Media player entity local!?

Bom dia . na minha casa tenho sistema de som integrado em colunas de parede(tecto) ,ou seja um aplificador ligado a colunas fisicamente por cabo ,tendo uma coluna na cozinha,sala ,sala de jantar e suite(4 no total).
Ficou criado assim pois foram construidas com a casa e pensadas para som ambiente e notificalçoes do dia adia ,tal como campainhas ,notificacoes de varios sensores activos, reporte de temperaturas etc…
Actualmente tenho um rasberry pi a controlar tudo com saida de jack audio 3.5 mm ligado direto ao amplificador e domoticz.

O raspberry 3 ja esta a ficar “curto” para algumas funções. se coloco um youtube ja leva un 20 segundos a abrir a pagina… Resumindo estou a migrar tudo para um pc MSI CUBI-N com pentium ,é tipo NUC. e colocaro o Home assintante que é uma beleza com integraçoes e addons e subretudo tem muita coisa "pre feita " que nao necessita andar as voltas com o codigo e scripts ,pois programaçao não é o meu forte(sou eletrotecnico mas nao faço programação). Agora nao encontro maneira de por o som afuncionar pelo jack 3.5mm da placa audio integrada do pc. Compreendo que o objetivo do HA é reproduzir na rede ,mas “no ano da Voz” não suportar uma saida direta de audio é estranho… Não ha maneira de criar uma ENTIDADE media player que fique a reproduzir localmente? ja tentei vlc telnet,deixou de funcionar numa build qualquer… a minha ideia seria criar uma “media player entity” virtual que dirigisse para a placa de audio integrada , agora não vi essa solução nen sei por onde começar. O pessol usa servidores de audio de rede para dirigir a porta local …que deixam de funcionar umas actualizações mais a frente…,parece-me uma soluçao demasiado complexa para fazer uma coisa que ja existe localmente no servidor atravez dos drivers…

Eu tenho o alexa media player no home assistant e uma alexa ligada a um sistema parecido.

Como se liga a alexa ao amplificador? tem saida 3.5?

Echo Dot (4ª Geração) tem saída 3,5 a de 5ª geração já não tem.

:thinking: isto é andar para traz face ao meu sistema actual… eu tenho tudo "pendurado"no raspberry até a campainha. Sempre que posso uso cabo de rede e tenho ati preparado para isso para não depender de wifi . so uso wifi nos telemoveis por razoes obvias … agora passar a usar colunas wifi que se não houver net ou ficar sem router temporariamente nem a campainha toca parece-me um retrocesso.

Como é que está feita a instalação do homeassistant?

devian12 supervised com o HA na docker(conforme instalação oficial). tenho som no debian,quer no msi cubi-n quer na vm virtualbox que uso para testes, mas dentro do HA so sai som pelo browser em media player por exemplo que tem essa função do play em browser. agora se quiser criar automaçao ou usar o tts não ha nenhuma entidade(entity) que possa escolher. Lá está eu vejo o pessoal criar servidores audio numa porta x que deixa logo de funcionar com os updates, mas o pc ja tem placa audio a funcionar. Porque é que eles não criam uma entidade virtual qualquer predefinida, que envie o audio direto? essa parte não percebo…

Partindo do principio que a coisa não funciona e não é projetado para trabalhar com media local, tenho a 2a opção que é colocaro servidor na cave e continuar a usar o raspberry pi ligado ao ecra touch e com as colunas ligadas ao jack 3.5. Ou seja o raspberry faz de speaker de rede. Existe algum serviço que se instale no rasbian que seja detectado pelo home assisntant como servidor de audio(media entity) ?

Passado 2 meses de ter o msi nuc aqui parado voltei a carga com diferentes abordagem e a solução que arranjei passa por usar o VLC telnet que agora funcionou. Não sei se foi po agora instalar o ubuntu 22 com kde plasma(o gnome não consegue suspende ecras da asus com este hardware).

o MDPnão consegui por a funcionar por falta de informação e davame indiponivel de dentro do HA

Solução se ajudar alguem a não necessitar de almplificadores/colunas wifi especialmente em sistemas de so embutidos nas casas:

sudo snap install vlc.      or   sudo apt install vlc   or     sudo apt-get install vlc

depois correr o telnet

vlc -I telnet --telnet-password=123456 --telnet-port=4212

o tel net nao fica a autoarrancar pelo que tem de se adicionar ao “arranque” que existe no ubunto nas definições

basta criar um SH e coloca-lo no arranque e está feito. ha som apartir da placa de som quer das automações quer do media player. até dá para mandar bitaiques de voz para casa atravez do telemovel com o ttl remotamente e em voz alta la em casa. escreves e executas: :grinning: oh maria .to a chegar! :rofl:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade