Maps com vários dispositivos

Boa noite,

sou novo por estas bandas e preciso da vossa ajuda.

estou a implementar um projecto de rega centralizada ao longo de um concelho, e tinha como ideia, substituir os controladores comuns de rega por equipamento da Sonoff 4ch Pro 2r .

neste momento tenho dois equipamentos para testes, já configurados e a funcionar no HA.

a minha questão é:

  • é possível integrar os vários dispositivos num mapa, com uma determinada coordenada estática para ajudar na visualização física (georreferenciação) para quem vai operar com os equipamentos?

já li alguma documentação sobre esse assunto, mas apenas vejo tutoriais para tracking de dispositivos, nomeadamente telemóveis… penso que não tenha nada a haver visto que nesse caso é o telemóvel que envia as coordenadas para o HA.

um abraço

Boas… Será isto…

Bem vindo ao fórum da CPHA @David_Fialho e não esqueças de ler os nossos Termos do Serviço/Regras e a FAQ.

Podes sempre criar um device_tracker “falso” com as coordenadas de cada equipamento. Desde que nenhuma esteja dentro da área de cobertura do que estiver definido como Home vão aparecer no mapa. Mas este workaround serve apenas para isso, aparecer no mapa.

Olá, podes elaborar mais um pouco desse projecto?
Queres controlar a rega de um Concelho atraves do Home Assistant?
Como pretendes ligar os equipamentos? Fala nos um pouco disso com mais pormenor sff.

Boa tarde,

este projecto está a ter a minha iniciativa. A minha área profissional é redes e sistemas.Programação, nunca foi muito o meu forte :stuck_out_tongue:

A nível da rede / comunicações, o projecto vai ser feito com equipamentos Mikrotik, que finalmente desenvolveram equipamentos com tecnologia Lora.

Vão existir algumas antenas espalhadas pelo concelho a comunicar via LORA e na ponta têm gateway a converter o sinal para wifi (uma rede completamente fechada,com o único objectivo fazer comunicar o equipamento sonoff com o servidor mqtt).

Numa primeira fase, o meu objectivo é implementar os equipamentos sonoff na extremidade a controlar a rega.

Se ao nível de comunicações, tudo funcionar, penso vir a ter dezenas e dezenas de sonoff, o que torna complicado de gerir se os equipamentos forem visualizados numa lista. Desse modo, queria os disponibilizar num mapa, para tornar mais fácil para quem vai operar com os equipamentos.

Quem sabe, se tudo funcionar, passe um dia mais tarde para a iluminação publica, ou para a gestão de tudo o que seja preciso para o município.

Alexandre, obg pela tua dica :slight_smile:

também encontrei essa documentação, mas continuo sem perceber como interligo um dispositivo ao mapa, ou seja, se eu colocar esse condigo no meu ficheiro configuration.yaml

type: map
aspect_ratio: 16:9
default_zoom: 8
entities:
  - device_tracker.demo_paulus
  - zone.home

pelo que li, por baixo da linha que diz “entities”, são os meus dispositivos (ex: switch.rega_canteiro) que quero mostrar no mapa.
Se assim for, como é que especifico nesse dispositivo a coordenada?

  - platform: mqtt
    name: Rega_Canteiro
    state_topic: "stat/Rega01/POWER4"
    command_topic: "cmnd/Rega01/POWER4"
    qos: 1
    payload_on: "ON"
    payload_off: "OFF"
    retain: true

@David_Fialho quando publicares código ou logs deves sublinhar o texto que queres transformar em código e clicar no icone </>. Deverá existir um espaço antes e outro depois do bloco de código para que funcione correctamente. O código em Yaml é muito sensível aos espaçamentos e sem o código devidamente formatado não te poderemos ajudar. E nos logs há pormenores que só devidamente formatados se conseguem ver.
Além disso, existem regras no fórum que devem ser cumpridas e que podes ler nos nossos Termos do Serviço/Regras e na FAQ .`

Vê um exemplo:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade