MadBlinds v2 - Como Controlares os estores eléctricos e "estimares" a sua posição (Desactualizado)

Viva Jorge, qual é a diferença? Neste momento tenho uma manivela manual que puxa um cabo de aço que depois é dividido para todas as portas. Terei de substituir por um motor. Não sei como fazer parar o motor quando chega ao início e fim e por vezes ao fechar algumas ficam presas.

Calculei… Obrigado :slight_smile:

@Nelson_Oliveira, o tempo nos estores o que eu fiz na programação tasmota, e funciona certinho é pores sempre o 1 primeiro. Sabes que demora 30 segundos a subir e a baixar colocas 130 no pulsetime1 e no pulsetime2

O código para colocar no Home Assistant foi actualizado agora mesmo para permitir replicar facilmente para quem quiser controlar vários estores…

2 Curtiram

isso qualquer dia descobre os estores sozinho :wink:

1 Curtiu

2 mensagens foram divididas em um novo tópico: Estores deixaram de funcionar após actualização

Boas,

Estou a usar este package (obrigado a quem o fez).
Só notei um pequeno “bug” na utilização.
Por exemplo… Se eu alterar o Slider de 0 para 100 o estores começa a abrir. Contudo se a meio da abertura alterar o slider para 60 o Estore continua a abrir até aos 100 contudo no slider e todas as automações fixam nos 60. a partir daqui fica completamente “desorientado” é preciso fechar o estore completamente e colocar o slider nos 0.
É possivel rever este ponto?

Obrigado

Em que circunstâncias do dia a dia é que isso acontece? Em princípio nunca ou muito excepcionalmente… Posso ponderar isso, mas provavelmente não justificará tornar o código ainda mais complexo.

@Maddoctor

Segui o tutorial (com um shelly2, pelo que não dá para alterar configurações no módulo a não ser que meta generic mas penso que não se aplique aqui) e tenho o seguinte comportamento:

image

1 - O cover funciona Up | Stop | Down, mas ‘não tem fim’. O relé fica sempre ligado a não ser que carregue no Stop
2 - Se deixar andar algum tempo para cima/baixo e parar no cover, o slider vai para a posição correspondente (estimada)
3 - Se do 0 ou do 100 (ou de qualquer sitio) alterar o valor do slider (com o estore parado). Nenhum dos relés é activado.

Quanto ao ponto 1 não sei, mas relativamente ao 3 tenho ideia de que o slider deveria fazer arrancar o movimento, correto?

EDIT: Ponto 1 Resolvido. Faltava o pulsetime

1 Curtiu

podes copiar o codigo k tens?

Bom dia,

Uma pergunta mais básica, ao nível de hardware. Este esquema funciona em estores com interruptores que não desligam, por exemplo, os interruptores que tenho em casa pressiono para abrir ou fechar e é o motor que corta a energia, o botão fica na posição que eu accionar.

Cumprimentos,

Todo o tutorial está escrito para os interruptores tradicionais (posição fixa) e também para esse tipo de motores. Contudo, também está descrito no tutorial a possibilidade de utilizar outro tipo de interruptores.

A resposta para o teu caso é: Sim, para tudo!

Adicionalmente, está programado um corte de corrente para o motor passado o tempo/instrução definido para descer/subir, garantindo uma proteção adicional no motor e circuito.

Olá Luis,

Antes de mais agradeço a resposta.
Eu li o tutorial e percebi o que descreves, secalhar não fiz foi a pergunta da melhor maneira:
Se o interruptor ficar na posição se subir, o estore sobe todo e o motor corta a corrente (comportamento que tenho agora). Nesta posição consigo descer o estore via Automação?

Obg

Talvez estes pontos ajudem a entender melhor o funcionamento do interruptor:

  • A corrente (220v) que vai ao motor não passa diretamente no interruptor. São os 2 relés que fazem o serviço de passar a energia.
  • A posição em que ele está é indiferente. A alteração de estado (interruptor físico) é que promove um evento, tal como a instrução no HA, que vai originar uma ação nos relés.
  • Com interruptores de posição fixa, podes ter situações em que o botão físico está para cima e o estore para baixo, caso a última instrução tenha sido para descer e dada pelo HA.
  • O ideal é trocar os interruptores de posição fixa por mola. Fica sempre na posição certa e tens a vantagem de mais tarde utilizar o long press, duplo click,… para outras funções como descer/subir, um conjunto de estores, num único interruptor, com uma única instrução.
2 Curtiram

Esclarecido!
Muito obrigado

Boa noite.
Também sou novo nestas andanças, e tenho uma dúvida.
Este tutorial também funciona se forem 2 sonoff Basic com tasmota em vez de o sonoff dual?
Em caso afirmativo, o que é necessário alterar?
É que já tentei fazer algumas alterações ao código e até agora sem efeito nenhum!
Está a dar erro em várias linhas: invalid input_boolen ; input_text; input_number.
Podem ajudar por favor. Obrigado

Poder podemos mas sem saber que código estás a usar,. configuração do HA, versão do HA, etc é impossível ajudar…

Estive ausente por algum tempo devido ao trabalho, mas já regressei.
Agradeço a resposta imediata.

Como disse, sou um noob nestas andanças, a versão do HA que tenho é a 0.82.1, os sonoff basic tasmota 6.3, mas consegui, depois de alguma insistência, configurar o HA para controlar 2 sonoff’s basic diferentes a partir do tutorial que colocaram em cima.
Mas tenho 2 questões:
1 - Tudo funciona à exceção do botão stop, segue o código (se for necessário o resto posso colocar)

cover:
  - platform: template
    covers:
      sala:
        friendly_name: "sala"
        position_template: '{{ states.input_number.abertura_sala.state }}'
        open_cover:
          - service: mqtt.publish
            data:
              topic: 'cmnd/casa/sala/persiana1up/power'
              payload: 'ON'
        close_cover:
          - service: mqtt.publish
            data:
              topic: 'cmnd/casa/sala/persiana1down/power'
              payload: 'ON'
        stop_cover:
          - service: mqtt.publish
            data:
              topic: 'cmnd/casa/sala/perisana1up/Backlog; cmnd/casa/sala/perisana1down/Backlog'
              payload: 'POWER OFF'

para o stop_cover já tentei também (de maneira a conseguir desligar um deles):
topic: ‘cmnd/casa/sala/perisana1up/power’
payload: ‘OFF’

-> sem efeito
2 - é possível fazer “interlock” com 1 sonoff específico? Caso afirmativo, como?
(para poder ter várias persianas a abrir/fechar ao mesmo tempo)

Obrigado pela ajuda.

P.S.- os espaçamentos estão corretos (penso eu), não sei é como colocar aqui dessa maneira.

Tenta o seguinte:

cover:
  - platform: template
    covers:
      sala:
        friendly_name: "sala"
        position_template: '{{ states.input_number.abertura_sala.state }}'
        open_cover:
          - service: mqtt.publish
            data:
              topic: 'cmnd/casa/sala/persiana1up/power'
              payload: 'ON'
        close_cover:
          - service: mqtt.publish
            data:
              topic: 'cmnd/casa/sala/persiana1down/power'
              payload: 'ON'
        stop_cover:
          - service: mqtt.publish
            data:
              topic: 'cmnd/casa/sala/perisana1up/POWER'
              payload: 'OFF'
          - service: mqtt.publish
            data:
              topic: 'cmnd/casa/sala/perisana1down/POWER'
              payload: 'OFF'

Obrigado pela dica, mas já tentei e não funcionou.
Entretanto fiz um reset aos sonnofs pois podia haver algum conflito, mas nem assim ficou a funcionar.
Experimentei também com:
stop_cover:
- service: mqtt.publish
data:
topic: ‘cmnd/casa/sala/perisana1up/Backlog’
payload: ‘POWER OFF’
- service: mqtt.publish
data:
topic: ‘cmnd/casa/sala/perisana1down/Backlog’
payload: ‘POWER OFF’
e não surtiu nenhum efeito.
No mqqtfix aparecem os comandos dados, mas nem o POWER OFF nem o Backlog fazem qualquer coisa.

Alguma ajuda nesse sentido?

Obrigado


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade