MadBlinds v1 - Como ligar estores eléctricos a um Sonoff Dual (descontinuado)

Não te posso ajudar muito mais porque não tenho estores eléctricos mas pelo erro parece que o problema é o HA não saber a posição do estore. Ou seja quando o estore está totalmente aberto ou totalmente fechado o HA deveria receber essa informação do Sonoff, o que não está a acontecer.

Pelo que vi na página oficial, isso não poderá ser por faltarem os valores de state_open e state_close na tua configuração? O availability_topic, payload_available e payload_not_available deviam também ser configurados para o HA saber se o dispositivo ficou sem energia ou deixou de comunicar.

Além disso não precisas do optimistic: true porque já tens o state_topic configurado

Sugiro que entres em contacto com o @brunohorta foi ele quem desevolveu o firmware. Pode ser que saiba dizer te o que origina esse erro.

O sonoff não cabe dentro da caixa do interruptor, pois não? Obrigado.

@poliveira não cabe. Há quem o coloque junto aos estores.

(esta é uma opção para utilizadores mais “normais”, isto é, é óbvio que quem criou o código “personalizado” é um master!!! Não estou de forma nenhuma a tentar desvalorizar! :wink: )

Penso que seria mais simples usar o tasmota, activando a “setoption14” e um “pulsetime” correspondente ao tempo que demora o estore a abrir … Assim tens interlocking… Funciona 5* e não é preciso software “personalizado…”

para flashar é mais simples com o esptool.py…

Com a opção que referi, se os botões forem de “pressão” não é preciso fazer mais nada, se forem “normais” (ficam na posição que os puseres) é preciso alterar o “switchmode” - de qq forma, não deve ser usado o dual R2 (da forma descrita) com botões “normais” sob risco de ele entrar em flash mode ao reiniciar… Seria necessário usar outro gpio em vez do gpio0…

1 Curtiu

Consegui programar o cover para o sonoff dual, não consigo é obter o estado dos canais.
se ativar a opção optimistic fico com o estado só que se alterar estado manualmente no HA não altera.
Se ativar estado para descer e fizer stop não consigo voltar a ativar a mesma opção.

cover:

  • platform: mqtt
    state_topic: “tele/sonoff51/STATE”
    command_topic: “cmnd/sonoff51/Backlog”
    name: “Persiana1”
    qos: 0
    retain: true
    payload_open: “power1 ON”
    payload_close: “power2 ON”
    payload_stop: “power1 OFF;power2 OFF”
    optimistic: false
    state_open: “open”
    state_closed: “closed”Texto pré-formatado

Boas pessoal,

Conseguem-me dizer se este é o R2? É que não encontro escrito R2 em lado nenhum e procurando por Dual R2 só aparece esse:

Não , não é .o sonoff dual não tem esse fusível.

Obrigado. Já agora sabes se é possível usar o Sonoff touch dual para controlar os estores?

Um destes:

Já vi em alguns que sim mas nao sei como ligar, mas por favor abre um tópico em dúvidas para perguntares algo sobre esse assunto este tópico é unicamente para falar do dual.

Entretanto chegou-me o Dual R2 a casa, flashei o tasmota já configurei o MQTT e já adicionei o código ao HA, aparece no dashboard mas quando carrego nas setas não faz nada. Penso que tenha a ver com os topics que coloquei no tasmota. Podes-me ajudar nessa situação pf?

O que tenho de momento é isto:

Para bater certo com o teu código quais são os tópicos que tenho de colocar?

Obrigado

@Fl4v10 segue este tutorial 📑 Como criar um cover para estores com indicação e controlo da percentagem de abertura (aproximada) - desactualizado

Obrigado. Graças a esse tutorial consegue meter isto a funcionar.

1 Curtiu

O meu conselho é que ligues usando o seguinte esquema em vez de ligares nos headers dos button (baseado largamente no esquema do Rodolfo…) - válido para dual R2 (aparentemente não funciona no original):


Partindo do princípio que são interruptores “normais”, depois no module configuration tens de escolher switch 1 para o gpio3 e switch 2 para o gpio9

e no tasmota tens de escrever na consola:
SerialLog 0
Switchmode1 2
Switchmode2 2
No caso de botões de pressão, em vez de “switch” escolhes “button” e na consola apenas precisas de SerialLog 0.
Depois usa a configuração do meu tutorial, que o Rodolfo sugeriu acima (não te esqueças de seguir os passos adicionais de “preparação” lá indicados)

Estou com dificuldade nas ligações eléctricas. Não consigo fazer com que o Sonoff receba energia.

Isto é o interruptor que tenho:

Liguei o L (fase) ao L IN do Sonoff e os dois fios (sobe e desce) ao L out 1 e L out 2 também ao Sonoff mas ele não liga. Não é suposto ter algo ligado ao Neutro?

O Sonoff ligado ao PC funciona portanto não é problema do aparelho.

Falta te o neutro… Só tens aí a fase que é o “L”

Foi o que eu pensei, mas nos estores só tenho esses três fios. Como faço?

Tens que puxar um fio.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade