Luzes com Movimento / Interruptor

Boas pessoal,

Será que me podem ajudar a desenvolver uma automatização de maneira a resolver o meu problema?

O que eu pretendia era o seguinte

1 - ao entrar na casa de banho o sensor de movimento decta e liga a luz e ao fim de x tempo desligar a luz
2 - Caso eu ligue a luz no interruptor a luz não se desligue até eu desligar a luz novamente no interruptor
3 - Ao entrar na casa de banho para tomar banho o sensor de temperatura verifique que existe maiores niveis de humidade ou temperatura e mantenha a luz ligada até eu sair do banho.

Eu tenho um sensor de movimento da xiaomi, interruptor de dois butões da xiaomi e um sensor de temperatura da xiaomi.
O meu sistema é hassio em um raspberry com pen zigbee

Bem vindo ao fórum da CPHA @Rodolfo_Monteiro e não esqueças de ler os nossos Termos do Serviço/Regras e a FAQ.

Se precisares de dicas tens muitas aqui no fórum e se quiseres conversar sobre algum tema para tirar duvidas tens sempre o nosso servidor de Discord! Mas para questões especificas , primeiro usa a LUPA para pesquisares se o tema já se encontra no fórum se não, opta por abrir um novo tópico aqui no fórum pois as respostas às tuas duvidas poderão posteriormente ajudar outros utilizadores.

Se pesquisares aqui no fórum vais encontrar várias automações com funções parecidas com as que queres que são facilmente adaptáveis.

estou farto de tentar encontrar e nada podes pff colocar o link pff é que estou deseperado :slight_smile:

@Rodolfo_Monteiro o que já tentaste fazer ? Podes nos mostrar?

Boas pessoal finalmente depois de muita pesquisa encontrei a solução penso que seja bom partilhar visto pode ajudar outras pessoas no futuro.

Explicação:

Quando o sensor detecta movimento e não foi carregado no interruptor da luz, a luz desliga-se ao fim de algum tempo.
Caso se verifique que foi ligado pelo interruptor a luz nunca será desligada só após carregar novamente no interrupto.

- id: '1581077298550'
  alias: Ligar Luz da Casa de Banho
  description: Movimento
  trigger:
  - entity_id: binary_sensor.0x00158d0001643525_occupancy
    platform: state
    to: 'on'
  condition:
  - condition: state
    entity_id: switch.0x00158d0002a34ec8_switch_left
    state: 'off'
  action:
  - entity_id: switch.0x00158d0002a34ec8_switch_left
    service: switch.turn_on
  - entity_id: input_boolean.luz_wc
    service: input_boolean.turn_on
- id: '1581078373704'
  alias: Desligar Luz Casa de banho
  description: Movimento
  trigger:
  - entity_id: binary_sensor.0x00158d0001643525_occupancy
    platform: state
    to: 'off'
  condition:
  - condition: state
    entity_id: input_boolean.luz_wc
    state: 'on'
  action:
  - entity_id: switch.0x00158d0002a34ec8_switch_left
    service: switch.turn_off
  - entity_id: input_boolean.luz_wc
    service: input_boolean.turn_off
- id: '1581078658750'
  alias: Desligar Luzes da Casa de Banho
  description: Switch
  trigger:
  - entity_id: switch.0x00158d0002a34ec8_switch_left
    platform: state
    to: 'off'
  condition: []
  action:
  - entity_id: input_boolean.luz_wc
    service: homeassistant.turn_off
1 Curtiu

Agora com esta configuração gostaria que a luz com o sensor de movimento se por exemplo estivesse a tomar banho detectando que a temperatura está mais alta e a humidade poder manter a luz ligada durante por exemplo 10 min em vez de nada.

Alguma sugestão?

Bom trabalho, e a comunidade agradeçe a partilha.
Relativamente à tua dúvida poderás lêr isto que concerteza conseguirás alcançar o teu objectivo, indo por tentativa e erro chegarás ao que pretendes.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade