Medição de pellets com SR04

Bom dia

Estou a fazer testes para medição do nível de pellets numa caldeira com o SR04, tudo corre bem excepto quando desligo o sistema e logo de novo. O ESP para iniciar tenho de desligar o SR04 e voltar a ligar.
Alguém já teve este problema?
Obrigado

@Daniel não leves a mal a pergunta mas sabes que a tua questão não tem nada a ver com o Home Assistant e que é o tema deste fórum, certo?

@j_assuncao, claro que não levo a mal, mas como vi outras situações onde retiram duvidas de Tasmota e flash pensei que não havia problema.
Mas obrigado à mesma.

E não há, partindo do princípio que tens isso integrado no HA… :wink:
Mas falta muita informação… Por exemplo, como é que tens isso ligado ao esp? Em que pinos?

Obrigado
Segue uma foto e o Pinout


Vcc - comum
Massa - comum
GPI0 - trig
GPI2 - Eco

não uses o GPIO0. escolhe outro e vê se fica resolvido

Pois… Gpio0 e gpio2 são difíceis de usar… :wink:
O meu conselho é trocares o gpio2 pelo gpio3, desactivar o seriallog no tasmota e o resto ficar igual… Vais ver que se “faz luz”! :wink:

Vou alterar o gpio0 e gpi02, para gpi01 e gpi03 e desactivar o seriallog. depois digo alguma coisa
Obrigado pela ajuda.

Atenção que o SR04 trabalha com 5v, e se o colocares a funcionar a 3.3v podes ter problemas de estabilidade!

Não vale a pena trocares para gpio1… O gpio1 tem exactamente os mesmos problemas que o 0 e o 2… Faz só o que te disse acima… :wink:

Capturar
Está melhor mas ainda com oscilações, mas tambem tenho a noção que a superficie não é plana e os pellets aborvem o ultrason. Ainda vou alterar o SR04 para uma alimentação de 5V, para ver se melhora a estabilidade
Acho que também vou ver como se poem um filtro no Home Assistante para ajudar :slight_smile:

1 Curtiu

Se alguma das respostas te resolveu o problema, deves assinalar como solução, para que outros saibam resolver problemas idênticos… Que configuração acabaste por usar? A que pus? Outra?

Gostei da ideia, simples e barato.
Também tenho uma caldeira a pellets (Ecoforest) que tem no depósito dois locais para colocação de algum tipo de sensores (um no topo e outro a cerca de 20%), mas não sei que tipo de sensores seriam.

Como tem sido o feedback desse sistema? As alterações sugeridas resolveram o problema?
O pó que levanta ao atestar o depósito não afecta as leituras?

Ando de volta de um ESP32, optocopladores, UART, … numa tentativa de IoTiazar a caldeira e integrar no HA, que por enquanto só faço no controlo do cilindro das AQS e nas válvulas de Zonas e isto era mais um bom acrescento para o sistema.

Este tema merecia um tutorial. Depois podias fazer um. Tenho interesse nesse sistema… :sweat_smile::sweat_smile:

1 Curtiu

tb tenho muito interesse, pf partilha projeto.

1 Curtiu

Boa tarde

Dou por encerrado este projecto, o ultrasónico em muitas alturas perde o eco e nao temos qualquer sinal de retorno e assim perdemos o nível.
Vou investigar outro principio… talvez radar (HFS-DC06).

Se tiverem ideias partihem :slight_smile:

Sem%20T%C3%ADtulo

A ideia era boa e barata, é pena não resultar… Eu já tinha algumas reticencias, pelo pó, mas aí pelo gráfico, nem terá sido esse o problema. Será da irregularidade da superfície, que não consegue “refletir” o sinal para o sensor?

Em relação a ideias, penso que os sensores que algumas caldeiras trazem de origem são Capacitivos, tipo que mando em baixo. A minha caldeira tem dois buracos para sensores, e já vi alguns silos de pellets com sensores idênticos (pelo menos de aspecto), sempre um no nível cheio e outro quase em baixo.

Sensor LJC18A3-H-Z/BX:
https://www.aliexpress.com/item/32252908795.html

Pelo que vi, este é também usado para “bed leveling” em impressoras 3D. Mas há vários sensores desde género.

Já tenho um para testes ,:wink:

1 Curtiu

Também vou procurar uma solução para o meu recuperador de calor a pellets, ecoforest cordoba, se alguem tiver novidades avisem.

Agora sim, que acham?
Alteração de sensor para VL53L0X, com este sensor não perdemos o eco e nestes últimos dias o comportamento foi muito bom

3 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade