Local instalação PI5

Olá a todos,

Sou novo nestas andanças.
Vou comprar um raspberry pi4 para correr o home Assistant.

A minha dúvida é em que divisão da casa têm o vosso ?
Posso colocá-lo num bastiador junto ao quadro eléctrico?

Outra dúvida é como é que o configuro?
Tenho que ligar rato, teclado e monitor ?

Boas!

Antes de mais, bem vindo!

Podes colocar o raspberry onde quiseres, desde que o ligues com cabo de rede à tua rede.
A sua localização pode vir a ser importante mais tarde se quiseres montar uma rede de Zigbee, Z-Wave ou Thread (vais descobrindo estas coisas no futuro!), mas diria para não te importares muito com isso… primeiro experimentas e na pior das hipóteses mudas de sítio.

A configuração inicial, salvo erro, será feita por uma página HTTP (aquela que depois vais usar para ter acesso às configurações e dashboards)… por isso nada de teclados e ratos.
É arrancares com ele, apanhar-lhe o IP e numa outra máquina ires a http://:8123

Boa sorte nesta nova aventura!

Eu tenho um Pi4 e desde a primeira instalação, que fiz na sala ligado à televisão e com o teclado, nunca mais lhe liguei dessa forma.
Tenho-o na garagem, num armário.

O maior cuidado a ter é com a ventilação. Se for um armário fechado, vai aquecer. Raspeberry PI 4 aquece bem, mais o alimentador (se ficar la dentro), mais SSD, … é muita fonte de calor. Eu tive de abrir janelas de ventilação no armário, mas ainda continua passivo. Só no rPi tive de colocar um pequeno cooler com ventoinha.

Mas, passando para offtopic, queres mesmo comprar um rPi ? Eu tenho um Pi4, com 2GB de RAM, mas logo de ínicio queimei dois MicroSDs, não comprei a fonte de alimentação original, mas já se me queimaram dois carregadores de 2,5A de telemóvel que cá tinha. Tive que comprar um SSD e o adaptador SATA/USB, mais um cooler e ventoinha, …
Resultado, já lá vão uns euros e há dois meses que não consigo fazer update direto aos dispositivos ESPhome, porque ao compilar o CPU vai para 100% e bloqueia tudo durante umas horas!

Enquanto tive poucos dispositivos, foi perfeito, mas agora já não chega. Até te vendia o meu setup a bom preço, no entanto, recomendo mais um MiniPC usado, com um processador i3 ou i5. Até um já velhinho i5 5200u é superior ao rpi. Vê o que aparece no mercado de usados e compara processadores no CPUmonkey ou outro semelhante.
Caso possas, espera mais uns meses. Com o fim do suporte ao Windows 10, vão aparecer muitos PCs no mercado de usados e iram certamente desvalorizar. Só eu na empresa onde trabalho vou mudar cerca de 85…

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade