MadBlinds v2 - Como Controlares os estores eléctricos e "estimares" a sua posição (Desactualizado)

Se usares o normal e tiveres o sonoff com pulsetime configurado não necessitas de calcar novamente para parar. Ele pára sozinho.

1 Curtiu

Olá Tiago,

é uma opção pessoal. Eu tenho ‘normais’, mas na verdade gostava mais de ter de pressão, especialmente para as luzes uma vez que se alguma delas for comandada pelo HA, em caso de duplos, pode acontecer que fique um para cima e um para baixo para ter o mesmo efeito (os dois canais desligados por ex.)

Quanto aos estores, os motores (que eu conheço) param quando chegam ao fim, mesmo que fiquem alimentados. É o funcionamento normal e não lhes provoca danos uma vez que é assim que ficam com interruptores normais logo de origem. Não obstante isso eu tenho um pulsetime superior ao máximo de tempo de abertura (que é normalmente maior) e ao fim desses tempo os relés são desligados. É mais para não ter os relés em carga do que propriamente pelo estore em si.

não sei porque motivo optaste pelos sonoffdual, e se sabes onde os vais colocar uma vez que não cabem atrás do interruptor. Eu para estores, e do material que conheço neste momento, optaria por shelly2.5 que cabem atrás do interruptor funcionam muito bem com tasmota.

1 Curtiu

Concordo com o Tiago. Quando meti os meus ainda não conhecia dos shelly. Então tive de criar caixas de derivação para os estores. Uma trabalheira do diabo, embora que em 2 paredes eram pladur e aí não deu grande trabalho. Mas a nível visual não gosto muito de ver mas paciência. Agora está feito. Já no meu pai usei os shelly 2.5 com firmeware origem mas em mqtt e funcionam 5 estrelas embora com algum delay mas que a mim não me faz diferença.

Eu para a iluminação vai ser tudo de pressão, agora para os estores é que que estou com dúvidas qual a melhor abordagem.

Como estou a remodelar, vou fazer todas as paredes em pladur com sanca na zona das janelas, logo é fácil deixar o sonoff nessa zona escondido.

Agora ainda não adquiri nenhum, mas a diferença de preços no global ainda é consideravel, porque preciso de 10, na vossa opinião em termos de funcionalidades e fiabilidade a longo prazo compensa ir para o shelly 2.5?

Obrigado

Diria que sim. Mas vale o que vale. Se tiver com tasmota fazes o que queres, vai depender da automação. Pode clicar para começar a descer e depois se carregar outra x enquanto está a descer, pára. Depende do que quiseres investir na automação que vai controlar o interruptor. No meu caso é fácil porque têm interlock físico e duas posições de stop. Embora dependendo da utilização às vezes o stop é o que os faz andar :sweat_smile:

Não te esqueças de uma outra coisa. Se vais esconder o sonoff deixa um acesso fácil. Podes precisar de trocar, ou aceder a ele mais do que imaginas

2 Curtiram

Sim estou a pensar deixar na sanca, penso que vai ser fácil ter acesso, mas só quando ela estiver a ser feita é que tomo a decisão final.

Vou ter o Home assistant a controlar tudo.

Eu referi isso apenas porque por vezes os equipamentos pode. Deixar de funcionar e o acesso é tão complicado que implica estucar novamente :grinning:

Obrigado pela dica, já agora entre o sonoff e o shelly estas situações podem acontecer como é normal nos 2, mas existe algum deles que tenham feedback que dá mais problemas, que seja preciso mexer nele?

É preferível optar pelos shelly.

Existem dois grandes problemas associados ao dual que requerem mais compromissos e customização: o tamanho (maior, condicionando a localização); o Ghost switch (associado a ter extensões dos fios ao interruptor que fazem de antena e potenciam interferências eletromagnéticas) provocando ativação dos interruptores sem intervenção.

2 Curtiram

Eu por acaso até a data nunca tive problemas… Mas nunca se sabe…

Atenção que os shelly são conhecidos por sofrer muito de ghost switching… Logo, não é uma vantagem relativamente aos dual em que, a acontecer, é fácil de resolver… No shelly é difícil de resolver…

Excelete tópico sem duvida. Parabéns a todos os intervenientes.
Gostaria se fosse possível, esclarecer algumas duvidas.

Já tenho o sonoff dual r2 com o tasmota, e já o configurei conforme está no no tutorial aqui do forum.
As minhas teclas dos estores, ao pressionar, não voltam para trás, não são de mola! Eu pressiono e fica fixa e o estore sempre abrir.
basta seguir o tutorial de ligação? Não queria queimar nenhum motor :open_mouth:

Se me puderem ajudar agradeço. Tenho o sonoff configurado desta forma

Este será o esquema que poderás usar caso optes por usar um Sonoff Dual VERSÃO R2 ( 📑 MadBlinds v2 - Como Controlares os estores eléctricos e "estimares" a sua posição (Desactualizado) )

É isso mesmo que deves seguir, tenho alguns estores com essa config sem qualquer problema.

Obrigado pela resposta

Podes só dizer que firmwares estas a usar?

Cps

@Fernando_Pereira Sofro do mesmo mal.
Conseguiste resolver?

Bom dia @max-men. Não, não consegui.
“O que não tem remédio remediado está” :smile:

Como disse o @Maddoctor, " é aí mesmo que está o problema… O tasmota recebe duas ordens quase em simultâneo - uma para parar o rele por uma tecla e outro para activar o rele pela outra. Assim, uma ordem cancela a outra."

Como a família basicamente passou a utilizar só automações, quase não existe problema. Os estores fecham, abrem, e gerem-se por si mesmos…

experimenta mudar para switchmode 1

1 Curtiu

@Fernando_Pereira deverá existir forma de contornar.

Porque só me apercebo desta situação ao abrir, se for ao fechar já não acontece, e o movimento é o mesmo

Eu tinha exactamente o mesmo problema e bastou mudar para Switchmode 1.

Não percebo porque já tinha testado todos os switchmodes. Mas no final foi o que resolveu.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade