Ligar remotamente caldeira pellets

Bom dia, troquei que casa á uns tempos, onde existe uma caldeira pellets (thermasis cortina s), sem termstato externo só é possível ligar manualmente conforme imagem:

Liga-se com o long press no botão P2

Recentemente senti necessidade de programar horários, li alguns tópicos aqui no fórum e comprei o shelly 1, conectei no local onde diz room therm, mas não faz a função que pretendia que era dar sinal para iniciar a caldeira, a única coisa que faz é abrir e fechar o circuito… ou seja ligar o shelly é como se fizesse o shunt, desligando tiro o shunt.

Alguém pode ajudar este pobre leigo, que se quer iniciar nestas andanças.

Bom dia.

Primeiro que tudo, tenta ver o fabricante da placa. Há enumeras marcas de caldeiras e salamandras que usam eletrónica de outros fabricantes e até pode já haver algo desenvolvido para essa placa.

Nas eletrónicas antigas da Ecoforest, também só havia o contacto seco semelhante ao “Toom Therm” que tens, mas nas opções da caldeira dava para escolher o que fazia esse contacto, se ligava e desligava a caldeira ou se passava para a potência mínima.

Depois tens a porta RS232 que pode ter algum protocolo já conhecido e possível de se usar.

Eu acabei por desenvolver uma placa, que simula o clique nos botões do display original da caldeira, “metendo-me no meio” da ficha que liga o display à board. Poderia ser uma abordagem possível, mas sem bons conhecimentos de eletrónica, deverá ser difícil “descodificar” o pinout desse display…
Tenho toda a info do que fiz, aqui:

1 Curtiu

pelo que se vê no esquema tens de usar o IN5 que pertence ao termóstato exterior para ligar e desligar o aquecimento, mas isto para funcionar tem de ter a caldeira ligada em stand-by (quase de certeza, mas como não tenho esta caldeira não sei dizer). tens o shelly 1 normal ou PM? porque isso só dá com um shelly com relê de contacto seco. já tiveste a caldeira a trabalhar antes de mexer?
antes de mexer no IN5 ele tinha algum fio ligado? Se não tinha é possível que tenhas de habilitar esse controlo externo. Terás de procurar no manual.

Pelo que estive a pesquisar a board é uma MB100, mas não consigo encontrar para que marcas fabricou a placa. O teu projeto é muito interessante mas demasiado complexo para mim :sweat_smile:

Boas, antes de mais obrigado por tentar ajudar, o shelly que estou a tentar usar é um shelly 1
E a caldeira não esteve a funcionar, esta em off. Antes tinha lá um shunt.

se tinha o shunt significa que não deve ser preciso alterar nada de parâmetros. o IN5 é o input correcto a usar para controlar o ligar e desligar da caldeira (iniciar o aquecimento e as bombas recirculadoras). ela tem de estar sempre em stand-by (ligado mas não a funcionar).

quando dizes que a caldeira não esteve a funcionar, estás a dizer que nunca a ligaste desde que compraste a casa? ou já ligaste a caldeira antes de aplicar o shelly 1 e a caldeira estava a funcionar sem a alteração mas agora deixou de funcionar?

A caldeira funciona com o shunt, agora com o shelly ligado e a máquina em standby, quando clico “ON” na APP do shelly faz o mesmo que ter lá o shunt só arranca manualmente, clicando no botão start da maquina.

depois de pressionares o botão start da maquina se desligares o shelly na app de ON para OFF a caldeira para?
e se depois voltares a ligar o shelly de OFF para ON a caldeira arranca?

estou a achar estranho o teu problema.

1 Curtiu

Boas, problema resolvido! não tinha experimentado ligar manualmente, e depois sim utilizar o shelly.
Muito obrigado, já tinha desistido e era tão simples a solução :sweat_smile:
Já agora aproveito para colocar outra questão, se fizer um horário semanal para o shelly e ele ficar sem ligação ao WiFi, ele cumpre os horários?

ainda bem que já está a funcionar! estava a ficar preocupado pois não te ia conseguir ajudar muito mais.

em principio sim, o shelly fica em memória com o horário que aplicares, mesmo que fique sem wifi ou desligue em caso de falta de energia. No entanto aconselho sempre a usar o shelly com o home assistant e fazer essa gestão no home assistant já que tens um controlo maior e vai te permitir fazer automações mais complexas que de outra forma não vais conseguir no shelly.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade