MadBlinds v2 - Como Controlares os estores eléctricos e "estimares" a sua posição (Desactualizado)

Concordo com o Tiago. Quando meti os meus ainda não conhecia dos shelly. Então tive de criar caixas de derivação para os estores. Uma trabalheira do diabo, embora que em 2 paredes eram pladur e aí não deu grande trabalho. Mas a nível visual não gosto muito de ver mas paciência. Agora está feito. Já no meu pai usei os shelly 2.5 com firmeware origem mas em mqtt e funcionam 5 estrelas embora com algum delay mas que a mim não me faz diferença.

Eu para a iluminação vai ser tudo de pressão, agora para os estores é que que estou com dúvidas qual a melhor abordagem.

Como estou a remodelar, vou fazer todas as paredes em pladur com sanca na zona das janelas, logo é fácil deixar o sonoff nessa zona escondido.

Agora ainda não adquiri nenhum, mas a diferença de preços no global ainda é consideravel, porque preciso de 10, na vossa opinião em termos de funcionalidades e fiabilidade a longo prazo compensa ir para o shelly 2.5?

Obrigado

Diria que sim. Mas vale o que vale. Se tiver com tasmota fazes o que queres, vai depender da automação. Pode clicar para começar a descer e depois se carregar outra x enquanto está a descer, pára. Depende do que quiseres investir na automação que vai controlar o interruptor. No meu caso é fácil porque têm interlock físico e duas posições de stop. Embora dependendo da utilização às vezes o stop é o que os faz andar :sweat_smile:

Não te esqueças de uma outra coisa. Se vais esconder o sonoff deixa um acesso fácil. Podes precisar de trocar, ou aceder a ele mais do que imaginas

2 Curtiram

Sim estou a pensar deixar na sanca, penso que vai ser fácil ter acesso, mas só quando ela estiver a ser feita é que tomo a decisão final.

Vou ter o Home assistant a controlar tudo.

Eu referi isso apenas porque por vezes os equipamentos pode. Deixar de funcionar e o acesso é tão complicado que implica estucar novamente :grinning:

Obrigado pela dica, já agora entre o sonoff e o shelly estas situações podem acontecer como é normal nos 2, mas existe algum deles que tenham feedback que dá mais problemas, que seja preciso mexer nele?

É preferível optar pelos shelly.

Existem dois grandes problemas associados ao dual que requerem mais compromissos e customização: o tamanho (maior, condicionando a localização); o Ghost switch (associado a ter extensões dos fios ao interruptor que fazem de antena e potenciam interferências eletromagnéticas) provocando ativação dos interruptores sem intervenção.

2 Curtiram

Eu por acaso até a data nunca tive problemas… Mas nunca se sabe…

Atenção que os shelly são conhecidos por sofrer muito de ghost switching… Logo, não é uma vantagem relativamente aos dual em que, a acontecer, é fácil de resolver… No shelly é difícil de resolver…

Excelete tópico sem duvida. Parabéns a todos os intervenientes.
Gostaria se fosse possível, esclarecer algumas duvidas.

Já tenho o sonoff dual r2 com o tasmota, e já o configurei conforme está no no tutorial aqui do forum.
As minhas teclas dos estores, ao pressionar, não voltam para trás, não são de mola! Eu pressiono e fica fixa e o estore sempre abrir.
basta seguir o tutorial de ligação? Não queria queimar nenhum motor :open_mouth:

Se me puderem ajudar agradeço. Tenho o sonoff configurado desta forma

Este será o esquema que poderás usar caso optes por usar um Sonoff Dual VERSÃO R2 ( 📑 MadBlinds v2 - Como Controlares os estores eléctricos e "estimares" a sua posição (Desactualizado) )

É isso mesmo que deves seguir, tenho alguns estores com essa config sem qualquer problema.

Obrigado pela resposta

Podes só dizer que firmwares estas a usar?

Cps

@Fernando_Pereira Sofro do mesmo mal.
Conseguiste resolver?

Bom dia @max-men. Não, não consegui.
“O que não tem remédio remediado está” :smile:

Como disse o @Maddoctor, " é aí mesmo que está o problema… O tasmota recebe duas ordens quase em simultâneo - uma para parar o rele por uma tecla e outro para activar o rele pela outra. Assim, uma ordem cancela a outra."

Como a família basicamente passou a utilizar só automações, quase não existe problema. Os estores fecham, abrem, e gerem-se por si mesmos…

experimenta mudar para switchmode 1

1 Curtiu

@Fernando_Pereira deverá existir forma de contornar.

Porque só me apercebo desta situação ao abrir, se for ao fechar já não acontece, e o movimento é o mesmo

Eu tinha exactamente o mesmo problema e bastou mudar para Switchmode 1.

Não percebo porque já tinha testado todos os switchmodes. Mas no final foi o que resolveu.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade