MAC Address de device vai mudando?

À custa das minhas experiências com Shelly PLug S e com Shelly H&T, vejo no router que já tiveram IP’s diferentes, porque tinham MAC’s diferentes.
Router com DHCP, claro. E os dispositivos também assim configurados.
Embora o Shelly H&T já tenha mudado para fixo, por indicação.

É normal este comportamento de mudar os MAC’s?

A mudança de MAC address é um comportamento de segurança de diversos equipamentos e cada vez mais comum.

Então o melhor será reservar uma gama fora do DHCP para os dispositvos e atribuir-lhes IP fixo?
Embora, na pratica, o HA torne a pegar neles, mas só depois de reiniciar, pelo menos no meu caso.

O IP fixo é um é indispensável nestas coisas da domótica.

Eu normalmente costumo fixar os IP’s por MAC Address, mas na empresa, com Windows Server.
Em casa, a “porcaria” de router da MEO, MediaAccess TG789vac v2, embora me deixe fixar um IP a um MAC, não me deixa escolher qual o IP.
Portanto fico bastante contente com a “boa prática” que sugeres de IP fixo, pois assim não tenho problema com o router. Reservo só uma scope para domótica, tudo com IP fixo, e deve funcionar bem.
Obrigado pela dica.

Dá depois feedback de como isso correu.

Já dissemos isto aqui no Fórum por diversas vezes e nunca é demais recordar: ter a domótica “pendurada” no router do operador é uma péssima ideia! Caso o operador se lembre de fazer um update ao teu router, as configurações de rede são repostas e ficas com a rede toda baralhada. Isto sem falar do operador ter acesso à tua rede…

Um router barato instalado a seguir ao do operador garante-te uma rede mais estável e sem surpresas desagradáveis.

Para já tudo bem.
O router só atribui 192.168.1.64 até 192.168.1.100, por DHCP.
E pus um lease time de 1 hora, porque não penso nunca ter mais de 36 dispositivos simultaneamente ligados :slight_smile:
Fico assim com muitos IP’s para fixar.

Em relação ao router externo e fazer bridge no do operador, é uma ideia a pensar.
Essencialmente se arranjar um router com sinal wifi bem forte, porque tenho alguns problemas de sinal cá em casa e assim resolvia dois problemas de uma vez só.

Vais pensar, provavelmente, durante pouco tempo, infelizmente. Os operadores costumam fazer reset as configs quando menos esperas… ou, no caso de reportares algum constrangimento com o serviço.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade