Mi Gateway isolada da Internet

@Maddoctor, acabei de tentar mover a Mi Gateway para a subnet IoT e não tive grande sucesso:

  1. Primeiro começou a tentar fazer pedidos de DNS;
  2. Dei-lhe acesso à porta 53 (DNS) e capturei o tráfego e no Wireshark vi que tenta ligar-se a ot.io.mi.com e ott.io.mi.com e, como não consegue, nem sequer consigo adicioná-lo à app;
  3. Decidi dar-lhe acesso à net temporário e repeti o processo. Assim já consegui completar o processo e apareceu na app e ficou a funcionar;
  4. Quando lhe retirei o acesso à net voltei a ver o gajo a tentar constantemente fazer acessos a endereços externos e, pouco depois, apareceu offline na app.

Não duvido que tenhas conseguido. Mas não sei como. Alguma ideia?

Será que é por o teres feito com um firmware mais antigo e entretantos os gajos decidiram que já não dá? Tens o firmware actualizado?

Obrigado,
Nuno

Sinceramente não sei se apare e offline na app porque não a uso… Já viste se aparece no HA? Não te esqueças que, se adicionaste de novo na app, a key mudou e precisas de a ver na app. Daí para a frente já não deves precisar da app.
Ele vai continuar a tentar contactar endereços externos o resto da vida, não vai é conseguir. No entanto continua a funcionar localmente.
Tenho uma versão antiga do firmware. Como já disse ele está sem net há mais de 1 ano… Mas pelo que tenho lido, mesmo com firmware recente, continua a funcionar…

Compreendo.
Por alguma razão o meu HA não encontra o Xiaomi mesmo quando eu lhe dou acesso à net.
Verifiquei na app e a chave não mudou. Está certa.
O HA está noutro segmento de rede mas analisando o tráfego a Mi Gateway parece estar a usar mDNS para se dar a descobrir por isso isso não deveria ser um problema.
Enfim, vou continuar a investigar.
Obrigado por toda a ajuda que tens dado.

Em princípio deveriam estar no mesmo segmento, não estando, tens de dizer ao HA o IP, partindo do princípio que tem routes entre os 2… Põe aí a tua config do gw no HA…

Como tenho uma bridge de mDNS ele devia descobrir através de diferentes subnets. Funciona com a impressora, ares condicionados, etc. Mas experimentei fixar lá o IP com host: e não deu à mesma. A minha config é esta:

xiaomi_aqara:
  discovery_retry: 5
    gateways:
      key: !secret xiaomi_aqara_key
1 Curtiu

@nununo quando publicares código deves sublinhar o texto que queres transformar em código e clicar no ícone </>. Deverá existir um espaço antes e outro depois do bloco de código para que funcione correctamente. O código em Yaml é muito sensível aos espaçamentos e sem o código devidamente formatado não te poderemos ajudar.

1 Curtiu

O teu problema é, provavelmente, mesmo a subnet diferente…

1 Curtiu

Pois deve ser. Vou investigar e darei notícias quando tiver novidades. Obrigado!

Por acaso não tens multicast desactivado ou bloqueado no router?

1 Curtiu

@Maddoctor, no router tenho uma bridge de multicast (mDNS) que propaga o tráfego entre segmentos de rede. E funciona bem porque consigo ver a impressora com AirPrint e os ares condicionados que estão noutro segmento de rede.

Mas tenho de entender melhor se está tudo bem configurado porque os Sonos também não estão a aparecer quando os isolo na subnet IoT. Isto ainda está tudo preso por arames lol.

Obrigado!

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade