Boas malta,
Este é a minha primeira publicação aqui no forum, e espero que possa ser útil a quem vier depois.
Actualmente tenho por casa vários dispositivos Shelly, sendo que no quadro elétrico 5 fazem a contagem de energia por circuito:
- Iluminação
- Tomadas
- Media Center (TV, aparelhagem, etc)
- Bastidor
- Cozinha
Os primeiros 4 são de um Shelly Pro 4PM e a cozinha um Shelly Plus 1PM.
Estes sensores estão todos configurados e a funcionar. No energy dashboard configuration tenho as 5 origens adicionadas à Electricity Grid.
Tenho também um helper (Settings > Device & Services > Helpers) do tipo “Number” com o preço fixo do kWh, e era este o método que tenho usado até agora para contabilizar o custo da energia.
Ora como todos aqui sabem, o preço da energia é composto por duas parcelas, o preço da energia activa e a componente da potência contratada, e no sentido de tentar tornar a contabilização mais fidedigna, acabei por vir dar com este fórum e com o tópico ERSE - Contabilizar os custos com a energia elétrica versão janeiro 2021.
Ora na senda de configurar isto, a primeira coisa que fiz foi criar um sensor que agregasse os 5 anteriores.
Houve alguns contra-tempos nesta parte, principalmente considerando as diferentes sintaxes do antes e depois, mas lá consegui:
- sensor:
- name: consumo_energia
# name: "Consumo Energia"
unit_of_measurement: kWh
device_class: energy
state_class: total
state: >-
{% if is_number(states('sensor.output_iluminacao_energy')) and is_number(states('sensor.output_tomadas_energy')) and is_number(states('sensor.output_media_center_energy')) and is_number(states('sensor.output_bastidor_energy')) and is_number(states('sensor.output_cozinha_energy')) %}
{{ states('sensor.output_iluminacao_energy') | float + states('sensor.output_tomadas_energy') | float + states('sensor.output_media_center_energy') | float + states('sensor.output_bastidor_energy') | float + states('sensor.output_cozinha_energy') | float}}
{% else %}
None
{% endif %}
De seguida, configurei um utility meter.
O utility meter foi criado com a periodicidade bi-mensal e um offset de 17 dias - correspondente ao meu ciclo de facturação.
Adicionei também as tarifas:
- Simples
- Vazio
- Ponta
- Cheias
Explicando este passo:
O meu contrato é simples, mas o contador é tri-horário. Isto significa que apresenta valor de consumo para os 3 períodos horários, mas soma o total como 1.
Aqui o meu objectivo seria, no próximo passo, criar uma integração ERSE para a tarifa simples, e outra integração para o tri-horário, para poder em qualquer instante comparar entre as duas.
Tirei o nome das tarifas do Github de @dgomes onde tem as opções para tri-horário.
Bem, passando à frente, depois de criado o utility meter, passei à integração ERSE (sem HACS).
A primeira integração que criei foi a para a tarifa simples.
Agora, diferenças para o que vem no tópico que mencionei:
- Selecção do Operador - isto não existe. O nome do operador é inserido à mão e ponto.
- No passo 2 da escolha do Utility Meter, tenho Utility Meter e “Export Sensor”. Não vi qualquer referencia a este “export sensor” nem faço ideia do que seja. Mas como pode ser deixado em branco, passamos à frente.
- Introduzir os preços (cost of power e cost of kWh) e está configurado.
Tudo OK - mas gostava de compreender melhor o “Export Sensor”.
Agora, a configuração de uma integração para o tri-horário é em tudo semelhante à anterior, mas com a seguinte situação:
Só o “Vazio” parece funcionar.
A Ponta e Cheias não aparecem, apesar de existirem, todas criadas a partir do mesmo utility meter.
Alguém tem ideia porque será? Obrigado