Migrei Zigbee Deconz para Zigbee2mqtt e agora?

Boa tarde migrei o meu sistema zigbee, que utilizava com o deconz e passei a usar zigbeetomqtt. Adicionei todos sensors, swiches, lampadas, etc, e correu tudo bem, agora na hora de fazer as automacoes no Node Red pois é o que uso para fazer automacoes, estou completamente perdido, não sei como colocar por exemplo um sensor de presença a activar uma lâmpada. Tudo o que tinha criado no meu HA durante 2 anos foi com automacoes de Node Red, mas fazer automacoes com mqtt nao é a mesna coisa, estou farto de ler e nao saio do mesmo sitio. Se alguém me puder dar uma ajuda.

O deconz ao contrário do z2m e zha não tens palette no NR. Por este motivo, só é possível utilizar via mqtt ou integração do ha.

Existem alguns nodes que deva instalar, sei que existe um node zigbee2mqtt para instalar, poderá ajudar a ouvir o mqtt?

Mas quando adicionaste o device ao zigbee2mqtt, não activaste o pisco para fazer update da entidade no home assistant?
image
Depois disso é usares a entidade normalmente, podes ver a mesma em Developer tools, não precisas de usar o node mqtt para criares as automações.

Já me orientei, depois de muito ler já tenho tudo a funcionar em Node Red.

Porque mudaste? Pergunto porque tenho o Deconz, e tenho alguns problemas por exemplo quando a luz vai abaixo, as luzes da IKEA ficam ligadas, e por vezes até se desincronizam da pen

@vdiogo zigbee2mqtt no meu ver é mais estável, desde que coloquei nunca mais nenhum sensor se desconectou, anteriormente tinha deconz e raramente se desligava mas por vezes lá acontecia, um truque que usava para uma melhor estabilidade foi mudar o canal do 11 para, salvoerro o que tinha era o 20, no z2m fiz o mesmo alterei o canal do 11 para o 24 e nunca mais nenhum sensor se desconectou. O uso do z2m permite que circulem menos dados na rede, fazendo com que a largura da banda da rede seja mais “clear”, entre outros benefícios, lê mais em www.mqtt.org

1 Curtiu

Dentro do Deconz tens uma opção para configurar o poweron state das lâmpadas do IKEA.

Em qual rede é que circulam menos dados?? O Z2M usa MQTT, que por usa vez usa Wifi, logo esse trafego vai estar todo na rede wifi.

Não sou eu que o digo…

Continuo sem saber em que rede circulam menos dados… Na rede ZigBee? Na rede WiFi?

Se na rede ZigBee tiveres 1000 pacotes a passar numa hora ao usar por exemplo uma Conbee, ao usares Z2M vais passar a ter 1000 pacotes na rede ZigBee e outros tantos na rede wifi. Daí na perceber essa afirmação de circularem menos dados na rede.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade