Módulo HAN WIFI compacto

Como prometido, partilho um novo modulo HAN WIFI compacto e plug and play com ficha RJ12 diretamente ao contador da E-Redes / EDP.
image

Baseado no ESP8266 com RS485 / modbus por serial hardware, tem instalado o Tasmota na ultima versão EDPBOX e é totalmente compativel com os scripts ou firmware do easy HAN e outros projetos semelhantes.

Discreto e compacto, pode ser escondido facilmente para não chamar a atenção se o contador ficar num local público.

Suporta actualização Over The Air ou recovery via RS485.

A quem interessar, está disponível para venda aos membros do fórum, com possibilidade de entregar em mão em Lisboa ou envio por correio. Pode me contactar pelo OLX clicando aqui.

Detalhes do hardware aqui : https://github.com/chaveiro/HAN-WIFI-Module

Inicialmente restaram poucos de um projeto de um cliente e foram rapidamente escoados pelos utilizadores do forum. Dado que continuava a haver procura mandei fazer mais mas como é uma produção pequena os tempos de reposição de stock podem ser longos.

image

10 Curtiram

Agora falta uma caixa para isso. O problema que vi é que não tem como encaixar. Terias de ver como o fazer… :stuck_out_tongue_winking_eye::stuck_out_tongue_winking_eye:

1 Curtiu

Bom dia,

concordo com o colega, Bruno Melo.

Gostaria de ter mais informação sobre o módulo, esquema de ligações, etc.

Obrigado.

Qual o tamanho da flash?

Olá Chaveiro,
Estou interessado em adquirir 1 desses modulos.
O que procurava era exatamente 1 que fosse alimentado pela RJ12.
Como podemos tratar?
Cheers,
Nuno Paiva

Respondendo às questões entretanto colocadas:

@maxcalavera Adicionei a foto da versão com ‘caixa’ na primeira mensagem, é ‘slim’ para ficar escondido atrás do contador e não precisa ser bonito. Para diagnostico na instalação, o led é visivel lateralmente.

@nunomota O binário do tasmota qualquer um serve, vai com a ultima versão instalada e o esquema electrico é o básico já conhecido. Depois partilharei tudo compilado num github.
Os scripts são os já existentes partilhados pelo @nikito7 ou do projeto do TiagoFreire

A iniciação do script do Tasmota é feita com estes parametros a vermelho :
+1,3,m,1,9600,EB,1, […]

Vai preparado para update OTA pelo que se houver alguma melhoria no projecto do Tasmota é facil atualizar sem remover do local, ou se quiserem mudar o firmware para outra coisa tambem é possivel.

@nikito7 Obrigado pelo apoio, a flash é de 4M.

3 Curtiram

Boa tarde,

obrigado pela resposta.

Eu não estou familiarizado com o ESP8266. Neste momento todos os dispositivos que tenho integrados no HA, são da Shellly.

Tenho conhecimento de sensores de aplicação no contador, que permite ter acesso aos dados de forma direta.

Contudo a minhas questões, estão relacionadas com alimentação, se é externa ou interna, e pelo que percebo o ESP8266 é de ligação direta à porta HAN do contador.

Se alimentação for interna, é excelente, porque no meu caso, o contador, encontra na “caixa” no muro da habitação. Não totalmente impossível a passagem de cabo de alimentação.

Aproveito o tópico, para questionar, o procedimento para solicitar à e-redes a porta HAN no contador, uma vez que não está disponível.

Obrigado,

Envie-me uma mensagem privada sff.

Sim é com alimentação diretamente do contador.
Para pedir acesso à porta HAN basta solicitar à e-redes no balcão digital:
https://www.e-redes.pt/pt-pt/transicao-energetica/redes-do-futuro/acesso-porta-serie-de-comunicacao

Verifique se o contador é suportado primeiro. Os foruns ajudam nisso, ou veja aqui.

Parece-me que precisaria saber o user no discord (desculpe sou newbie, mas já procurei aqui no forum e no discord por chaveiro e não encontro outra maneira).
Se me puder contactar agradeço.

Já andei a verificar no site e redes , mas parece-me que o meu contador não é inteligente, é possível pedir alteração de contador junto da EDP?

Só falando com eles e explicado o motivo.

Eu também não tinha. Ao mudar a potência contratada aproveitei a visita do técnico e perguntei-lhe se dava para mudar o contador. Ele perguntou-me se tinha painéis solares, disse que não mas que pretendia por.

Ele trocou-o de imediato!

O truque costuma ser pedir bi-horário, desde que tenham um contador de disco

Bom dia, também estou interessado numa destas. Não tenho ideia como mandar uma mensagem privada nesta plataforma. Se ainda tens, gostaria de combinar.

Podes mandar me uma mensagem privada por favor?

Só para relembrar que o script trifásico não funciona em monofásico

Já recebi uma mensagem privada, mas eu não tenho esta opção, não entendo porque não

2022-09-16 17_32_41-Módulo HAN WIFI compacto - Hardware - CPHA.pt

Protecção anti spam do forum talvez

Deve ser isto. Talvez tenho que fazer mais posts antes de poder mandar PM’s Já arranjei, espero que vai funcionar bem, e se não vou chateiar e-redes de novo :smiley:

1 Curtiu

Boa tarde a todos,
Sou novo nestas bandas e também leigo na matéria de programação e electrónica, contudo este modulo poderá interessar-me, a minha dúvida é saber se este equipamento funciona a uma extensão de cerca de 10 mts do ponto de ligação Han ou seja no fundo aplicar uma extensão.
Obrigado.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade