Melhor opção numa remodelação

Boa noite,

Venho-vos pedir a vossa ajuda para tomar a melhor decisão na remodelação que irei efetuar na parte elétrica da minha casa.

As duvidas que tenho são na maioria em relação à iluminação. A iluminação irá ter tiras leds, focos e lâmpadas.

As minhas questões são:

• Sonoff vs Shelly tendo em conta toda a instalação e sem ter que andar a flashar.
  • Centralizar tudo no quadro vs em cima do teto falso (“disjuntores” [Shelly Pro ou Sonoff SPM ou POW] vs relays) Nota: Ou ponderar colocar os relays centralizados no quadro

Já sou utilizador do HA à cerca de 2 anos e ao dia de hoje tenho as seguintes integrações:

• TV’s LG’s
  • LG Smarthing (Máquinas da Roupa, Loiça e Frigorifico)
  • Rituals
  • Aspirador Xiaomi
  • Sonoff LAN (ZigBee Bridge + 7xSNZB-02, Micro USB, B05-BL, SlampherR2)
  • 1 Lâmpada Wize (a descontinuar)
  • Shelly MQTT (4x 1PM, 2x Flood)
  • Sonoff MQTT (TH16, PowR2)
  • Câmaras Hikvision
  • Alexa e Google com Nabu Casa

Ao dia de hoje a maioria funciona através de Wifi mas não está fora da equação optar por Tuya ou ZigBee assim como outras opções sem serem Shelly e Sonoff.

Obrigado

Se vais “remodelar” a parte elétrica da casa, opta em primeiro lugar por dispositivos ZigBee.

Depois há a questão de saber se as lâmpadas vão ser liga/desliga ou se queres controlar a intensidade.

De qualquer forma, podes sempre optar por usares os módulos para encastrar nos interruptores para controlar a iluminação, não precisas de andar a colocar reles no teto falso.

Outra opção é usar os módulos da Xiaomi, mas esses têm que se montados nas caixas de derivação, se lá couberem, mas esses medem o consumo.

Dependendo da dimensão da remodelação e orçamento, considerar também soluções por cabo. As mesmas, apesar de serem mais caras, garantem um elevado nível de fiabilidade, segurança e disponibilidade,… ao contrário das identificadas por tecnologias rádio.

1 Curtiu

Obrigado pela opinião.

As tiras leds que quero colocar nas sancas queria controlar a intensidade.

O opção dos módulos atrás dos interruptores não me convence porque se tiver algum problema tenho que os estar a desmontar enquanto se os tiver no teto basta aceder a eles de uma forma simples.

E já agora ZibBee porque? Eu tenho a gateway da sonoff sem estar flashada com 7 sensores de temperatura, e atualmente volta que não volta 1 ou 2 perdem a ligação. Também só tenho 1 GW no andar do meio e os sensores estão espalhados pelos 3 andares.

E optando por ZibBee que tipo de integração aconselhas?

Tenho infraestrutura para isso e até preferia.

Que soluções por cabo aconselhas? Os que conheço foi os que identifiquei em cima (Sonoff SPM e os Shelly Pro)

Obrigado

Tens diversos sistemas por cabo. Alguns podem ser encontrados de forma dispersa pelo forum. O que melhor conheço e sei que funciona com integração oficial e muito bem com o HA é o KNX. Caso pretendas, tens uma categoria com diversos tópicos sobre o que referi em: https://forum.cpha.pt/c/knx/26

Bom dia, que dados tens através do frigorífico, máquina lavar e máquina de lavar loiça?

Consegues programar a hora de inicio da lavagem em ambas as máquinas?

Boa tarde Vitor,

A integração tem vindo a ser melhorada e vão colocando mais sensores.

Neste momentos os que tenho disponíveis são estes:

Frigorifico

Máquina da Loiça

Máquina da Roupa

Máquina da Roupa (mini)

Todas as máquinas permitem o agendamento através da App da LG mas através do HA não sei. Devido à pandemia e por estar em teletrabalho nunca necessitei de usar essa funcionalidade.

Mas mesmo através da App da LG não te permite ligar as máquinas caso te tenhas esquecido. É sempre necessário ligar a máquina e ativar um modo para que ela fique em modo standby.

As máquinas da roupa através da App tem estatísticas com o numero de ciclos e de energia consumido mas a integração ainda não mostra esses dados.

KNX está fora do orçamento :frowning:

Pelo menos tendo em conta dos valores que já me falaram, mas vou dar uma vista de olhos por esses tópicos do fórum.

Existem muitas empresas a darem valores muito elevados e outros puramente a especular para vender outro tipo de soluções.

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade