 3.

Software:

  • Sleep 75
  • Wifipower 15
  • desactivar o wifi nos primeiros 5s

Quanto aos Sagem não há solução, talvez falta de condensadores cerâmicos

Landis (…S5) trifásico com modem WithUS

(Só interessa a variação, o valor não é preciso)

Nova versão 13.1 do firmware disponível aqui : HanModule-13.1.bin

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade