Melhor versão HA para Qnap TS-364

Boa tarde
Tenho HA a correr numa Box X96 Max+ a cerca de 6 meses ligada 24/7 e decidi actualizar para uma versão mais estavél e rapida.
Mas na verdade nunca me tinha apercebido que existiam varias versões do HA, desta forma gostava de saber qual a melhor versão e como devo proceder.

Encomendei uma Qnap TS-364 e pretendo além de instalar o HA também correr um Plex Server e Fazer backup das maquinas cá de casa.

1- Qual a melhor versão do HA para Qnap TS-364
2- Tenho de instalar alguma VM ou corre no proprio sistema da Qnap
3- Consigo restaurar tudo o que tenho hoje do meu HA versão “Core” penso eu…

Desde já agradeço a vossa ajuda
Cumprimentos

Bom dia

1 - correr numa VM
2 - correr numa VM (fazes import da imagem .ova do HA no Virtualization Station) - Ainda esta semana fiz isso com a imagem haos_ova-7.0.ova
3 - sim

Nota: convém teres mais de 4 GB de RAM no Qnap. Para o HA basta 2GB

1 Curtiu

Um pouco off topic, mas muito importante.

MUITO IMPORTANTE: Não exponhas o Qnap à WEB. Usa VPN para aceder fora de casa.
Caso pretendas detalhes sobre isto passa no discord.

Boa tarde

Obrigado João pela tua dica
Então instalando a Virtualization Station não preciso de instalar Proxmox ou Ubuntu? Instado direto é isso?
A Qnap vai ter 16Gb de mémoria e estava a pensar alocar a VM 8Gb

Desculpa as perguntas parvas mas estou um pouco confuso com isto.

Cumprimentos

Se quiseres instalação simples nada de ubuntu ou semelhante. Basta a imagem do HA.

Proxmox nem sei se dá.

8GB para o HA parece bastante. Tenta primeiro com menos.

Ok, obrigado João

Olha a cena da VPN fiquei um pouco na duvida porque tenho o Duck,dns, pass com 32 caracteres com minusculas, maiusculas, numeros e carecteres especiais e depois verificação duplo fator. Isto no HA claro.
A tua sugestão da VPN deve ser mesmo para a Qnap e não propriamente o HA certo?

Tirame-me outra duvida se souberes, se eu fizer uma instalação limpa da versão OS dá na mesma para restaurar o meu backup versão Core ou Supervisor…

Cumprimentos

A VPN que falo é para o qnap.

Eu, no meu caso não exponho o HA.

Relativamente a restaurar a cópia, o melhor é:

1 - importar a VM do HA.
2 - no qnap fazer Snapshot à VM (quando te aparece o ecrã para criar user - mas antes de criar)
3 - importar o backup a ver se funcionou bem.
Caso dê algum erro revertes o Snapshot e em segundos tens isso limpo de novo

Ok, parece facil vamos ver quando chegar a maquina.

Obrigado

Uso QNAP também com HA e tenho tudo em containers com o container station (nativo no QNAP)

Obrigado Tiago
Já fiz tudo com o Virtualization Station
Está tudo a rodar 5*

Quero agradecer a todos os vossos conselhos, pois isto tudo para mim era novidade e estava a fazer uma grande confusão.

Cumprimentos

2 Curtiram

Ola a todos.
tenho exatamente este qnap e instalei atravez do docker …mas a versao instalada nao tinha possibilidde de colocar addons.
como instalarm como deve ser?

Olá Marcelo
A meu ver não existe versões como deve de ser, existem sim versões para as necessidades de cada um de nós, incluindo a versão que tens em Containers…
Eu tenho instalada a versão OS a correr numa VM nativa da Qnap e tem tudo, incluindo os addons que referiste. Para instalares igual basta seguir tudo o que já foi dito neste tópico.
Sugeria-te seguires alguns YouTubers que abordam constantemente este tema, que para mim sempre foi muito útil para o meu desenvolvimento.

Cumprimentos


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade