Medição de Energia & Integração ERSE

Boas malta,

Este é a minha primeira publicação aqui no forum, e espero que possa ser útil a quem vier depois.
Actualmente tenho por casa vários dispositivos Shelly, sendo que no quadro elétrico 5 fazem a contagem de energia por circuito:

  • Iluminação
  • Tomadas
  • Media Center (TV, aparelhagem, etc)
  • Bastidor
  • Cozinha

Os primeiros 4 são de um Shelly Pro 4PM e a cozinha um Shelly Plus 1PM.

Estes sensores estão todos configurados e a funcionar. No energy dashboard configuration tenho as 5 origens adicionadas à Electricity Grid.
Tenho também um helper (Settings > Device & Services > Helpers) do tipo “Number” com o preço fixo do kWh, e era este o método que tenho usado até agora para contabilizar o custo da energia.

Ora como todos aqui sabem, o preço da energia é composto por duas parcelas, o preço da energia activa e a componente da potência contratada, e no sentido de tentar tornar a contabilização mais fidedigna, acabei por vir dar com este fórum e com o tópico ERSE - Contabilizar os custos com a energia elétrica versão janeiro 2021.

Ora na senda de configurar isto, a primeira coisa que fiz foi criar um sensor que agregasse os 5 anteriores.
Houve alguns contra-tempos nesta parte, principalmente considerando as diferentes sintaxes do antes e depois, mas lá consegui:

- sensor:
  - name: consumo_energia
    # name: "Consumo Energia" 
    unit_of_measurement: kWh
    device_class: energy
    state_class: total
    state: >-
      {% if is_number(states('sensor.output_iluminacao_energy')) and is_number(states('sensor.output_tomadas_energy')) and is_number(states('sensor.output_media_center_energy')) and is_number(states('sensor.output_bastidor_energy')) and is_number(states('sensor.output_cozinha_energy')) %}
        {{ states('sensor.output_iluminacao_energy') | float + states('sensor.output_tomadas_energy') | float  + states('sensor.output_media_center_energy') | float + states('sensor.output_bastidor_energy') | float + states('sensor.output_cozinha_energy') | float}}
      {% else %}
        None
      {% endif %}

De seguida, configurei um utility meter.
O utility meter foi criado com a periodicidade bi-mensal e um offset de 17 dias - correspondente ao meu ciclo de facturação.
Adicionei também as tarifas:

  • Simples
  • Vazio
  • Ponta
  • Cheias

Explicando este passo:
O meu contrato é simples, mas o contador é tri-horário. Isto significa que apresenta valor de consumo para os 3 períodos horários, mas soma o total como 1.
Aqui o meu objectivo seria, no próximo passo, criar uma integração ERSE para a tarifa simples, e outra integração para o tri-horário, para poder em qualquer instante comparar entre as duas.
Tirei o nome das tarifas do Github de @dgomes onde tem as opções para tri-horário.

Bem, passando à frente, depois de criado o utility meter, passei à integração ERSE (sem HACS).
A primeira integração que criei foi a para a tarifa simples.

Agora, diferenças para o que vem no tópico que mencionei:

  1. Selecção do Operador - isto não existe. O nome do operador é inserido à mão e ponto.
  2. No passo 2 da escolha do Utility Meter, tenho Utility Meter e “Export Sensor”. Não vi qualquer referencia a este “export sensor” nem faço ideia do que seja. Mas como pode ser deixado em branco, passamos à frente.
    Screenshot 2024-01-30 at 16.02.32
  3. Introduzir os preços (cost of power e cost of kWh) e está configurado.
    Tudo OK - mas gostava de compreender melhor o “Export Sensor”.

Agora, a configuração de uma integração para o tri-horário é em tudo semelhante à anterior, mas com a seguinte situação:
Só o “Vazio” parece funcionar.

A Ponta e Cheias não aparecem, apesar de existirem, todas criadas a partir do mesmo utility meter.

Alguém tem ideia porque será? Obrigado

Export sensor é para quem tem autoconsumo (painéis fotovoltaicos ou mini-eolica) e injecta energia de volta na rede (exporta energia).

Neste cenário de autoconsumo a rede funciona como uma bateria virtual em que a cada 15min faz contas:

energia_consumida = energia_importada - energia_exportada

Quem configura o Export Sensor pode ver esta conta feita automaticamente - Chama-se NetMetering :slight_smile:

Adiante:

O teu utility meter está mal configurado… não faz sentido a tarifa simples pois o teu contador como bem apontas tem 3 tarifas (Vazio, Ponta, Cheio) e não ha nenhuma contagem Simples :slight_smile: o Simples será a soma dos 3 sensores criados pelo utility_meter.

1 Curtiu

Bom dia @dgomes e obrigado pela resposta.

Ora no seguimento da tua explicação, apaguei o Utility Meter e criei um novo, ciclo a cada dois meses, offset 16.
Já apareceram os sensores correspondentes na configuração.

Criei também duas entradas em ERSE, uma para seguir de acordo com a tarifa simples, outra de acordo com o tri-horário:

Simples:
Screenshot 2024-01-31 at 11.41.39

E no tri-horário:
Screenshot 2024-01-31 at 11.41.48

E o resultado:

Simples:
Screenshot 2024-01-31 at 11.44.13

E a comparação se fosse tri-horário:
Screenshot 2024-01-31 at 11.44.20

Agora se me puderes ajudar no sentido de compreender de onde vem o termo fixo no valor de 3,11 … porque se o termo fixo são 0,332, em 10 dias são 3,32 … em 20 dias são 6,64 e por aí fora.
Considerando o offset de 16 dias … portanto o counter faz reset entre o dia 16 e o dia 17 … daria 13/14 dias … que não corresponde a este termo fixo. Também reparei que o valor do termo fixo se manteve inalterado de ontem para hoje portanto não seria um acumular diário, então os 3,11 representam o quê?

Obrigado

Termo fixo são as taxas e taxinhas como por exemplo a contribuição audiovisual

Não percebo pq tens ciclo a cada 2 meses… em PT ciclos são mensais…

1 Curtiu

Boas @dgomes e mais uma vez obrigado pela resposta.

Ok então o termo fixo são taxas + preço da potência contratada, é isso?
Continuo a não perceber o porquê de 3,11 - nesse caso o valor deveria ser superior.

Quanto ao ciclo a cada dois meses … em PT os ciclos são como o homem quiser (entre mensal e bimestral). No meu caso só pago a cada 2 meses.
Screenshot 2024-01-31 at 12.23.26

Desconhecia…

No termo fixo o valor da potencia é dividido ao longo do mes, pelo que todos dias as 24h é actualizado (com custo da potencia diária)

Tudo ok :slight_smile:

Ora peço desculpa e agradeço a paciência, mas não entendi muito bem a explicação. Ou seja, não entendi a parte do dividir ao longo do mês, no sentido em que a potência é um valor fixo diário (os 0,332) então não divide só soma a cada dia.
As 24 horas é em tempo corrido, ou muda a cada meia noite? Como ainda não vi o valor do “termo fixo” mudar de 3,11 (era-o ontem, é-o hoje), tenho esta dúvida. Obrigado

EDIT:
Ok acho que já entendi… Olhando para os utility meters, eles só tem a utilização desde que foram criados, o que é pena porque o energy panel tem a história e dá para ver o consumo nos dias anteriores … seja como for, estaremos ainda no dia 1, os 3,11 serão da taxa de audiovisual + termo fixo + taxa exploração DGEG (?) são 7 centimos por mês … 2,85+0,332+0,07 daria 3,252 … mesmo se subtrair os 7 centimos não fica 3,11e ainda falta o imposto especial sobre o consumo de eletricidade que é ao kWh.
Desculpa lá mais uma vez e obrigado pela paciência mas gostava mesmo só a ver se conseguia compreender a composição do termo fixo!

Nada como ver o codigo e formula usada: https://github.com/dgomes/pyerse/blob/main/pyerse/comercializador.py#L210

1 Curtiu

Obrigado.

Aquele dias acho que ainda devo estar no dia 0 por isso serão todas as parcelas sem o custo da potência de hoje?
Ainda tenho algumas dúvidas mas primeiro vou deixar o utility meter fazer reset a 16 de março e depois logo vejo se bate certo! Cumpts!


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade