Magic packet WOL

Hoje acabei com mais umas peças de hardware que tinha há uns anos. Ultimamente já estava com o ESP8622 e um modulo de relé a atuar no botão do power do meu PC. Sempre que estava fora da rede e precisava de documentos alojados nele, mandava arrancar o PC através da VPN e um Webrowser e muito recentemente através do HA, mas com um toggle switch.
Depois de muita luta e pasme-se, com 2 linhas de instruções no HA.

switch:

  • platform: wake_on_lan
    mac: “xx:xx:xx:xx:xx:xx”

Introduzi estas linhas no configuration.yaml e ele coloca disponível na lista de entidades. Depois é só criar o botão no Lovelace e já está!
Ele sabe se activo ou não mudando automáticamente a cor do botão.
Mais um GPIO disponível para outras brincadeiras e a mesma performance.
NOTA: para quem quiser implementar, atenção que a placa de rede terá que ter a possibilidade de receber o magic packet (diria que os novos PC’s tem) terá que ser configurada e o windows/linux também. Melhor é testar previamente à integração no HA. Há dezenas de apps em android e iOS que podem ser carregadas para poderem testar.

Eu queria era conseguir desligar, já tentei mas ainda nada.

No meu PC tenho um Shelly 1 a fazer contacto seco nos pins do botão da caixa, configurei o Windows para se carregar no botão hibernar em vez de desligar. Assim, se o PC estiver desligado, liga. Se estiver ligado, hiberna

Boas, sinceramente não consigo identificar um cenário que me exija desligar o computador e que não o possa fazer quando estou à frente dele! Talvez quando esteja comodamente no sofá e não ter a chatice de me levantar para o desligar,por me ter esquecido de o fazer. Mas respeito plenamente as opções de cada um.
Recomendo seguires o link que deixo abaixo. Embora não tenha tentado, pareceu-me fácil. Aprendi algumas coisas com ele. Se tiveres dificuldade com o inglês tenta colocar a questão que tentarei ajudar.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade