Migrar wifi para zigbee, vale apena?

Boas, lanço aqui a discussão pois também eu tenho essa duvida e nao encontro nada esclarecedor e racional.

Neste momento tenho grande parte da domotica encima de WIFI, a funcionar sem problemas tenha ou nao internet pois é requisito meu só entrarem em casa aparelhos que suportem tasmota ou outro semelhante. Quando leio a grande vantagem apontada ao zigbee é os baixos consumos dos acessórios (ok), rapidez de resposta (sinceramente nao noto delay nenhum hoje em dia) nao estar pendente de portais dos fabricantes (nao tenho esse caso) e por fim nao subcarregar a rede wireless (tenho aps unifi tambem nao me parece que alguma vez rebente com eles)…depois destes pontos existe algum que me escape? vale realmente apena investir em migrar tudo para zigbee?

Não tenho “bagagem” para responder com autoridade, mas a partir do momento que se diz “tenho tudo a funcionar sem problemas”, diria que a resposta está dada.
O consumo pode ser relevante em sensores… Não tenho experiência com sensores WiFi, mas diria que se forem com bateria terá de se trocar frequentemente. Fora isso, e tendo uns 20 dispositivos WiFi e uns 30 Zigbee não vejo vantagem no Zigbee.
Cumprimentos.

Obrigado Fernando, todos temos autoridade nem que seja partilhar a nossa experiencia :smiley:

O meu ponto é mesmo esse, porque vendo recomendaçoes so vejo zigbee, zigbee, “senao é zigbee nao vale apena” :smiley: e isso levanta-me estas questoes, que tera o zigbee que eu nao estou a ver?

Um pouco como já te foi dito…
Uma vez que já tens tudo a funcionar , não vale a pena na minha opinião essa migração …vai estar a gastar dinheiro sem necessidade como no final a experiência de uso seria semelhante.
Aliás a nível de automações terás mais vantagens uma vez que usas tasmota em fazer mais “aventuras” em WiFi do que zigbee no dia em que estou a escrever isto.
Agora a nível de sensores sim acho que faz todo o sentido migrar, para que tenha comprado sensores WiFi por exemplo.

Ou também para quem está a começar e não tem nada …começar a apostar no zigbee .mas isso é sempre relativo é preciso saber várias coisas construção da casa materiais, é grande é pequena se está inserida numa zona com mts interferências…que tipo de coordenador de usa , limites …etc etc…
Respondendo a tua pergunta de forma muito directa. Não vale a pena a migração só porque sim.

1 Curtiu

Eu também quase tudo baseado em WIFI (só Tasmota e EspHome) e desde que mudei para AP da Ubiquiti deixei de ter problemas com o wifi.

No entanto, venho deixar um ponto para mim menos positivo nos dispositivos Zigbee. Já me aconteceu ter problemas de ligação com os dois tipos, mas nos WIFI, no limite é ligar-me à rede Failover e voltar a conectar. Já nos Zigbee, obriga a ir carregar no botão de “Pair”. Se forem módulos de estores, luzes, … que ficam nas caixas por de trás da aparelhagem, é uma grande trabalheira!

Por isso eu voto no modo “híbrido”. Ao que ainda junto alguns sensores Bluetooth via ESP32 com EspHome.

2 Curtiram

Como se já foi dito, se está a trabalhar bem, ótimo :slight_smile: Deixa estar.

Eu também uso quase tudo Wi-Fi. Zigbee é mesmo para sensores e um ou outro dispositivo para fazer de router.

Wi-Fi com tasmota acho que é mesmo uma opção muito boa. Tenho cerca de 30 dispositivos ligados ao router da operadora, e em 2 anos nunca tive um único problema.

Acho que nunca farei uma migração dessas, principalmente pelo ponto negativo que já mencionaste, e que nunca me aconteceu em Wi-Fi.

Cps

1 Curtiu

ZigBee não tem todas as integrações. na minha opinião WiFi é mais fiável e mais “amigo” do ha. tenho ambos os sistemas e confio muito mais no WiFi.

1 Curtiu

Do meu ponto de vista não vale a pena. Já tens uma rede Wi-Fi com a cobertura necessária. O Zigbee não é nada como se lê nos websites em ralação a cobertura. Talvez aqueles números façam sentido para os Americanos com casas feitas por dentro de madeira, mas para nós nao.

Um dos principais problemas que encontro com o zigbee é a cobertura e depois para resolver começas a instalar power sockets com zigbee para extender a cobertura e no fim tens uma rede cheia de dependências em coisas que não interessam.

Depois vai a empregada da limpeza e desliga uma tomada para ligar o aspirador e la se vai a tua cobertura de zigbee.

O facto de uma rede zigbee só ter um coordinador também é uma grande seca. Quando tens dois andares na casa, ligar o zigbee de baixo a cima não é trivial. Há soluções mas é mais complicações desnecessárias.

Conclusão. A menos que precises para alguma coisa (como um sensor) esquece-te disso. E se precisares, adiciona, não substituas o que tens.

1 Curtiu

Passo a minha experiência apenas como utilizador: tenho vários equipamentos Xiaomi/Aqara e nem todos funcionam bem. Longe disse. Utilizo 2 hubs xiaomi mas entretanto comprei uma pen Zigbee da SonOff para tentar migrar alguns equipamentos que não funcionavam bem com o hub nativo.
A verdade é que já enfrentei vários problemas também e ao dia de hoje ainda não tenho os equipamentos a funcionar a 100%.

+1 com uma mescla de wifi e zigbee. Tenho dois problemas com o zigbee:

1. de cada vez que mudo uma pilha tenho de voltar a emparelhar
  2. No caso dos botões da Ikea o “report” de carga das pilhas não é fiável e a pilha dura pouco (tipicamente 3 meses, nos Xiaomi / Aqara dura mais de dois anos)

Quanto ao wifi, volta e meia alguns dispositivos reportam problemas de comunicação mas até agora ainda não me falhou nenhuma automatização.

São coisas com que se aprende a viver. Se / quando os dispositivos zigbee chegarem ao fim da vida útil, ou se precisar de mais, já o matter deverá estar consolidado e é para aí que apontarei as baterias.

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade