Melhores equipamentos wireless para IoT doméstico

Bom dia,

Iniciei a domótica de casa à já uns anos e só agora integrei no HA o que ajudou a monitorizar o típico problema da qualidade das redes de comunicação. No inicio tudo era mais estável mas com o aumento do número de dispositivos a rede wifi de casa tem vindo a degradar.
Atualmente tenho um router principal Asus AX86U no piso 0 e outros 2 AC68U em AiMesh (garagem e piso 1).
Em wifi além de pc’s e smartphones (somos 5 em casa), tenho Sonoff, Tuya, Wibeee, cameras onvif e ainda Xiaomi com wifi e um hub Zigbee com o resto.
São cerca de 60 dispositivos wifi 2.4GHz de vários modelos e marcas e mesmo dentro casa as quebras são constantes.
Já tentei extensores e powerlan em vez de mesh, e nada ajuda.

Que tipo de equipamentos de rede wireless poderiam ser melhores em capacidade, cobertura de sinal e mesh?
O que será mais viável de se usar nestas situações?

Desde já obrigado.

O problema poderá estar nas configurações dos equipamentos de rede ou na falta de sinal em sitios específicos da casa. Presumo que apenas um dos routers atribua DHCP e que tenhas definido IP fixo nos equipamentos onde isso é possível. Outro problema normal nessas situações é os APs usarem todos o mesmo canal o que dificulta a passagem entre APs.

Se esses equipamentos que estão constantemente a desligar são fixos muito provavelmente é problema de cobertura de rede, se forem móveis poderá ser na passagem entre APs.

Eu utilizo equipamentos da Unifi para a minha rede e não tenho problemas mesmo tendo cerca de 55/60 dispositivos permanentemente ligados quando não está ninguém em casa e mais uma dezena, ou mais, de equipamentos quando estamos todos em casa.

Obrigado Jorge pelo feedback.

Falta de sinal é pouco provável pois até os Tuya de estores na sala que estão a 3-4 metros do router principal e em linha de vista, têm falhas constantes:

O router em modo Mesh faz a gestão em modo automático dos vários nós para otimizar o espetro dos canais.
Todos os equipamentos IoT estão com atribuição de IP estático no DHCP por MAC address já para minimizar atrasos de endereçamento dimanico, mas até este router Asus tem um limite de 64 estáticos nesta tabela de atribuições.

Que tipo de equipamentos Unifi têm dado melhores resultados?

Quase tudo da Unifi é bom e caro mas é uma gama de equipamentos profissional.

Gateways já tive um USG-3P e agora tenho UDM Pro. Diferem nas funções (o UDM é também NVR, switch e tem uma Cloud Key incorporada). Switch tenho um de 24 portas sem PoE e um FLEX-MINI-4P. APs tenho vários: UAP-AC-M-Pro, UAP-Pro e UAP-AC-MESH. Uns melhores que outros mas todos com um WiFi Experience superior a 96%.

E claro, tudo controlado a partir de um só software com muitas opções. Estão umas centenas de euros “empatados” mas as casas não se constroem do telhado para baixo. Sem uns bons alicerces não há rede que aguente tanto equipamento e ainda aguentar com streams 4K do Plex para vários equipamentos, consolas entre outras coisas.

Por aquilo que dizes dessa configuração parece-me que isso poderá ser uma configuração mal feita ou alguma limitação dos equipamentos.

tenho só 1 ax56u, sem as cameras a serem processadas pelo frigate nvr tudo bem,
mas com elas é demais.
já comprei uma USG e vou comprar acess points da ubiquiti tb para ver se a coisa melhora, tenho metade dos dispositivos, à volta de 30

E como tens ligado os teus APs? Com injectores POE? A nível da rede, tens vlans criadas para segmentar as redes ou os dispositivos estão todos em cima da mesma rede wifi?

Tenho um Mikrotik de 8P com PoE em bridge que serve apenas para alimentar os APs. A rede está toda segmentada por função.

Boa. Também pretendo fazer algo semelhante de futuro. Sendo assim, os APs que tens nesse switch poe partilham a mesma.

Tenho lido várias maneiras de segmentar a rede e fiquei mais inclinado para fazer esta separação:

  • Rede Guest (para os convidados terem acesso à Internet e sem acesso aos devices de casa)
  • Rede Principal (rede sem restrições para computadores, portáteis, tablets)
  • Rede Kids (rede a ser utilizada pelos miúdos com alguns bloqueios de sites)
  • Rede Iot (rede a ser utilizada pelos devices IoT sem acesso à Internet. Caso queira atribuir acesso à net, configurar apenas esse device - exemplo echo dot)
  • Rede CCTV (rede a ser utilizada para as cameras indoor e outdoor)

já tenho o ubiquiti USG a funcionar + 1 switch + 1 AP U6-Lite
na realidade tenho 2 AP’s ,mas já desliguei o 2º nao me parece que faça sentido mante-lo

casa de 3 pisos, total 225m2, 75m2 por piso.

no meu caso , sendo a quase quadrada, é preferivel meter o unico AP no meio do RC (ainda não está lá… mas esta quase) e o sinal melhora muito e tenho boa cobertura. só tenho neste momento 2 cameras por WIFI e já estou a considerar troca-las

qual é o tamanho da tua casa e qtas cameras wifi tens?

Isso será verdade a 2.4GHz mas em 5GHz não acredito.

certo. mas como o 2º AP estava numa extremidade oposta da casa, realmente ajuda no 5ghz caso tivesse necessidade real de ter 5ghz no 2º piso onde são os quartos, mas como não tenho e servem apenas para dormir no meu caso especifico nao faz sentido.

Na tua moradia de 3 pisos, só tens um AP em um piso e é suficiente para apanhar wifi na casa toda?!

sim. como disse, 75m2 por piso, casa praticamente quadrada
tenho 5ghz no RC todo, claro que nas extremidades e quintal, no meu tlm que é fraquinho, ‘só’ tenho uns 80mbps
no 1º piso e cave tenho 2.4ghz com bom sinal e consigo á volta dos 30mbps (estou a usar 20mhz e o maximo é 144mbps na ligação)
isto no meu telemovel, que é fraquinho

ontem por acaso com o portatil na garagem/cave estava ligado por 5g e tinha 100mbps

btw, as 2 cameras IP que tenho, uma está na garagem outra no RC, a uns 6m do router só com uma parede À frente

a camera da garagem está agora mesmo a -63dbi e ligada a 144m, a do RC a -57 e 144mbps tb

infelizmente, o asus sendo uma solução all in one nao o consegui colocar no sitio onde tenho o u6-lite pelo que estava numa extremidade, mas neste momento não tenho devices a desligarem da rede nem problemas

e à pala das cameras tenho pelo menos 20gb-30gb por camera por dia a passarem pela rede


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade