Boa tarde migrei o meu sistema zigbee, que utilizava com o deconz e passei a usar zigbeetomqtt. Adicionei todos sensors, swiches, lampadas, etc, e correu tudo bem, agora na hora de fazer as automacoes no Node Red pois é o que uso para fazer automacoes, estou completamente perdido, não sei como colocar por exemplo um sensor de presença a activar uma lâmpada. Tudo o que tinha criado no meu HA durante 2 anos foi com automacoes de Node Red, mas fazer automacoes com mqtt nao é a mesna coisa, estou farto de ler e nao saio do mesmo sitio. Se alguém me puder dar uma ajuda.
O deconz ao contrário do z2m e zha não tens palette no NR. Por este motivo, só é possível utilizar via mqtt ou integração do ha.
Existem alguns nodes que deva instalar, sei que existe um node zigbee2mqtt para instalar, poderá ajudar a ouvir o mqtt?
Mas quando adicionaste o device ao zigbee2mqtt, não activaste o pisco para fazer update da entidade no home assistant?
Depois disso é usares a entidade normalmente, podes ver a mesma em Developer tools, não precisas de usar o node mqtt para criares as automações.
Já me orientei, depois de muito ler já tenho tudo a funcionar em Node Red.
Porque mudaste? Pergunto porque tenho o Deconz, e tenho alguns problemas por exemplo quando a luz vai abaixo, as luzes da IKEA ficam ligadas, e por vezes até se desincronizam da pen
@vdiogo zigbee2mqtt no meu ver é mais estável, desde que coloquei nunca mais nenhum sensor se desconectou, anteriormente tinha deconz e raramente se desligava mas por vezes lá acontecia, um truque que usava para uma melhor estabilidade foi mudar o canal do 11 para, salvoerro o que tinha era o 20, no z2m fiz o mesmo alterei o canal do 11 para o 24 e nunca mais nenhum sensor se desconectou. O uso do z2m permite que circulem menos dados na rede, fazendo com que a largura da banda da rede seja mais “clear”, entre outros benefícios, lê mais em www.mqtt.org
Em qual rede é que circulam menos dados?? O Z2M usa MQTT, que por usa vez usa Wifi, logo esse trafego vai estar todo na rede wifi.
Continuo sem saber em que rede circulam menos dados… Na rede ZigBee? Na rede WiFi?
Se na rede ZigBee tiveres 1000 pacotes a passar numa hora ao usar por exemplo uma Conbee, ao usares Z2M vais passar a ter 1000 pacotes na rede ZigBee e outros tantos na rede wifi. Daí na perceber essa afirmação de circularem menos dados na rede.