Boa noite.
Tenho cerca de 40/50 dispositivos smart em casa (maioritariamente tplink kasa e tapo, mas tambem alguns tuya/smartlife/spc) e pretendo começar a integrar alguns Bluetooth e zigbee por questões de QoS da rede wifi entre outras.
Após ler sobre o assunto continuo com duas duvidas, a primeira é se o Mi smart home da xiaomi é compativel com produtos zigbee do Lidl e tuya, a segunda é se o Gateway do lidl tem bluetooth para ligar com os termostatos da xiaomi.
Qual seria a melhor opção para integrar o maximo possivel todos os ecosistemas smart?
Desde já obrigado!
Da uma lida aqui:
@slowredcivic A melhor opção é mesmo utilizares o Home Assistant para fazer todos esses ecossistemas comunicarem entre si. É disso que se fala neste fórum…
Para equipamentos ligados à tua rede por wi-fi ou cabo de rede, esses comunicam diretamente com o HA.
Para equipamentos zigbee utilizas um coordenador zigbee ligado no equipamento onde estás a correr o HA que vai suportar práticamente todos esses equipamentos que falas, quer sejam tuya, lidl, xiaomi, ikea…
Básicamente existem duas opções para coordenadores zigbee.
Uma é o zigbee2mqtt que tem disponivel muitos coordenadores zigbee USB. Tens lá no site a lista de coordenadores.
Outra opção é a conbee, mais informação aqui.
A lista de equipamentos suportados pelo z2m é superior à da conbee. Existe quem goste mais de z2m, outros de conbee…
Tens muita informação aqui no fórum… Vai lendo e escolhe a que mais gostares.
Eu utilizo zigbee2mqtt com um coordenador DIY feito por mim.
Muito obrigado pelo esclarecimento.
Para sensores bluetooth não precisas da gateway da xiaomi.
Podes utilizar um ESP32 para o home assistant comunicar com os sensores BLE ou então se tiveres o home assistant a correr num minipc, nuc ou similar que tenha bluetooth, podes utilizar o bluetooth do host do home assistant para comunicar com esses sensores.
Se tiveres um Raspberry com bluetooth também podes
utilizar para o home assistant comunicar com esses sensores.
Depois de teres o home assistant a comunicar com os sensores bluetooth e com os zigbee podes criar automações para interagirem uns com os outros através do home assistant.
O gateway da Xiaomi não é compatível com todos os equipamentos, apenas para Xiaomi, Phillips (apenas alguns) e pouco mais. Opta por um coordenador universal.