Modo Discovery no Tasmota e no HA

Ola a todos,

Esse tutorial foi realizado com o tasmota 8.2 + HA 108.
No entanto com versões anterior do HA deverá funcionar.
Relativo ao tasmota, há versões do tasmota que quando se ativa o discovery não ficam muito bem no HA (versões que testei):

  • 6.1.1: Não aparece no HA
  • 6.5: Aparece mas não os device class correcto no HA, logo fica sem icon. Além que troca a ordem dos topicos no MQTT. E com isso enquanto que vocês mudam as configurações no HA ficam indisponível (estou a supôr que estão trocando do yaml para o UI como vamos ver a seguir). Para novos dispositivos, isso do indisponível é insignificante.
  • 8.2: Fico tudo impecável e a ordem dos topicos MQTT ficam igual (eu aconselho o update para essa versão, não é obrigatório, eu por exemplo ainda tenho um com tasmota 6.5)

Pressuposto do HA:

  • Ter isso no vosso configuration.yaml: customize: !include customize.yaml (https://www.home-assistant.io/docs/configuration/customizing-devices/)
  • Tem que usar a integração directamente no UI e aquando de ter adicionar a integração do mqtt ativaram o discovery. Caso não o fizeram, eliminam a integração, restart ao HA e voltam a fazê-lo com o discovery ativo:
  • Ou ter a configuração no yaml mas com a opção discovery ativa.

O Device que ainda não dá para ser reconhecido pelo discovery, é o cover… ainda vão ter que fazer isso pelo yaml :frowning:

Umas das dificuldades que encontrei, é que uso BH onofre com lampadas e sensores reed. Mas consegue-se dar a volta.

Com isso vamos começar com algumas configurações importante no tamosta.
Para device com mais do que um relay ou switch, alterar o friendly_name de cada um:
image

Agora vamos atacar o tasmota, os comandos que precisam de realizar são esses:

  • switchtopic nomedotopicoquedesejam : isso será quando tem um sensor reed ou algo do género e que depois no HA apareça como binary_sensor e assim poder lhe aplicar o device_class “door” por exemplo para uma porta. Mas está sempre associado aos dois comandos a seguir:

  • switchmodeX 1 : onde X corresponde ao numero do switch. Aí vamos dizer que esse switch vai ser enviado ao HA como um binary_sensor

  • setoption61 1 : como anteriormente definimos o switchtopic, para o nosso sensor reed, mas no entanto caso no mesmo device temos uma lampada, temos que ativar essa opção. Assim ao carregar no interuptor da lampada vamos poder ligar a lampada e o sensor reed vai poder continuar a funcionar como sensor de porta por exemplo

  • setoption30 1 : com isso podemos pôr a aparecer como switch ou light no HA

  • setoption19 1 : comando final, ativar o discovery e depois fazer um restart ao device.

Essa parte do tasmota está concluída, vamos ao HA.

Agora olhando para o a parte devices, vai aparecer os vossos devices tasmota onde a opção discovery foi ativada:

Vamos clica nesse:
image
Como ativei a opção setoption30 já aparece como light no HA e com o icon a medida :wink:
Clicando na rodana em cima a direita, vamos poder editar o nome e area:
image
Editando a area, depois ao exportar para o Google Home, fica logo na area correta.

Agora clicando no nome “bh_dispensa” vai nos aparecer isso com a informações toda que precisamos:

Agora vamos complicar as coisas, e vou pegar como exemplo um tasmota em que tive que ativar todas as opçõe que falei anteriormente:
image
Como não alterei o friendly_name, como mencionei anteriormente, aparece assim. Acho importante alterar o friendly_name de cada um para ser mais facil identificar no HA. Não cometem o mesmo “erro”.

Aqui já temos as lampadas mas não a porta? Sim temos ;), vejam isso:

Agora com isso vão poder configurar um device com tasmota sem ter que reiniciar o HA.

6 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade